Cidades
Programa Escola em Templo Ampliado inicia as atividades em 2025
Cidades
Prefeita participou da abertura do ano letivo do programa com perspectiva de ampliação do atendimento aos alunos e às escolas
A prefeita Flávia Moretti (PL) participou, na tarde desta terça-feira (11), da Aula Inaugural unificada do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Emanuel Benedito de Arruda’, no bairro Santa Maria. As atividades no contraturno escolar se iniciam a partir desta terça em todas unidades atendidas pelo programa.
Criado em 2015, como projeto piloto na EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) tinha como meta inicial fortalecer a aprendizagem e reduzir a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da rede municipal de Várzea Grande, tornando-se uma política pública permanente, regulamentada pela Lei Complementar nº 5.125/2023.
Atualmente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) é desenvolvido em 37 escolas, atendendo cerca de 2.220 alunos e conta com 37 professores articuladores (1 por escola), 148 professores monitores de oficinas, além de um profissional encarregado da higienização e um encarregado da alimentação em cada escola.
Em suas palavras, a prefeita Flávia Moretti destacou a importância da educação integral e da escola humanizada, que fazem a diferença na vida da criança na busca pela cidadania plena. Ela pontuou que melhorar a educação em Várzea Grande é mais um dos grandes desafios da gestão, sem esquecer da valorização efetiva dos profissionais que atuam nesta área. “Podemos crescer mais, ter mais unidades e mais alunos atendidos pelo ETA, mas para isso acontecer, é preciso também melhorar a questão da valorização profissional” disse.
Moretti citou o encontro com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep/VG), realizado no Paço Municipal na segunda-feira (10), para avançar nas discussões sobre a recomposição do piso salarial da categoria. “Vamos rever, apurar cada ponto, enxugar onde for possível para podermos redimensionar esforços em busca da valorização do professor e dos profissionais que trabalham na Educação de Várzea Grande” declarou.
O secretário, Pe. Edson Sestari, reforçou o propósito transformador na vida dos estudantes atendidos pelo Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), que não se trata apenas de recomposição da aprendizagem, mas também com ações que envolvem as emoções, desenvolvem talentos nestes espaços tão ricos em convivência que são as escolas.
“Estamos iniciando hoje o ETA atendendo 37 escolas e 2.220 alunos, mas acreditamos que até o final do ano já estaremos atendendo cerca de 3 mil alunos e no próximo ano ampliar o número de escolas que receberão o programa. O objetivo é que ao término do período em que estudam em nossas escolas, as crianças tenham aprendido a ler e escrever perfeitamente, interpretar e produzir textos e acima de tudo serem grandes cidadãos” disse Sestari.
ESCOLA PREMIADA – A escola escolhida para a Aula Inaugural Unificada do programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) foi a EMEB ‘Emanuel Benedito de Arruda’ que, em 2017 foi primeira escola municipal a conquistar o Prêmio de Gestão Escolar, considerado o ‘Oscar da Educação’ a premiação reconhece o trabalho de excelência desenvolvido por escolas, gestores e servidores ao longo do ano letivo. Foi através da premiação conquistada, que a diretoria da escola foi representando o estado de Mato Grosso em viagem aos Estados Unidos naquele ano.
Segundo a diretora da escola, professora Marli de Jesus Arruda, a EMEB conta com 620 alunos matriculados, sendo 60 alunos em período integral, 11 salas de aula atendendo em dois períodos, com turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos) pré-escola, 1º, 2º, 3º e 5º anos finais.
Este ano, a escola terá 60 alunos atendidos pelo Programa ETA em oficinas de Apoio à aprendizagem com foco na língua portuguesa, Apoio à aprendizagem com foco em matemática, oficina de teatro e oficina de música.
O coral da escola “Doce Melodia” formado por meio da oficina do Programa ETA, foi criado em 2019 e tem em média 32 integrantes compostos pelos alunos da escola, sob a regência do professor Jonathan Martins.
Mato Grosso
Zé Neto & Cristiano e Murilo Huff reúnem mais de 80 mil pessoas na Exposul 2026
Zé Neto & Cristiano e Murilo Huff reúnem mais de 80 mil pessoas na Exposul 2026
A Exposul 2026 viveu uma de suas maiores noites com os shows de Zé Neto & Cristiano e Murilo Huff. Mais de 80 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições para acompanhar as apresentações, que reuniram fãs de diversas cidades de Mato Grosso e de outros estados.
O evento foi realizado pela Ditado Produções, em parceria com a gestão do prefeito Cláudio Ferreira, garantindo uma grande estrutura de segurança, organização e conforto ao público.
Zé Neto & Cristiano emocionaram os fãs ao interpretar seus maiores sucessos, enquanto Murilo Huff levou ao palco um repertório repleto de hits, mantendo o público animado durante toda a noite. A arena ficou lotada e os espectadores cantaram junto com os artistas, transformando o evento em um dos momentos mais marcantes da Exposul 2026.
Além de proporcionar entretenimento, a festa impulsionou a economia de Rondonópolis, movimentando hotéis, restaurantes, bares, postos de combustíveis e o comércio local.
Com recorde de público e uma programação de alto nível, a Exposul 2026 reafirma sua posição entre os maiores eventos do agronegócio e do entretenimento de Mato Grosso, consolidando Rondonópolis como referência na realização de grandes espetáculos.
-
Mato Grosso3 dias atrásPodemos oficializa candidatura de Scheila Pedroso a deputada estadual por Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásMDB homologa candidatura da delegada Jannira Laranjeira à Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Mato Grosso3 dias atrásVereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como 2º suplente de Janaína Riva ao Senado
-
Rondonópolis3 dias atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia
-
Mato Grosso5 dias atrásMax Russi assume papel decisivo nas alianças; Elson Ramos desponta como cotado para vice
-
Cuiabá3 dias atrásZoonoses de Várzea Grande faz alerta para alta de casos positivos e pede atenção da população aos sinais da doença
-
Mato Grosso6 dias atrásAbílio diz que não dividirá palanque com o MDB após acordo entre PL e Janaína












