Polícia
Operação revela esquema internacional e pode ser a maior apreensão de cocaína do Brasil
Polícia
Receita Federal informa que, no âmbito da Operação Timber Shield, conduzida em cooperação internacional com os Estados Unidos e da Bolívia, identificou indícios consistentes de utilização de cargas de madeira para o transporte internacional de cocaína oculta na estrutura do material.
A cooperação internacional entre Brasil, a Aduana Nacional da Bolívia, a Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (FELCN) e Estados Unidos foi determinante para identificação do esquema internacional.
Esquema internacional
A tentativa de ocultar substâncias ilícitas como a cocaína em cargas de madeira é uma prática criminosa monitorada por autoridades nacionais e internacionais. O uso de madeira para fins de contrabando envolve técnicas de camuflagem que buscam burlar a fiscalização alfandegária e policial em portos e fronteiras.
As autoridades de segurança identificam que essas tentativas de ocultação visam alterar a aparência física da substância para que ela se misture à carga lícita.
A partir de informações de inteligência compartilhadas, foram adotadas medidas imediatas de monitoramento e fiscalização na faixa de fronteira na sexta-feira (19/6), que resultou no domingo (21/6) na retenção de oito caminhões carregados com madeira, distribuídos da seguinte forma:
• Corumbá (MS): Quatro caminhões (aproximadamente 130 toneladas de madeira);
• Cáceres (MT): Quatro caminhões (aproximadamente 130 toneladas de madeira).
Ao todo, aproximadamente 260 toneladas de madeira permanecem sob fiscalização.
Em 6/6, a aduana do Chile fez apreensão de 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no esquema cocaína líquida misturada na madeira, detectado pela aduana brasileira na operação deste domingo (21).
Segundo informações compartilhadas pelos Estados Unidos, as apreensões realizadas recentemente no Chile e agora no Brasil estão relacionadas entre si, tendo origem no mesmo local de produção na Bolívia.
Estimativa de substância ilícita
As perícias preliminares apresentaram resultado positivo para cocaína.
Com base em ocorrências anteriores envolvendo o mesmo método de ocultação, estima-se que entre 10% e 20% do peso da carga possa corresponder a substâncias ilícitas. Caso a hipótese seja confirmada pelas análises técnicas em andamento pela perícia criminal da Polícia Federal, o volume potencial poderá atingir, aproximadamente, de 20 a 50 toneladas de cocaína.
A Polícia Federal foi acionada e por meio da perícia criminal federal está confirmando a existência da cocaína, que tende a ser a maior apreensão de cocaína já registrada no Brasil.
A Polícia Federal conduzirá a investigação criminal da carga apreendida e assume a custódia do material no âmbito criminal para a apuração definitiva da quantidade de droga encontrada.
Cooperação internacional
A operação ocorre em áreas sob regime de Área de Controle Integrado (ACI). As cargas permanecem integralmente em território brasileiro e sob controle das autoridades nacionais.
No âmbito da cooperação internacional, foi assegurado o acesso à Aduana Nacional da Bolívia para acompanhamento das verificações. Não há, contudo, qualquer possibilidade de retorno das cargas ao território boliviano.
Integração internacional no combate ao crime
A Operação Timber Shield evidencia o alto grau de sofisticação das organizações criminosas e reforça a importância da cooperação internacional, especialmente da integração entre Brasil, Estados Unidos e Bolívia para o enfrentamento dessas atividades ilícitas em larga escala.
Situação atual
As cargas permanecem sob fiscalização, com procedimentos técnicos e periciais em andamento, visando à confirmação da presença e da quantidade de substâncias entorpecentes.
Novas informações e atualizações serão divulgadas à medida que as apurações avançarem.
Ações operacionais
A operação envolve atuação integrada e coordenada de diversos órgãos:
• Receita Federal do Brasil: coordenação, inteligência e fiscalização aduaneira;
• Exército Brasileiro: segurança das cargas e das áreas de retenção;
• GEFRON (MT): apoio operacional em fronteira;
• Polícias Técnico-Científicas (MT e MS): realização de perícias e análises prévias;
• Polícia Federal: perícia técnica no tráfico internacional de drogas e condução da investigação criminal e custódia.
Todos os procedimentos seguem os protocolos de cadeia de custódia, garantindo a integridade das evidências.
Polícia
Criança de 11 anos é baleada durante assalto a farmácia em Cuiabá; dois são presos
Conteúdo/ODOC – Dois homens, de 20 e 37 anos, foram presos após um assalto a uma farmácia terminar com uma criança de 11 anos baleada, na tarde de quinta-feira (1), no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Um terceiro suspeito de participar do crime ainda é procurado.
Segundo a Polícia Civil, dois criminosos armados invadiram o estabelecimento por volta das 17h. O grupo pretendia roubar canetas emagrecedoras, mas não conseguiu e acabou levando dinheiro da farmácia.
Durante a fuga, um dos assaltantes efetuou um disparo que atingiu a criança. A Polícia Civil não informou o estado de saúde da vítima.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) assumiu o caso e, por meio de imagens de câmeras de segurança, identificou o veículo utilizado pelos criminosos.
As diligências levaram os investigadores até o bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, onde o carro foi localizado com um dos suspeitos.
Inicialmente, ele negou envolvimento no crime. Dentro do veículo, porém, os policiais encontraram R$ 660 e uma camisa que teria sido usada durante o assalto.
Diante das evidências, o homem confessou que havia atuado como motorista, dando apoio à fuga dos comparsas.
Na mesma região, os investigadores apreenderam um revólver calibre .32, duas munições intactas e uma deflagrada do mesmo calibre, além de uma munição calibre .40. O veículo utilizado no crime e um celular também foram apreendidos.
O segundo suspeito foi localizado no bairro Construmat, também em Várzea Grande, quando entrava em uma residência. Aos policiais, ele confirmou participação no assalto.
O homem apresentava ainda um ferimento em um dos dedos, que, segundo a investigação, teria sido provocado por um disparo durante a ação criminosa.
Os dois foram encaminhados à Derf e autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas e emprego de arma de fogo, além de tentativa de latrocínio em relação à criança baleada.
A Polícia Civil segue com as investigações para localizar o terceiro envolvido e esclarecer a participação de cada suspeito no crime.
-
Mato Grosso1 dia atrásBatalha judicial e suspeitas de cerceamento colocam em xeque a legitimidade da eleição do SISMA-MT
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João quer ampliar transplantes em MT e coloca doação de órgãos entre prioridades de novo mandato
-
Mato Grosso3 dias atrásJuarez Costa chama Léo Bortolin de “estadual do coração” e diz que ele transformou Primavera do Leste
-
Mato Grosso6 dias atrásZé Medeiros pede apuração de suposto conflito de interesse de Moraes, Gilmar e Dino no caso Banco Master
-
Mato Grosso6 dias atrásAbilio reafirma que Bolsonaro definiu Zé Medeiros como candidato ao Senado e aponta Mauro ou Galvan para segundo voto
-
Política4 dias atrásMedeiros cobra investigação do MP para suplente de Janaína Riva, suspeito de envolvimento com o PCC e investigado na CPMI do INSS
-
Política5 dias atrásLéo Bortolin reúne cerca de 1.500 pessoas em Primavera do Leste e reforça compromisso com a saúde de Mato Grosso
-
Mato Grosso4 dias atrásEXPANSÃO DA REDE PRÓPRIA: Unimed Cuiabá inaugura Centro Médico II e amplia atendimento especializado na Capital











