Mato Grosso
Vira Saúde incomoda, e audiência expõe contradições de Eraldo Fortes em Primavera do Leste
Mato Grosso
POLÍTICA
Enquanto a Secretaria de Saúde apresenta resultados e responde aos questionamentos, vereador insiste em atacar programa que leva atendimento diretamente à população
A audiência realizada na Câmara Municipal de Primavera do Leste deixou uma coisa bastante clara: o problema de Eraldo Fortes parece não ser exatamente com a Saúde, mas com quem está conseguindo fazer a Saúde acontecer.
Durante a audiência, os questionamentos apresentados pelo vereador à secretária Laura Leandra foram respondidos. Dados, informações e resultados foram colocados à mesa. Mas, mesmo diante das explicações, Eraldo continuou direcionando críticas ao Vira Saúde — chegando ao ponto de demonstrar incômodo até mesmo com o nome do programa.
E aí fica difícil não fazer uma pergunta: o que realmente incomoda o vereador no Vira Saúde?
Se o programa leva atendimento à população, amplia o acesso a consultas e exames e apresenta resultados concretos, por que tanta resistência?
O discurso de que o Vira Saúde seria apenas uma “provocação midiática” também chama atenção. Afinal, quando existem pessoas sendo atendidas, exames sendo realizados e ações acontecendo nos bairros, reduzir tudo isso a uma estratégia de mídia parece ignorar justamente quem deveria estar no centro da discussão: a população.
E existe ainda outra contradição.
O vereador que costuma se apresentar como um grande defensor da Saúde não é presença constante nos mutirões e ações promovidas pela Secretaria. Não aparece na ponta acompanhando os atendimentos, mas aparece para questionar os resultados.
E enquanto a gestão do prefeito Sérgio Machnic amplia as ações da pasta e passa a ser reconhecida pelo trabalho realizado, Eraldo parece cada vez mais preocupado em desqualificar aquilo que está sendo construído.
Talvez seja justamente aí que esteja o verdadeiro incômodo.
Porque, se a população começar a reconhecer que a Saúde pode funcionar, que os atendimentos podem chegar mais perto de quem precisa e que resultados podem ser apresentados, sobra pouco espaço para quem passou anos ocupando o discurso de “defensor da Saúde” sem necessariamente entregar o mesmo resultado.
E fica a pergunta que a audiência deixou no ar: Eraldo Fortes está preocupado com quem está esperando atendimento na fila ou preocupado com quem será lembrado por melhorar a Saúde de Primavera do Leste?
Porque, no fim das contas, se o Vira Saúde está levando atendimento para quem precisa, talvez o problema não esteja no programa.
Talvez o problema seja simplesmente quem está fazendo o programa dar certo.
Mato Grosso
Presidentes de entidades visitam a 52ª Exposul e exaltam a organização do evento
*PRESTIGIADA*
Trabalho da diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis é destacado pela evolução da edição deste ano
A noite de sexta-feira (08/08), além da presença maciça do público no parque para acompanhar mais dois shows nacionais com portões abertos, contou também com a visita de representantes de entidades ligadas ao agronegócio e figuras políticas da região, que prestigiaram a mais completa feira agropecuária de Mato Grosso.
Para o anfitrião da Exposul, o presidente do Sindicato Rural, Beto Torremocha, o evento é uma marca de Rondonópolis e do estado, e receber a população e as autoridades é motivo de grande felicidade. “É uma honra o presidente da Famato, Vilmondes, nos presentear hoje com a sua visita, nosso chefe maior da federação. E também o amigo Celso, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá. Isso é um prestígio que a Exposul tem, trazendo lideranças, políticos e empresários. É isso que importa; fomenta também essa parte institucional da feira”, explicou.
