Polícia

Homem é preso pela Polícia Civil ao tentar abrir conta em banco com documento falso

Publicado em

Polícia

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (14.1), um homem, de 39 anos, suspeito de uso de documento falso e falsificação de documento particular em uma agência bancária localizada em Canarana.

A equipe da Delegacia de Canarana foi ao banco após receber uma denúncia anônima de que um homem estava em uma agência bancária da cidade com documentos falsos e tentando abrir uma conta para obtenção de vantagens ilícitas.

No local, os policiais constataram que o suspeito apresentou uma carteira de identidade em nome de um homem com as iniciais R.C.A. No entanto, após consulta aos sistemas oficiais de identificação, foi verificado que a fotografia vinculada ao documento não correspondia à pessoa abordada, evidenciando a falsidade do documento.

Ainda durante a ação, os policiais apreenderam, em posse do suspeito, um comprovante de renda e solicitação de abertura de conta bancária em nome de empresa privada, documento considerado inverídico, destinado a induzir a instituição financeira a erro.

Diante dos fatos, ficou caracterizada a prática dos crimes previstos nos artigos 304 (uso de documento falso) e 298 (falsificação de documento particular) do Código Penal.

O suspeito foi levado para a delegacia, onde os policiais entraram em contato com as Polícias Militares de Goiás e de Minas Gerais e foi constatado que o mesmo suspeito teria tentado aplicar golpes semelhantes em outra agência bancária no dia anterior, 13 de janeiro de 2026, em Iporá (GO), demonstrando reiteração criminosa e continuidade delitiva.

O suspeito não portava qualquer documento com seu nome verdadeiro no momento da abordagem, o que inviabilizou sua identificação civil regular, sendo necessária a adoção do procedimento de identificação criminal, conforme previsão legal.

“O crime de uso de documento falso é de natureza formal, consumando-se no momento em que o documento é apresentado, ainda que por exigência da autoridade policial, entendimento já consolidado na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Não é imprescindível a realização imediata de exame pericial para comprovação da materialidade, podendo a falsidade ser demonstrada por outros meios de prova”, afirmou o delegado Diogo Jobane Neto, titular de Canarana.

Diante do fato, o suspeito foi preso em flagrante e os documentos falsos e o aparelho celular utilizado pelo suspeito foram apreendidos e encaminhados à Politec para exames periciais. O homem permanece à disposição da Justiça.

“A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que têm papel fundamental no combate a crimes de estelionato, falsificação e fraudes financeiras na região”, frisou o delegado titular de Canarana.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícia Civil deflagra segunda fase de operação contra núcleo de facção liderado por mulher

Publicados

em

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (14), em Cáceres, a Operação Coroa Quebrada II, para cumprir dois mandados de busca e apreensão com o objetivo de apurar os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Durante o cumprimento, um dos alvos acabou preso em flagrante.

As investigações da segunda fase da operação tiveram início a partir da prisão em flagrante de uma mulher, de 45 anos, apontada como integrante operacional de uma facção criminosa em Cáceres, ocorrida no dia 7 de abril, na deflagração da Operação Coroa Quebrada I, que apurou o crime de promover ou constituir organização criminosa.

As investigações apontaram que a suspeita atuava ativamente na comercialização de drogas na cidade e tinha ligação com uma facção criminosa presente em Cáceres, mantendo contato com faccionados conhecidos no meio policial.

Um deles, de 26 anos, é a pessoa responsável pelas cobranças relacionadas ao tráfico de drogas em Cáceres, função conhecida como “recolhe”.

As apurações apontaram, ainda, que quando o filho da suspeita estava preso no Centro de Detenção de Pontes e Lacerda, ele cooptava outros detentos para integrarem na facção criminosa e solicitava a entrega de drogas para revenda dentro da unidade penitenciária.

Diante da investigação, a Policia Civil delegada representou pelos mandados de busca e apreensão nas residências do suspeito responsável pelas cobranças e do filho da suspeita de 45 anos, que foram deferidos pela Justiça.

Na casa do suspeito de 26 anos foram localizados um rifle calibre 7.62 e 42 munições do mesmo calibre. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

As investigações continuam para identificar outros integrantes da facção criminosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA