Mato Grosso

Programa Travessias da Seduc fortalece a transição do 9º ano ao Ensino Médio

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promoveu o primeiro encontro presencial da formação “Travessias: escolhas para o Ensino Médio e para a vida”, reunindo a equipe técnica da pasta para capacitação e fortalecimento das estratégias de apoio à transição dos alunos do 9º ano para o Ensino Médio.

A jornada é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo apoiar a transição para o Ensino Médio de forma mais consciente, orientada e conectada aos projetos de vida dos jovens.

A proposta parte do entendimento de que o encerramento do Ensino Fundamental representa um momento decisivo da trajetória escolar, marcado por dúvidas, expectativas e escolhas importantes. Nesse contexto, o Travessias busca transformar essa passagem em uma travessia formativa intencional, na qual a escola atua como mediadora da ampliação de horizontes e do fortalecimento do vínculo dos estudantes com a continuidade dos estudos.

Do ponto de vista pedagógico, a jornada se materializa como uma unidade curricular, desenvolvida em sala de aula, que reúne situações de aprendizagem e um jogo narrativo. A proposta articula o Projeto de Vida, o mundo do trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para que os estudantes compreendam o Ensino Médio como parte integrada de suas trajetórias escolares e pessoais.

Para garantir a implementação qualificada da jornada nas escolas da rede estadual, a Seduc promove percurso formativo voltado à equipe técnica que atua no apoio às unidades que ofertam o 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é aprofundar a compreensão sobre os fundamentos pedagógicos do Travessias, seu material didático e as estratégias de mobilização, acompanhamento e apoio às regionais e às escolas.

O encontro presencial, do último dia 13.2, marcou o início oficial da formação e contou com a participação de equipes técnicas das áreas de Ensino Médio, Tempo Integral, Educação Integrada e Inovação e Ensino Fundamental. A atividade contou com a parceria com a Fundação Itaú e do Instituto iungo, responsáveis pela condução formativa e pelo desenvolvimento pedagógico da jornada.

Formação

A formação na modalidade híbrida, com encontros presenciais voltados ao alinhamento conceitual e estratégico e diálogos formativos on-line síncronos, acontecem na plataforma da Fundação Itaú. Além da equipe técnica da Seduc, o Travessias prevê ações formativas destinadas a professores do 9º ano, coordenadores pedagógicos e equipes das coordenadorias regionais, garantindo uma implementação articulada em toda a rede.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com trajetórias escolares mais significativas. “O Travessias reconhece que a transição para o Ensino Médio é um momento sensível e decisivo. Ao investir na formação das nossas equipes e dos professores, estamos fortalecendo a escola para apoiar os estudantes em escolhas mais conscientes, conectadas aos seus projetos de vida e às oportunidades de formação que o Ensino Médio oferece”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Sérgio Ricardo acompanha obras e cobra avanços na mobilidade de Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

em

 

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, realizou uma agenda de fiscalização das obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. A iniciativa busca acompanhar de perto a execução dos projetos e verificar o andamento dos investimentos públicos.

Durante a vistoria, Sérgio Ricardo destacou a importância de garantir que as obras avancem dentro do planejamento e resultem em melhorias concretas para a população. A mobilidade urbana é uma das principais demandas das duas cidades, que concentram grande parte do fluxo de veículos e trabalhadores da região metropolitana.

O conselheiro ressaltou ainda que o acompanhamento dos órgãos de controle contribui para aumentar a transparência e assegurar que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente.

As intervenções também fazem parte de um processo de transformação do sistema de transporte coletivo da Grande Cuiabá. O objetivo é oferecer alternativas mais modernas, melhorar a circulação e reduzir os impactos dos congestionamentos que afetam diariamente milhares de moradores.

Para Sérgio Ricardo, a conclusão e o bom funcionamento das obras representam um avanço importante para Cuiabá e Várzea Grande, especialmente diante do crescimento urbano e do aumento da demanda por transporte público.

A fiscalização do TCE-MT deverá continuar acompanhando a execução dos projetos, os prazos e a aplicação dos recursos destinados às obras de mobilidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA