Mato Grosso
Seduc lança Especialista Padis e amplia acesso a informações do projeto em parceria com o Banco Mundial
Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) deu mais um passo na modernização da gestão pública com o lançamento do Especialista Padis, um assistente digital inteligente criado para facilitar o acesso da sociedade às informações oficiais do Projeto Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável (Padis/MT), iniciativa desenvolvida em parceria com o Banco Mundial (Bird).
A ferramenta atua como um consultor técnico disponível 24 horas, oferecendo respostas diretas e objetivas a partir da base documental do programa. Diferente de buscadores comuns, o Especialista Padis foi treinado exclusivamente com documentos do próprio projeto, como o Manual Operativo e os Planos de Gestão de Riscos Sociais e Ambientais, garantindo que o cidadão receba informações oficiais, sem interpretações ou dados externos.
O acesso é feito diretamente pelo site oficial do projeto, com linguagem simplificada para apoiar a compreensão de relatórios e materiais técnicos.
“O Especialista Padis é mais do que uma inovação. É um instrumento de democratização da informação, que aproxima a comunidade do que está sendo feito para fortalecer a educação pública”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Um dos destaques do Especialista Padis é a sua origem. O assistente foi idealizado e desenvolvido internamente pelo Assessor de Tecnologia da Unidade de Coordenação do Programa (UCP), Benedito Ribeiro da Silva Neto, sem gerar custos adicionais. “Essa ferramenta é um compromisso com a transparência ativa”, destacou o assessor.
Com mais de 500 consultas já registradas, a novidade tem se consolidado como um canal direto de diálogo com a comunidade, permitindo o esclarecimento de dúvidas sobre temas como metas de aprendizagem para os próximos anos, formações para professores, além de outros pontos do programa.
“Ao adotar o modelo GPT-5 para fins institucionais, a Seduc reforça sua agenda de inovação: o Especialista Padis não emite opiniões e se limita a traduzir a documentação oficial em linguagem acessível, fortalecendo a governança, a ética e a responsabilidade pública”, completou Alan Porto.
Sobre o Padis-MT
O Projeto Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável (Padis-MT) é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, executada pela Seduc com apoio do Banco Mundial, voltada a fortalecer práticas pedagógicas, qualificar a formação continuada de professores e aprimorar a gestão educacional, promovendo uma educação pública mais eficiente, inclusiva e sustentável.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
Gisela Cardoso, Vitória Junqueira e lideranças femininas da advocacia encorajam mulheres ao protagonismo
Abrir a porta sem timidez, entrar sem esperar convite, ocupar espaços decisivos com a convicção de que dará conta dos desafios, acreditar em si e estar onde quiser. São mensagens que marcaram uma noite muito especial da programação Março Mulher 2026 da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – Lideranças que Transformam.
O evento foi a palestra da advogada Vitória Junqueira Cândia, que abraçou a causa da mulher e é referência nacional das mulheres advogadas. Ela falou sobre Carreira, Posicionamento e Imagem na Advocacia, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá, nesta quinta-feira (12).
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, abriu o encontro, inspirando as mulheres advogadas ao protagonismo.
“Sim, estamos prontas e podemos estar em qualquer lugar. Estamos sim cada vez mais demonstrando o quanto somos capazes e o quanto estamos transformando a sociedade com a nossa liderança, e é inclusive este o mote da nossa campanha neste Março Mulher 2026”, destacou Gisela.
A presidente da OAB-MT lembra que, há alguns anos, dispositivos de honra, bem como o sistema OAB, eram ocupados maioritariamente por homens. “Mas veio o Plano de Valorização da Mulher, em 2015, as cotas de 30% e por fim a paridade de gênero e tenho a honra de, enquanto presidente da Seccional de Mato Grosso, já ter realizado a formação de duas listas sêxtuplas do quinto constitucional com três nomes masculinos e três femininos”, ressaltou.
Em sua fala, a palestrante contou um pouco da sua trajetória na advocacia e de como deu a volta por cima na carreira, da subalternidade ao protagonismo.
“Falta a gente ter coragem de sair dos bastidores, não aceitar essa imposição. Muitas vezes a porta está entreaberta e a gente deve entrar, como os homens. Até chutar a porta porque todos eles fazem isso com entusiasmo, por menos capacitados que sejam”.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, Querem Hapuque, lembrou que a luta para mudar a realidade é o ano todo, mas que devemos aproveitar Março para reflexões importantes. “Fizemos tudo com muito carinho, na Seccional e nas Subseções. Quem tiver a oportunidade participe”, convidou.

—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste fortalece acesso à ciência e inovação com o MT Ciências durante a Farm Show 2026
-
Mato Grosso6 dias atrásEvento pelo Dia da Mulher reúne mais de 400 participantes em Trivelato com palestras, show e jantar especial
-
Mato Grosso6 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional e amplia articulações para novas parcerias no agronegócio
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeito Sérgio Machnic ressalta trabalho e união das equipes de saúde após município conquistar Selo Ouro do Imuniza Mais MT
-
Mato Grosso4 dias atrásAssembleia Legislativa de Mato Grosso amplia presença feminina em cargos de liderança
-
Mato Grosso6 dias atrásMax Russi diz que Podemos quer espaço na majoritária e decisões serão coletivas em MT
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional para fortalecimento de parcerias no agronegócio
-
Opinião6 dias atrásA CLAUSULA DE PACTO ANTENUPCIAL






