Cuiabá

Alunos da UFMT visitam Palácio Alencastro e exploram marco da arquitetura

Publicado em

Cuiabá

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, recepcionou nesta segunda-feira (25) um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para uma visita técnica ao Palácio Alencastro, sede do Poder Executivo municipal. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da história da arquitetura cuiabana e destacar a relevância de um dos prédios mais emblemáticos da capital.

“Uma visita programada pela turma de Arquitetura da UFMT. O prédio da Prefeitura é icônico, tem uma representatividade muito grande da arquitetura moderna brasileira. Por isso o interesse na visita guiada. O prefeito abriu as portas e todos puderam contemplar esse prédio histórico”, afirmou o secretário José Afonso.

O professor Ricardo Castor, que acompanhou a turma, destacou a experiência como fundamental para a formação acadêmica. “Hoje trago os alunos da UFMT ao Palácio Alencastro porque esse edifício é um marco importante da história da arquitetura cuiabana, moderna do Estado e do país. Foi concebido dentro de uma linguagem modernista, influenciado pela arquitetura carioca, arrojada para a época, no final dos anos 50. Uma experiência imprescindível, em que eles vão sentir o que há de especial nesse prédio”, pontuou.

Construído em 1959 sobre os escombros do antigo Palácio do Governo, demolido em meio ao ciclo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, o Palácio Alencastro marcou a introdução da arquitetura modernista em Cuiabá. Inspirado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, o projeto seguiu os preceitos de Le Corbusier, com pilotis, terraço-jardim e janelas em fita. Para adequar-se ao clima quente, recebeu brise-soleils basculantes que garantem conforto térmico.

Com suas linhas ousadas e importância simbólica, o Palácio Alencastro consolidou-se como referência histórica e arquitetônica, permanecendo até hoje como cartão-postal da capital mato-grossense.

#PraCegoVer

Na imagem principal, a turma com vários alunos da Universidade posa para uma fotografia em grupo no terraço do Palácio Alencastro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Capacitação aborda nova nota fiscal e incentivo aos fundos da criança e do idoso

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá é parceira e contribuirá com a realização da palestra “Novo Layout da NFSe: atualizações e impactos para as empresas”, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), nesta terça-feira (5). A iniciativa reforça o compromisso do município com a modernização dos processos fiscais e com a orientação técnica de empresários e profissionais da contabilidade.

O encontro acontece a partir das 18h30, no Auditório Luzia Guimarães, na sede do CRCMT, e tem como objetivo apresentar as principais mudanças no novo layout da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe), além de esclarecer dúvidas sobre a adaptação às novas exigências legais. A atualização busca garantir mais eficiência, padronização e segurança nas operações tributárias.

Entre os palestrantes confirmados estão Pedro Henrique N. G. Job, auditor fiscal tributário e coordenador técnico de ISSQN/IBS, e Cleia Mangabeira, gerente da Nota Control, que irão abordar aspectos técnicos e práticos da implementação do novo sistema.

O evento também contará com o lançamento da Campanha FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e FDI (Fundo do Idoso), destacando a importância da destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais. Nesse ponto, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá tem papel fundamental como parceira da iniciativa, fortalecendo a mobilização e ampliando o alcance das ações voltadas à proteção de crianças, adolescentes e idosos.

A inscrição será feita por meio de doação solidária de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é reunir um público expressivo, promovendo não apenas a atualização técnica, mas também a conscientização social e o engajamento comunitário.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA