Polícia
Polícia Militar registra redução de criminalidade no primeiro trimestre em Cuiabá
Polícia
A Polícia Militar de Mato Grosso registrou redução de roubos e furtos no primeiro trimestre deste ano em Cuiabá. Durante as ações de patrulhamento tático e ostensivo, no âmbito do Programa Tolerância Zero, as equipes do 1º Comando Regional da Capital também apreenderam quantidade significativa de armas, recuperaram veículos roubados e prenderam 135 foragidos da Justiça.
Entre os dias 1º de janeiro a 15 de março de 2026, os policiais militares registraram 263 ocorrências de roubo, enquanto no mesmo período, do ano passado, foram contabilizados 318 ações criminosas, resultando na redução de 17%. Já com relação aos furtos, neste ano, os policiais atenderam 2.074 chamados e, em 2025, 2.340 ocorrências, equivalente a uma redução de 11% nos índices criminais.
O comandante do 1º CR, coronel Lima Junior, destacou que esses números se atribuem às importantes ações estratégicas, maior presença dos policiais nas ruas e uso intensivo de inteligência por parte das equipes nas ações de combate à criminalidade.
“O trabalho contínuo das equipes de policiamento tático e ostensivo têm sido fundamentais para desarticular, principalmente, facções criminosas. Os dados refletem o fortalecimento das ações de segurança pública na Capital, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes patrimoniais”, apontou o coronel Lima Júnior.
De acordo com o comandante do 1º CR, as equipes têm atuado de forma integrada, com abordagens, checagens e monitoramento constante em áreas com maior incidência criminal. As ações incluem, ainda, barreiras policiais, saturação de bairros e resposta rápida às ocorrências, fatores que contribuem para o aumento da sensação de segurança da população.
De acordo com dados apresentados pela unidade, o número de armas de fogo apreendidas aumentou 41%, saltando de 22 armas de fogo para 31 apreendidas no mesmo período, enquanto os veículos recuperados cresceram 14%, aumentando de 58 veículos para 66, contribuindo para a devolução de bens à população.
Os policiais militares efetuaram a prisão de 135 foragidos da Justiça neste ano e contabilizaram aumento de 78% de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), de 206 para 366. Em 2026, também foram realizadas 58 operações policiais em toda a Capital.
“Todas essas ações estão inseridas no âmbito da Operação Tolerância Zero, que tem potencializado a capacidade de resposta da Polícia Militar e ampliado a eficiência das ações em campo. Os resultados são fruto direto da intensificação das operações policiais, com foco em inteligência, saturação de áreas críticas e ações integradas. O cenário reforça uma tendência de queda nos índices criminais em Cuiabá, impulsionada pelo aumento da presença policial e pela eficiência operacional e investimentos do Governo do Estado”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco.
Fonte: PM MT – MT
Polícia
MC Mestrão preso por envolvimento com facção é solto neste sábado
Odanil Gonçalo Nogueira da Costa, conhecido como “MC Mestrão”, preso no dia 31 de março, suspeito de envolvimento com uma facção criminosa e apologia ao crime em canções, durante a Operação Ruptura CPX, em Cuiabá, ganhou a liberdade neste sábado (11).
Mestrão foi solto no início da tarde e foi recebido do lado de fora do Fórum por parentes e amigos. Com o alvará de soltura na mão, o MC mostrou sorriso no rosto.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito interpretava músicas com referências diretas à organização criminosa e citava nas letras práticas ilícitas como os “salves” e golpes de estelionato.
As investigações também apontaram que o investigado mantinha contato com membros de alto escalão da facção e frequentava locais utilizados como pontos de encontro de integrantes do grupo.
Além disso, a polícia identificou indícios de que ele também prestava apoio logístico aos integrantes, incluindo a disponibilização de locais para ocultação de veículos de origem ilícita.
Mesmo liberado, Mestrão continua sendo investigado e deverá cumprir medidas cautelares para continuar com o benefício de soltura.
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT2 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Cuiabá3 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Rondonópolis4 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis





