Política

Sambistas cuiabanos são homenageados em sessão especial

Publicado em

Política

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (2), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, sessão especial para homenagear personalidades do samba, por meio de moções de aplausos. A iniciativa foi do deputado Carlos Avallone (PSDB), que destacou o trabalho das principais escolas de samba de Cuiabá.

“Acredito que existam duas paixões nacionais: o futebol e o samba, que representam o Brasil de maneira exemplar, tanto no exterior quanto no próprio país, expressando a alegria, a esperança e a felicidade do povo brasileiro. Após a pandemia, tornou-se evidente a necessidade de valorizarmos esses aspectos”, afirmou ele.

De acordo com o parlamentar, “a saúde mental é impactada positivamente por ambientes e estilos de vida mais alegres e por uma melhor convivência social. O samba possui esse poder e, em Mato Grosso, particularmente em Cuiabá, temos uma história significativa com as escolas de samba”, destacou.

Avallone recordou ainda que, na universidade, há quatro décadas, participou dos desfiles das escolas de samba. “Lembro-me de escolas como Deixa Cair, Unidos do Araés, Tradição e muitas outras, que contribuíram enormemente para o samba e para as escolas de samba em Mato Grosso. Chegou o momento de reconhecer essa história, homenageando os protagonistas, muitos ainda em vida. Essa sessão especial na Assembleia visa registrar e celebrar essa trajetória”, falou o deputado.

“Promovemos uma festa memorável, aberta a todos os apreciadores do samba. Costumo dizer que o berço do samba em Cuiabá é o bairro Araés, onde resido. Homenagear o samba é, portanto, homenagear o Araés. Contamos com a presença de figuras como Dona Tereza, Alair, Pretinha, Nego e Gudo, entre outros, que dedicaram suas vidas ao samba em Mato Grosso”, declarou Avallone.

A sessão especial contou com apresentações de bateria e passistas, além de demonstrações de samba, criando um ambiente alegre e festivo, como o próprio samba.

“São pessoas que engrandecem o samba cuiabano, pessoas que, por meio da música, da resistência cultural e fortalecimento das tradições contribuem para a valorização da cultura popular de Cuiabá”, citou o deputado.

O presidente da Escola de Samba Unidos do Bairro Araés, Luiz Carlos Ferreira, foi um dos homenageados que recebeu moção de aplausos pelos trabalhos prestados ao samba mato-grossense.

“Essa homenagem é muito relevante para nós, amantes do samba, especialmente do samba da periferia. Ele se torna ainda mais significativo vindo de uma Casa Legislativa organizada e comprometida com suas ações. Para nós, sambistas, é extremamente importante”, lembrou Ferreira.

Para o sambista Marcelo Sá, o reconhecimento é a relevância em prol da música carnavalesca em Cuiabá. Ele citou a honraria recebida da Assembleia como um marco histórico para o samba.

“Este é um reconhecimento de grande valor, concedido em virtude da trajetória que construímos no universo do samba, especialmente neste dia tão significativo. É um reconhecimento ímpar, resultado da história que construímos, desde os nossos 12 anos na cidade, há mais de quarenta anos. Receber esta honraria simboliza a coroação de uma história que construímos ao longo do tempo. Além disso, a homenagem serve para fortalecer e demonstrar, às demais cidades do Mato Grosso, a vitalidade do samba em nossa região”, comentou ele.

A passista e rainha do Unidos do Araés, Bruna Santos, treina duas horas por dia e busca intercâmbio com escolas de samba do Rio de Janeiro para aperfeiçoar os exercícios.

“Sinto-me honrada e expressamente grata pelo convite. É com grande alegria que recebo esta primeira moção de aplausos. Agradeço imensamente tudo o que o samba me proporciona. Dedico cerca de duas horas diárias aos ensaios de samba, com frequência superior a três vezes por semana. Representar a Unidos do Araés tem um significado especial para mim, ainda mais considerando os treinos e a busca por aprimoramento no Rio de Janeiro”, complementou.

A vereadora Maria Avallone disse que a sessão foi um momento especial em reconhecimento para celebrar os sambistas da região. “É com grande satisfação que destaco a importância do samba como expressão da alegria, da tradição e da identidade do povo brasileiro, em especial de nossa comunidade. Sinto-me honrada e orgulhosa por esta homenagem promovida pela Assembleia Legislativa”, disse ela.

Confira os homenageados:

Adriano Márcio de Figueiredo Lopes

Alair Fernando das Neves

Amancio Conrado Faria

Ana Tereza de Arruda Silva

Anderson Rodrigues de Pinho

Antonio Marcos de Castro

Benedito Justino de Oliveira

Benedito Luiz Costa

Benedito Munir Gonçalves

Benilda Goncalves da Silva Castilho

Bruna de Souza Santos

Bruna Elianay de Campos

Camila Ferreira dos Santos

Celso César Silva

Celso Miguel Gonçalves

Ciene Conceição Guarim

Claudiney Ferreira dos Santos

Clemance de Almeida Saldanha

Cleyton Normando da Fonseca

Denilson Gonçalves

Dervande de Arruda Silva

Edinei Aparecido Pereira da Silva

Edineia Fátima Silva Costa

Edson Jonas da Costa

Eliete Alves dos Santos

Erielson dos Anjos da Costa Marques

Everaldo de Oliveira

Ewerton Aparecido Moreira Salgado

Francilene Figueiredo Costa

Gabriel Augusto de Moraes

Gercino Benedito da Silva

Irene Pálácio

Izzi Lima dos Santos

Jaciro dos Santos Silva

Jean Cleuber Figueiredo de Amorim

Jellian Paula da Silva Pires dos Anjos

Jonni Almeida da Cruz

Jose Benedito da Cruz

José Soares da Silva Neto

Laura Grace Figueiredo Pereira

Laureane Assunção Marques

Lineia Rodrigues do Nascimento

Lucivania Roque de Souza

Luiz Carlos Ferreira dos Santos

Marcelo Augusto Sa Costa Pinto

Marcos Antonio Costa

Maria Lenir Silva dos Santos

Mercenio Luciano Souza

Michelle Benedita Correa de Oliveira Gomes

Nayara Risia Cruz Santos

Oldecir Dário Guarim

Patricia Carla Pires

Raoni Ricci

Reginaldo Alves de Faria

Renata Cuiabá

Rito Fretes

Roniel Edson da Silva

Rosemeire Cristina da Silva

Selma da Glória Costa

Sonia Aparecida da Sila

Uilma Regina Gonçalves Castilho Krenzlin

Uir Hermagenes Gonçalves Castilho

Valdivino Alves dos Santos

Vilmar Castilho

Vinicius Marcelo de Lopes

Wagner Roberto Gomes Castilho

Washington Luiz Félix

Wildes Tadeu de Carvalho Junior

Caíque Loureiro

Rogério Sena da Silva

Mário César de Carvalho

João Pedro de Oliveira

Bernadete Maria Jesus da Cunha

Kimberly Kesse Costa

Paulo Roberto Carvalho

Alex Fernando Pinto Almeida

Pierre Jonathan Ribeiro Rodrigues

Thiago Benício Pinto

Thiago Silva dos Santos

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Saúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais

Publicados

em

Os resultados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a prestação de contas do programa Vira Saúde revelam uma mudança significativa no cenário da saúde pública de Primavera do Leste. O comparativo entre 2024 e a atual gestão demonstra não apenas a ampliação dos serviços, mas uma reestruturação que vem modificando a capacidade de atendimento do município em diferentes áreas.

Um dos exemplos mais evidentes está na rede farmacêutica municipal. Em 2024, a população contava com apenas seis unidades de atendimento. Atualmente, a rede opera com nove unidades em funcionamento, representando um crescimento de 50% na oferta de serviços e ampliando o acesso da população aos medicamentos por meio da descentralização do atendimento.

O avanço contrasta com uma realidade que por anos limitou a expansão dos serviços de saúde. Em pouco mais de um ano, a atual administração implantou a Farmácia do CAPS, estruturou a farmácia vinculada ao ESF 2, reorganizou a Farmácia de Alto Custo e colocou em funcionamento a primeira Farmácia Viva de Mato Grosso, iniciativa inédita no estado.

Os investimentos também avançam em áreas que permaneceram sem soluções estruturantes por vários anos. Entre as obras em andamento estão o Laboratório Central Municipal, considerado um dos projetos mais estratégicos da saúde local, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis, já com mais de 80% das obras executadas, além da nova sede do CAPS Infantil e Núcleo de Saúde Mental e da Academia da Saúde.

A diferença entre os dois períodos administrativos também aparece na capacidade de planejamento e execução. Enquanto em 2024 não havia um conjunto de obras estruturantes em andamento capaz de ampliar significativamente a rede municipal, a gestão 2025-2026 colocou em prática projetos que devem elevar a capacidade diagnóstica, reduzir o tempo de espera por exames e ampliar a cobertura dos serviços básicos de saúde.

Para o prefeito Sérgio Machnic, os números demonstram que o município está deixando para trás antigas deficiências estruturais. “Estamos realizando investimentos que deveriam ter acontecido há muito tempo. Nosso compromisso é fortalecer a rede, ampliar o acesso da população e garantir que os serviços acompanhem o crescimento de Primavera do Leste. Saúde pública se faz com planejamento, investimento e capacidade de execução”, afirmou.

Outro indicador que evidencia a expansão da rede é o reforço no quadro de servidores. Desde o início da atual gestão, foram incorporados 132 novos profissionais à saúde municipal. Desse total, 75 ingressaram por concurso público e outros 57 por processo seletivo, ampliando a força de trabalho em diversas áreas e fortalecendo o atendimento direto à população.

A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a ampliação da estrutura física e das equipes tem sido fundamental para melhorar a capacidade de resposta da rede. “Estamos fortalecendo a saúde em todas as frentes. São novas unidades, mais profissionais, mais investimentos e uma organização dos serviços voltada para atender melhor a população”, afirmou.

Os dados apresentados pelo Vira Saúde mostram que a diferença entre a realidade encontrada em 2024 e a estrutura que está sendo construída em 2025 e 2026 vai além dos números. O município passa por um processo de modernização e expansão que busca recuperar demandas históricas, ampliar a oferta de serviços e preparar a rede pública para acompanhar o crescimento da cidade.

Com novas unidades, obras estratégicas em andamento, ampliação do quadro de servidores e investimentos inéditos em infraestrutura, a atual gestão consolida um dos maiores ciclos de fortalecimento da saúde pública municipal dos últimos anos, transformando planejamento em entregas concretas para a população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA