Mato Grosso
Stock Car terá 25 mil ingressos gratuitos, anuncia governador
Mato Grosso
O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (15.10), que o Governo do Estado vai distribuir 25 mil ingressos gratuitos para o público acompanhar a etapa inédita da Stock Car em Cuiabá, que será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, no Autódromo Internacional de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso.
“Vamos distribuir entre 20 e 25 mil ingressos gratuitos para a população. Todas as arquibancadas são de propriedade do Estado e serão disponibilizadas sem nenhum custo, tanto para os treinos quanto para as provas. Teremos um sistema de cadastramento para garantir que os ingressos cheguem às pessoas que queiram assistir”, afirmou o governador.
A etapa da BRB Stock Car Pro Series será a primeira corrida noturna da categoria com iluminação de padrão internacional no Brasil, marcando a inauguração oficial da pista do autódromo, construído dentro dos parâmetros da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Além do acesso gratuito às arquibancadas, Mauro Mendes também garantiu transporte de graça para as pessoas que não tiverem condições de ir ao autódromo com veículo próprio.
“Já alinhamos isso com o prefeito Abílio e teremos ônibus que vão sair do centro de Cuiabá até o parque, pensando naquelas pessoas com menos condições”, explicou.
Além da Stock Car, o evento ainda contará com provas da TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional, atraindo equipes e visitantes de diversas regiões do país.
“Nós teremos um autódromo com padrão internacional. A iluminação permitirá provas noturnas, o que coloca Mato Grosso na rota dos grandes eventos do automobilismo nacional e internacional”, destacou Mendes.
Mauro destacou a importância de mais esse evento no parque para a atração de turistas, geração de empregos e para a imagem de Mato Grosso em todo o Brasil e exterior.
“Somente nas equipes envolvidas são cerca de mil profissionais. Isso movimenta hotéis, bares, restaurantes, transportes e gera uma grande atividade econômica. Estamos consolidando Mato Grosso como um destino de eventos. Isso ativa a economia, atrai novos investimentos e projeta o nosso estado para o Brasil inteiro”, pontuou.
O Parque Novo Mato Grosso será o maior centro multieventos da América Latina e já tem outros grandes eventos confirmados ainda esse ano, como o Natal, o Réveillon e o Campeonato Brasileiro de Skate.
Também participaram do anúncio o CEO da VICAR, responsável pela Stock Car e demais modalidades, Lincoln Oliveira; o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra; o deputado estadual Valmir Moretto; o prefeito de Diamantino, Chico Mendes; os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação); e o presidente da MT Par, Wener Santos.
A nova pista
Localizado no Parque Novo Mato Grosso, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história. Até o momento, o Autódromo Victor Borrat Fabini, na cidade uruguaia de El Pinar, havia sido o último local inédito a ser visitado pela categoria, em 2024.
O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e Federação Internacional de Motociclismo (FIA), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo (CBA e CBM). Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750.
Cuiabá
Governador declara facções criminosas como organizações terroristas
O governador Otaviano Pivetta enviou, nesta quinta-feira (22.10), projeto de lei à Assembleia Legislativa para declarar facções criminosas, que atuam em Mato Grosso, como organizações terroristas.
Conforme a proposta, as forças de segurança de Mato Grosso poderão estabelecer protocolos específicos para o combate às facções que atuam no Estado.
“Queremos que nossas forças de segurança tenham todos os mecanismos necessários para combater esses criminosos, que na verdade são terroristas. Em Mato Grosso, vamos combater duramente os crimes, com tolerância zero, e não vamos descansar enquanto nossos cidadãos de bem não estiverem seguros, porque nosso trabalho é para dar segurança à nossa população”, afirmou Pivetta.
Inicialmente, a proposta estabelece duas facções como terroristas, mas também estabelece que outras podem ser incluídas no contexto.
O documento reconhece que a atuação das facções não se limita ao território estadual e, por isso, reforça a necessidade de coordenação das forças de segurança em cooperação com agentes nacionais, internacionais e de outros Estados.
O projeto de lei passará por votação pelos deputados estaduais.
-
Opinião6 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia4 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Várzea Grande6 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Mato Grosso2 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Mato Grosso1 dia atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Opinião2 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso3 dias atrásArtistas da Baixada Cuiabana declaram apoio a Flávio Bolsonaro em encontro com Zé Medeiros e Odílio
-
Cuiabá6 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027












