Polícia
Policiais civis participam da 1ª edição do “Curso de Atuação Policial Frente à Violência de Gênero contra as Mulheres” em Brasília
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso participa da 1ª edição do “Curso de Atuação Policial Frente à Violência de Gênero contra as Mulheres”, com a presença de cinco delegadas e duas investigadoras. O curso de capacitação, com caráter multiplicador, é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e se encerra nesta sexta-feira (5.12), em Brasília, após 11 dias de realização.
De acordo com o MJSP, o curso é destinado a policiais civis e peritos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, com prioridade para profissionais que atuam diretamente em ocorrências e investigações de violência de gênero contra mulheres.
O objetivo é capacitar esses profissionais para o atendimento humanizado e especializado de mulheres vítimas de violência de gênero, garantindo uma abordagem qualificada, fundamentada na legislação vigente, nos direitos humanos, com perspectiva de gênero e interseccional, a fim de prevenir a revitimização, fortalecer a rede de proteção e assegurar a efetividade da proteção às vítimas.
“O curso foi de extrema valia, oferecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional, para que as profissionais possam realizar suas funções com excelência e contribuir para a melhoria da administração pública”, destacou a delegada e coordenadora da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Civil, Mariel Antonini.
O curso foi realizado entre 24 de novembro e 5 de dezembro, com aulas ministradas no Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal, na Delegacia da Mulher da Asa Sul e na Escola Superior de Polícia do Distrito Federal. Dentre os assuntos trabalhados, estiveram Fundamentos da Violência Baseada em Gênero contra Mulheres, Aplicação Prática da Legislação na Segurança Pública e Atendimento Especializado e Humanizado às Mulheres em Situação de Violência.
Por Mato Grosso, também participaram duas peritas e uma médica legista da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Após o curso, todas as participantes serão certificadas como Multiplicadoras, sendo responsáveis por compartilhar o conhecimento adquirido com os demais policiais civis e peritos do Estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Polícia
Foragido por morte de menor é preso em Goiás um mês após operação em Mato Grosso
Um jovem de 22 anos, procurado por homicídio qualificado cometido em São Félix do Araguaia, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (16), no Estado de Goiás.
Com mandado de prisão temporária decretado pelo juízo da 2ª Vara da Comarca de São Félix do Araguaia, o foragido foi localizado na cidade de Aragarças (GO).
Durante as investigações, os policiais civis descobriram onde o suspeito estava residindo e se deslocaram até Aragarças para realizar a prisão.
Após o trabalho de monitoramento, a equipe avistou o momento em que o investigado chegou ao endereço e realizou a abordagem.
Com a confirmação da identidade do foragido, foi dado cumprimento ao mandado judicial. Em seguida, ele foi conduzido para as providências cabíveis e, posteriormente, colocado à disposição da Justiça.
A ação da Delegacia de Polícia de São Félix do Araguaia contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Vila Rica, da Delegacia de Polícia de Alto Boa Vista e da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos.
O crime
O suspeito foi identificado como um dos envolvidos na morte do adolescente Ruan Pablo Lima Ferreira, de 17 anos, que desapareceu em Espigão do Leste, distrito de São Félix do Araguaia, no dia 23 de maio de 2026.
Ele vinha sendo procurado desde a Operação Infância Roubada, deflagrada pela Polícia Civil no dia 23 de junho.
Conforme apurado pela Polícia Civil, as investigações apontaram que o crime contou com a participação de integrantes de uma facção criminosa ultraviolenta.
A vítima mantinha envolvimento com o tráfico e chegou a ter passagem por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
No dia do desaparecimento, Ruan saiu de casa de bicicleta dizendo que encontraria a namorada e não foi mais visto. Até o momento, o corpo do adolescente não foi localizado. As investigações continuam para apurar a participação de outras pessoas, bem como para localizar o corpo da vítima.
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política3 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política7 horas atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Cuiabá4 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Mato Grosso4 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Política20 horas atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Cuiabá5 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