Um dos parceiros institucionais do evento é a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O presidente da entidade, Vilmondes Sebastião Tomain, destacou essa união de esforços entre o sindicato e a federação para retribuir ao produtor rural o seu associativismo por meio de serviços e ações durante a Exposul. “Esse é um compromisso que temos, através do sistema, de proporcionar a todos do estado. O Senar MT é um braço nosso que a gente tem para entregar serviço e devolver para quem é de direito. Sempre falo isso: para ajudar as pessoas, para capacitar, formar mão de obra e também transformar em produtos que realmente possam transformar vidas; que estão ali para vender os produtos que estão produzindo dentro do nosso ensinamento da assistência técnica, que é o ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do campo. Nós estamos apenas criando o mecanismo de vir para cá e colocar à disposição de todos”, destacou.
A presença do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, também reforça a união entre os sindicatos rurais, que, segundo ele, têm as mesmas dificuldades em organizar eventos de grande porte, como as feiras agropecuárias de portões abertos. “Primeiro tenho que agradecer: o Governo do Estado tem nos ajudado muito, a Assembleia Legislativa, o prefeito municipal, tanto aqui como lá, ajudando as feiras; isso é importantíssimo demais. Eu, por exemplo, este ano lá fiquei muito feliz, foi um negócio diferenciado. Com um público de mais de 200.000 pessoas nos 10 dias andando pelo parque. Isso mostra a diferença. E aqui eu estou sentindo essa diferença do ano passado para este ano. Então, quero parabenizar o Beto, a todos os diretores, Famato, Senar, todos os participantes aqui, a todos os produtores, a todos os patrocinadores, todas as equipes. É um evento maravilhoso e Rondonópolis é diferenciada”, finalizou.
A noite ficou mais completa com o show em dose dupla do cantor Murilo Huff e da dupla Zé Neto e Cristiano, que, assim como nas noites anteriores, lotaram o novo espaço de shows, com o público interagindo e cantando sucessos do início ao fim das apresentações.
Grade de shows: A linha de shows nacionais da 52ª Exposul contará com um espaço exclusivo para receber as atrações e terá entrada gratuita para a pista. Para fechar a festa, neste sábado (08/08), haverá o show do “Embaixador” Gusttavo Lima.
Para aqueles que preferirem mais conforto e comodidade, a organização disponibiliza ingressos para a área VIP e camarotes com valores a partir de R$ 80, pelo site Guichê Web e nos pontos físicos: Calçados Bandeirantes, West Country, loja TXC (Shopping), Padaria Vip e Sindicato Rural.
A 52ª Exposul é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o patrocínio institucional do Senar MT, Aprosoja MT, Famato, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Rondonópolis.
*SÁBADO – 08/08*
6h – Ordenha Oficial do 32º Torneio Leiteiro – Pavilhão Pedro Neves
8h – Palestras e Leilão Rosa – Centro de Eventos
13h20 Energias Renováveis no Agro/Luiz Costa Sonare Eng. Pavilhão de Palestras
14h10 Passo a passo para inovar na pecuária/ Geovane Reboças Pavilhão de Palestras
15h – Credito e Liquidez, gestão preventiva à recuperação judicial – Pavilhão de Palestras
14h – Feira do Reprodutor Nelore Bom Jesus – Tatersal / Currais Ari Torremocha
17h – Final do 32º Torneio Leiteiro – Pavilhão Pedro Neves
19h – Entrega da Premiação e Banho de Leite – Pavilhão Pedro Neves
19h – Vitrine SENAR – Cozinha Pantaneira – NAC – SENAR
20h – Rodeio – Arena João Poteiro
23h – Show Nacional – Gusttavo Lima – Palco de Shows
-
Mato Grosso3 dias atrásPodemos oficializa candidatura de Scheila Pedroso a deputada estadual por Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásMDB homologa candidatura da delegada Jannira Laranjeira à Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Mato Grosso3 dias atrásVereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como 2º suplente de Janaína Riva ao Senado
-
Rondonópolis3 dias atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia
-
Mato Grosso5 dias atrásMax Russi assume papel decisivo nas alianças; Elson Ramos desponta como cotado para vice
-
Cuiabá3 dias atrásZoonoses de Várzea Grande faz alerta para alta de casos positivos e pede atenção da população aos sinais da doença
-
Mato Grosso6 dias atrásAbílio diz que não dividirá palanque com o MDB após acordo entre PL e Janaína












