Cuiabá

Mutirão de vacinação nos shoppings de Cuiabá termina neste sábado

Publicado em

Cuiabá

Segue neste fim de semana nos shoppings Três Américas, Pantanal e Estação a campanha de vacinação contra a influenza em Cuiabá. A ação foi iniciada no dia 7 de abril e segue com índices preocupantes. Até o momento, foram aplicadas apenas 90.351 doses, o que representa apenas 33,42% da cobertura do público-alvo estimado em 151.638 pessoas. Os números evidenciam a baixa adesão entre o grupo os vacinados estão apenas 7.866 crianças de 6 meses a 5 anos, 849 gestantes e 24.166 idosos — grupo mais vulnerável às formas graves da doença.

A vacina contra a influenza segue sendo a única e mais eficaz forma de prevenir casos graves e óbitos, que vêm aumentando consideravelmente. Dados do setor de Vigilância Epidemiológica apontam que, entre os residentes de Cuiabá, foram notificados 94 casos de influenza A e B no mesmo período de 2024. Já em 2025, o cenário mudou drasticamente: são 731 casos, um aumento alarmante de 677,7%. Ao todo, 854 casos foram registrados entre a população em geral.

A faixa etária mais acometida até o momento é a de 0 a 6 anos, com 378 casos acumulados, seguida por pessoas entre 15 e 59 anos (246 casos). Já o público acima de 60 anos soma 92 casos. Crianças entre 7 e 14 anos totalizam 138 ocorrências. Foram contabilizados ainda 11 óbitos por complicações respiratórias.

Além disso, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) também tem sido um motivo de preocupação, com 362 casos notificados. A faixa etária mais atingida segue a mesma tendência: 0 a 6 anos, com 346 casos.

A secretária municipal de Saúde, Dra Lucia Helena Barboza Sampaio, fez um alerta para que a população, especialmente os idosos, busque os pontos de vacinação. “Estamos em um momento crítico. O aumento da circulação dos vírus e a baixa cobertura vacinal estão colocando em risco vidas, principalmente as dos nossos idosos, que são a maioria entre os óbitos. Precisamos que a população atenda ao chamado e se vacine. Nossas equipes estão preparadas e prontas para receber a todos.”

Para ampliar o alcance da campanha, a Prefeitura de Cuiabá intensificou as estratégias de vacinação. A vacinação itinerante continua neste fim de semana para pessoas em situação de rua. Um grande mutirão nos três principais shoppings da capital durante todos os sábados de junho já vacinou duas mil pessoas em apenas três dias de mobilização.

Mesmo com todos os esforços, o avanço da cobertura segue lento, reforçando a necessidade de sensibilização da comunidade para que compareça aos postos e unidades e, assim, proteja a própria saúde e a da coletividade.

#PraCegoVer

A imagem mostra as mãos de uma profissional de saúde preparando a vacina para ser aplicada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Mutirão reúne cerca de 50 trabalhadores para reforçar limpeza e manutenção na Avenida Prefeito Murilo Domingos

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU), realiza nesta sexta-feira (18.09) um mutirão de limpeza e manutenção ao longo da Avenida Prefeito Murilo Domingos, antiga Avenida 31 de Março. A ação mobiliza cerca de 50 trabalhadores durante todo o dia, além do apoio de máquinas e equipamentos, para reforçar os serviços de zeladoria e melhorar as condições da via.

As equipes atuam em diferentes frentes, com serviços de limpeza, capina, roçagem, retirada de resíduos e manutenção dos espaços públicos. A concentração de trabalhadores e maquinário permite ampliar o atendimento em um dos principais corredores viários do município, contribuindo para a conservação da avenida e para melhores condições de circulação.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, destacou o esforço das equipes para garantir um atendimento mais amplo e eficiente. “Estamos concentrando equipes e máquinas para intensificar a limpeza e a manutenção da avenida, sem deixar de atender outras regiões do município. É trabalho contínuo para manter Várzea Grande mais limpa e organizada.”

Além do mutirão na Avenida Prefeito Murilo Domingos, o programa VG em Ação mantém nesta sexta-feira equipes mobilizadas em outros pontos da cidade. Os serviços de zeladoria incluem capina, roçagem, poda de árvores, retirada de entulhos, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio.

Também recebem serviços de limpeza e manutenção a Avenida Castelo Branco, Avenida Mário Andreazza, Bairro Capão do Piqui, Bairro Chapéu do Sol, Bairro Costa Verde, Bairro da Manga, Bairro Dom Orlando Chaves, Bairro São Gonçalo, Orla da Alameda, Parque do Lago, Parque Tanque do Fancho e Região do Pastão.

O cronograma da SSPMU também contempla ações voltadas à mobilidade urbana e à segurança viária, como reforço da sinalização, implantação de quebra-molas e melhorias na iluminação pública. As intervenções fazem parte do trabalho permanente da Prefeitura para melhorar a conservação dos espaços públicos e as condições de circulação para motoristas, ciclistas e pedestres.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA