Polícia

Cooperação internacional leva a apreensão de 130 toneladas de madeira com cocaína liquida

Publicado em

Polícia

Edilson Almeida/RDM Brasil – Uma operação, batizada de Timber Shield, deflagrada em cooperação internacional entre Brasil, Estados Unidos e Bolívia, levou à retenção de quatro caminhões carregados com madeira em Cáceres, na fronteira de Mato Grosso. A carga, estimada em cerca de 130 toneladas, apresenta indícios de ocultação de cocaína, segundo informações da Receita Federal.

A ação também ocorreu em Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde outros quatro caminhões, com aproximadamente 130 toneladas de madeira, foram retidos. Ao todo, a operação mantém sob fiscalização cerca de 260 toneladas de madeira suspeitas de terem sido usadas para o transporte internacional de entorpecentes.

De acordo com a Receita Federal, perícias preliminares apontaram resultado positivo para cocaína. A suspeita é de que a droga esteja misturada à estrutura da madeira, em forma líquida, método já identificado em apreensão recente realizada pela Aduana do Chile, envolvendo carga originária da Bolívia.

As autoridades brasileiras estimam que, com base em ocorrências anteriores envolvendo o mesmo tipo de ocultação, entre 10% e 20% do peso da carga possa corresponder a substância ilícita. Caso essa hipótese seja confirmada pelas análises técnicas da Polícia Federal, o volume pode chegar a várias toneladas de cocaína, com estimativa entre 20 e 50 toneladas.

Em Mato Grosso, a apreensão em Cáceres contou com apoio operacional do Grupo Especial de Fronteira, além da atuação da Receita Federal, Polícia Federal, Exército Brasileiro e órgãos de perícia técnico-científica. A Polícia Federal assumirá a investigação criminal e a custódia da droga, após a confirmação técnica do material apreendido.

A operação é resultado de troca de informações de inteligência entre autoridades brasileiras, norte-americanas e bolivianas. Segundo dados compartilhados pelos Estados Unidos, as cargas retidas no Brasil e a apreensão realizada recentemente no Chile teriam relação entre si e origem no mesmo ponto de produção na Bolívia.

A Receita Federal informou ainda que as cargas permanecem em território brasileiro, sob controle das autoridades nacionais, sem possibilidade de retorno à Bolívia. Os procedimentos periciais continuam em andamento para confirmar a presença e a quantidade exata da droga.

A Operação Timber Shield é considerada uma das maiores ações de combate ao narcotráfico já realizadas nas fronteiras brasileiras e pode resultar na maior apreensão de cocaína já registrada no país. Em inglês, timber significa “madeira” e shield significa “escudo”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Criança de 11 anos é baleada durante assalto a farmácia em Cuiabá; dois são presos

Publicados

em

Conteúdo/ODOC – Dois homens, de 20 e 37 anos, foram presos após um assalto a uma farmácia terminar com uma criança de 11 anos baleada, na tarde de quinta-feira (1), no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Um terceiro suspeito de participar do crime ainda é procurado.

Segundo a Polícia Civil, dois criminosos armados invadiram o estabelecimento por volta das 17h. O grupo pretendia roubar canetas emagrecedoras, mas não conseguiu e acabou levando dinheiro da farmácia.

Durante a fuga, um dos assaltantes efetuou um disparo que atingiu a criança. A Polícia Civil não informou o estado de saúde da vítima.

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) assumiu o caso e, por meio de imagens de câmeras de segurança, identificou o veículo utilizado pelos criminosos.

As diligências levaram os investigadores até o bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, onde o carro foi localizado com um dos suspeitos.

Inicialmente, ele negou envolvimento no crime. Dentro do veículo, porém, os policiais encontraram R$ 660 e uma camisa que teria sido usada durante o assalto.

Diante das evidências, o homem confessou que havia atuado como motorista, dando apoio à fuga dos comparsas.

Na mesma região, os investigadores apreenderam um revólver calibre .32, duas munições intactas e uma deflagrada do mesmo calibre, além de uma munição calibre .40. O veículo utilizado no crime e um celular também foram apreendidos.

O segundo suspeito foi localizado no bairro Construmat, também em Várzea Grande, quando entrava em uma residência. Aos policiais, ele confirmou participação no assalto.

O homem apresentava ainda um ferimento em um dos dedos, que, segundo a investigação, teria sido provocado por um disparo durante a ação criminosa.

Os dois foram encaminhados à Derf e autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas e emprego de arma de fogo, além de tentativa de latrocínio em relação à criança baleada.

A Polícia Civil segue com as investigações para localizar o terceiro envolvido e esclarecer a participação de cada suspeito no crime.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA