Várzea Grande
Desfile de 7 de Setembro terá fanfarras, forças de segurança e show para reunir as famílias várzea-grandenses
Várzea Grande
O desfile vai ocupar parte da Avenida Couto Magalhães. O palco será instalado na praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban), irá receber autoridades e convidados para, a partir das 16h dar início às apresentações
Após mais de uma década, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), volta a realizar o Desfile Cívico-Militar, em comemoração ao 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, neste domingo.
De acordo com a comissão organizadora da SMECEL, o Desfile Cívico-Militar deste ano tem como tema: “Várzea Grande, Pedacinho do Brasil” sugerido pela própria prefeita Flávia Moretti (PL), que destaca o Município em uma história, cultura e tradições únicas no cenário nacional.
O evento contará com a participação de escolas e fanfarras, forças de segurança, instituições e representantes da sociedade civil, resgatando uma tradição histórica que marca os 203 anos da Independência e reforça o sentimento de civismo e orgulho da população. Há 14 anos essa tradição havia se perdido na cidade. Além das tradicionais fanfarras, que estão movimentando uma sequencia de ensaios nas escolas, o desfile de 7 de Setembro contará, ao final com show gospel gratuito, para as famílias presentes, com a banda Ministério Vozes ao Alto e Kedma Rocha.
O desfile vai ocupar parte da Avenida Couto Magalhães. O palco será instalado na praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban), irá receber autoridades e convidados para, a partir das 16h dar início às apresentações.
PROGRAMAÇÃO – O desfile será aberto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresentando seu pelotão em carros, motos, viaturas e equipamentos utilizados no patrulhamento em rodovias. Em seguida, o pelotão do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso se apresentam acompanhados pela Banda Municipal de Várzea Grande.
Após a passagem das forças de segurança, as escolas municipais se apresentam com a fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Senhora Dirce Leite de Campos’, abrindo o desfile dos estudantes, seguidos pelos alunos das EMEBs ‘Rita Auxiliadora de Campos Cunha’, ‘Heróclito Leôncio Monteiro’.
A fanfarra da EMEB ‘Profª Irenice Godoy de Campos Silva’ se apresenta na sequência, seguida pelos alunos das EMEBs ‘David Mayer’ e ‘Profª Salvelina Ferreira da Silva’.
Em seguida, a fanfarra da EMEB ‘Profª Lúcia Leite Rodrigues’ dá o ritmo para o desfile dos alunos das EMEBs ‘Profº Demétrio de Souza’ e ‘Antonia Felipa de Campos Martins’. Na sequência, a fanfarra da EMEB ‘Profº Lenine de Campos Póvoas’ se apresenta, conduzindo os pelotões de alunos da EMEB ‘Gabriel Muller’.
A fanfarra da EMEB ‘Faustino Antonio da Silva’ fecha a participação dos alunos no desfile, que também contará com a participação dos institutos Equo Terapia Nativo, Equo Laços de Vida, ASCA, Gemini Ballet Escola Eurípedes, EMEB ‘Paulo Freire’, ACAMIS, Semente Brasil, Búfalo, Futebol Sem Drogas, Escola Estadual ‘José M. Martins’ e sendo finalizado com a Guarda Municipal, que vai aproveitar para apresentar as novas motos.
Para a prefeita Flávia Moretti, é muito importante o retorno do desfile Cívico-Militar, ressaltando que o evento simboliza não apenas a celebração da Independência do Brasil, mas também o resgate de uma tradição que une gerações no Município. “É uma grande alegria anunciar o retorno do desfile de 7 de Setembro em nossa cidade, depois de 14 anos. Uma oportunidade de resgatarmos uma tradição que marcou a vida de tantas famílias várzea-grandenses e que reforça o orgulho de sermos brasileiros. Queremos proporcionar um evento bonito, organizado e cheio de significado, onde nossas escolas, instituições e forças de segurança possam mostrar o seu trabalho e, principalmente, reafirmar os valores de cidadania e respeito a nossa história” destacou.
Várzea Grande
Datas comemorativas fortalecem identidade cultural nas escolas
Trabalhar datas comemorativas no ambiente escolar é fundamental para desenvolver o senso de pertencimento cultural, a identidade social e o respeito à diversidade. As atividades do cotidiano realizadas nas unidades escolares contribuem diretamente para a aprendizagem dos alunos, estimulando também uma visão mais crítica sobre o mundo.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, temas atuais fazem parte do currículo escolar, e cada unidade desenvolve suas ações conforme o próprio planejamento pedagógico.
“Os temas estão inseridos no currículo, e cada escola realiza as atividades de acordo com sua metodologia. Nesta semana, por exemplo, as unidades estão trabalhando a cultura dos povos originários, além do Dia do Livro Infantil”, destacou.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Lúcia Helena de Campos, que atende crianças de 1 a 5 anos, foi organizada uma exposição com artefatos e alimentos típicos dos povos indígenas. A proposta permitiu que os alunos vivenciassem, de forma lúdica, aspectos da cultura dos povos originários.
Já o CEMEI Miguelina de Campos e Silva também promoveu uma exposição com objetos e alimentos tradicionais, proporcionando às crianças contato direto com costumes indígenas.
As unidades CEMEI Izabel Antunes e a EMEB Ruth Martins Santana realizaram atividades de leitura e contação de histórias infantis. O escritor Monteiro Lobato foi homenageado com apresentações teatrais e exposições sobre sua obra, incluindo o clássico Sítio do Picapau Amarelo.
A secretária reforça que a escola desempenha papel essencial no desenvolvimento integral dos alunos. Segundo ela, atividades extracurriculares estimulam o diálogo, fortalecem a aprendizagem e contribuem para a construção de relações interpessoais mais saudáveis.
Galeria de Fotos (9 fotos)
-
Cuiabá5 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Coluna VIP MT4 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá5 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Rondonópolis7 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Cuiabá1 dia atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura oferece exames de alta complexidade em hospitais particulares de Sinop
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis





