Saúde
HEMOCENTRO DIVULGA TRÊS PONTOS DE COLETA E REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO ANTES DOS FERIADOS
Saúde
Com a proximidade do mês de abril, que contará com três feriados, o estoque de sangue já apresenta queda, acendendo o alerta para a necessidade urgente de doações. Para ampliar o atendimento e facilitar o acesso da população, o Hemocentro de Mato Grosso disponibilizará três pontos de coleta em horários distintos.
O atendimento no MT-Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, ocorrerá das 7h30 às 12h. Já a Unidade de Coleta em Várzea Grande funcionará em horário ampliado, das 7h às 16h.
Além disso, uma unidade móvel estará disponível durante a Corrida da Secretaria de Estado de Saúde (SES), das 16h às 20h, no estacionamento da Secretaria, no Centro Político Administrativo, oferecendo mais uma oportunidade para os voluntários contribuírem.
A iniciativa busca reforçar os estoques antes do período de feriados, quando tradicionalmente há redução nas doações e aumento na demanda. A mobilização da população é fundamental para garantir o atendimento seguro e contínuo nas unidades de saúde.
A orientação é que pessoas aptas a doar sangue procurem um dos pontos de coleta e contribuam com esse gesto de solidariedade que salva vidas.
Saúde
Ossos humanos expostos, produtos vencidos e falta de água levam CRM a interditar IML em MT
O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) oficializou, na última sexta-feira (31), a interdição ética do Instituto Médico Legal (IML) de Barra do Garças após uma fiscalização identificar graves irregularidades na unidade. Com a medida, nenhum ato médico poderá ser realizado no local até que as inadequações sejam sanadas.
A decisão havia sido aprovada por unanimidade pelo plenário do CRM-MT no fim de maio, com base em um relatório técnico que apontou condições incompatíveis com o funcionamento de um serviço de medicina legal. A equipe do Departamento de Fiscalização do Conselho esteve no IML para comunicar oficialmente a direção sobre a interdição.
Entre as irregularidades encontradas estão produtos químicos vencidos há mais de dez anos, materiais utilizados em procedimentos com prazo de validade expirado e falhas na estrutura física, como ausência de condições adequadas de higiene e de itens essenciais para o funcionamento seguro da unidade.
A inspeção também constatou a falta de água potável para consumo, inexistência de banheiro e de espaço de descanso destinado aos médicos, além do armazenamento irregular de ossos humanos em um recipiente aberto, dentro de uma sala utilizada para guardar materiais de limpeza.
O relatório ainda aponta a ausência de equipamentos obrigatórios, problemas de acessibilidade, falta de alvarás atualizados da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, inexistência de registro da unidade junto ao CRM-MT e a ausência de um diretor técnico formalmente designado.
Segundo o presidente do CRM-MT, Adriano Pinho, a interdição ética é aplicada apenas em situações excepcionais, quando as condições verificadas representam risco à segurança dos profissionais, dos pacientes e da população atendida.
A medida segue normas do Conselho Federal de Medicina e permanecerá em vigor até que todas as irregularidades sejam corrigidas e o IML apresente condições adequadas para retomar os serviços médicos.
Além da unidade de Barra do Garças, outros núcleos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em Mato Grosso também passaram por fiscalização. Os relatórios dessas inspeções ainda estão em análise pelo plenário do CRM-MT e poderão resultar na adoção de novas medidas, caso outras irregularidades sejam confirmadas.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso19 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá19 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso19 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá19 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











