Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Presidente da Assembleia admite desgaste, mas cita necessidade de mudanças em Previdência
O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) voltou a cobrar do governador Mauro Mendes (DEM) a apresentação de um projeto para a reforma da previdência do Estado.
O assunto é tratado com certa cautela pelo Executivo, mas é motivo de preocupação, já que a Previdência de Mato Grosso registra um déficit de cerca de R$ 1,3 bilhão por ano.
“O que mais tenho cobrado do Governo é a questão da Previdência, que está com um déficit exponencial e vem crescendo e muito. Dentro de dois anos vai estar em torno de R$ 2 bilhões”, disse
“Precisaríamos criar um novo Fethab só para cobrir o déficit. É preciso discutirmos isso agora com responsabilidade”, emendou Botelho, em alusão ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação, recém formulado pelo Executivo.
O presidente admitiu que a discussão em torno do assunto deve gerar bastante polêmica dentro da Assembleia Legislativa e será, inclusive, um fator de desgaste aos parlamentares.
De todo modo, segundo ele, não há como fugir do debate, sob pena de colocar em xeque o próprio pagamento da aposentadoria do funcionalismo público.
“Acho que é um assunto desgastante, mas importante para a economia do Estado. Para a garantia dos futuros servidores que estão entrando no serviço público. Garantia, inclusive, do pagamento da previdência. Então, é importante essa discussão e temos que fazê-la urgente. Todos os Estados estão fazendo, temos também que fazer essa discussão também”, afirmou.
O presidente lembrou, por fim, que o governador já afirmou que está realizando um estudo sobre o tema.
“Estou cobrando celeridade, porque o ano já está quase acabando e o ideal seria discutir isso nesse primeiro ano do Governo Mauro”, completou.