Mato Grosso
Polícia Civil prende líder de grupo criminoso responsável por furtos em Alto Araguaia
Mato Grosso
A Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio da Polícia Civil de Goiás, deflagrou, nesta segunda-feira (23.2), a Operação Escalada, para cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem, de 36 anos, investigado como um dos autores de diversos crimes patrimoniais registrados em Alto Araguaia (MT).
O mandado foi cumprido no município de Mineiros (GO). A ação é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Alto Araguaia, que identificou a atuação de um grupo criminoso especializado em furtos qualificados.
O modus operandi da quadrilha consistia na escalada de muros, arrombamento de portas e janelas e subtração de bens, principalmente durante o período diurno, quando as vítimas estavam ausentes.
Entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, ao menos 10 furtos em Alto Araguaia foram atribuídos ao grupo, nos bairros de Demelas, Aeroporto, Castro e Professora Maria das Graças, além de uma empresa nas proximidades do Parque de Exposição. Foram subtraídos itens como televisores, notebooks, botijões de gás, micro-ondas, ferro de passar roupa, ferramentas e outros equipamentos.
As investigações avançaram depois que, em 7 de janeiro, durante abordagem a um veículo suspeito, o motorista fugiu, deixando para trás a parceira, também envolvida no caso No interior do veículo foram localizados objetos recém-subtraídos, e a suspeita foi presa em flagrante, indicando a participação do investigado e de um terceiro envolvido na sequência de furtos.
Com base nos elementos reunidos, incluindo oitivas, reconhecimentos e análise de imagens, o delegado representou pelas medidas cautelares, resultando na expedição do mandado de prisão preventiva contra o suspeito preso nesta segunda-feira (23), apontado como o líder do grupo criminoso.
A prisão foi realizada por equipe da Delegacia de Alto Araguaia, com apoio da Polícia Civil de Goiás, reforçando a cooperação interestadual no enfrentamento à criminalidade.
As investigações seguem em andamento para completo esclarecimento dos fatos, identificação de eventuais receptadores e consolidação do conjunto probatório para o indiciamento dos envolvidos.
O terceiro integrante do grupo já foi identificado e deverá ser responsabilizado, com adoção das medidas legais cabíveis, inclusive eventual representação por prisão preventiva.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário
“A OAB-MT é uma das pioneiras no enfrentamento ao Golpe do Falso Advogado, desde 2021, quando surgiram os primeiros casos. Fazemos permanentes campanhas, divulgamos nos sites, nas redes sociais, demos inúmeras entrevistas. Nossa atuação pautou uma reportagem do 10 minutos, no Fantástico. Buscamos a Polícia Civil e Militar, Poderes, instituições, temos sido incansáveis e a Ordem dos Advogados de Mato Grosso está ao lado de instituições e Poderes quando propõem iniciativas que levem adiante esse necessário combate”.
Assim a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, se manifestou na manhã desta sexta-feira (28), no lançamento da campanha Não Caia no Golpe do Falso Juiz, Falso Advogado, Falso Defensor Público e Falso Promotor de Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
De acordo com a presidente Gisela, é fundamental unir forças para combater este mal que tanto tem atingido a advocacia e o cidadão e se mostrado de difícil desarticulação. “Eles estão preparados, atuam de dentro de escritórios com alta tecnologia e nós temos sido reféns”.
No evento, Gisela indicou ao Ministério Público ações que responsabilizem as instituições telefônicas e bancárias. Também afirmou que este é um problema de Segurança Pública, e que o Estado precisa se conscientizar de que tem um problema, que a cada dia cresce mais, a ser resolvido.
Esta campanha lançada agora pelo Judiciário é coordenada pela presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Fotos: Tatiane Nunes
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso17 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá17 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso17 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá17 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar












