Cuiabá

Cuiabá realiza mutirão de cirurgias urológicas no Hospital São Benedito

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Central de Regulação, realiza neste sábado (18) um mutirão de urologia no Hospital Municipal São Benedito. A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, reduzindo o tempo de espera por procedimentos e promovendo o diagnóstico precoce de doenças que afetam o sistema urinário e o trato reprodutor masculino.

Ao todo, 14 pacientes serão atendidos durante o mutirão, que contará com a mobilização de 10 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e equipe de apoio. A iniciativa representa uma importante estratégia da gestão municipal para agilizar a realização de cirurgias eletivas, procedimentos que não têm caráter de urgência, mas são fundamentais para garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Os atendidos neste sábado estavam inseridos na fila de regulação e agora terão a oportunidade de realizar suas cirurgias, resultado do esforço conjunto entre as equipes do Hospital São Benedito, da Secretaria de Saúde e da Central de Regulação.

Em agosto, a Prefeitura de Cuiabá também iniciou mutirões de cirurgias eletivas no antigo Pronto-Socorro, como parte da mesma força-tarefa. Na ocasião, foram realizados procedimentos de cirurgia geral e urologia, como a vasectomia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a força-tarefa seguirá ocorrendo semanalmente, garantindo a continuidade dos atendimentos e a diminuição gradativa da fila de espera por cirurgias eletivas.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que os mutirões reforçam o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente.

“Estamos trabalhando constantemente para reduzir as filas e garantir que os pacientes recebam o atendimento de que precisam com agilidade e segurança. Essas ações são fruto de uma gestão comprometida em melhorar o acesso à saúde e devolver a qualidade de vida aos cuiabanos”, pontuou Carmona.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Operação contra cabos clandestinos recolhe mais de 400 kg de fios em desuso em Cuiabá

Publicados

em

Mais de 400 quilos de fios em desuso foram retirados durante a Operação Telefone Sem Fio, realizada nesse domingo (18), na Avenida dos Trabalhadores, no Bairro Sol Nascente, em Cuiabá. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), em parceria com a concessionária Energisa, e integra uma força-tarefa permanente para reorganizar a fiação aérea e reduzir riscos à população.

Ao todo, a operação já contabiliza a retirada de 12,5 toneladas de cabos em todo o estado, sendo 435 quilos apenas na Avenida dos Trabalhadores, em Cuiabá. Em Mato Grosso, as ações já alcançaram cerca de 9 mil postes, com a remoção de aproximadamente 166 quilômetros de fios de materiais irregulares. Em Cuiabá, os números chegam a 120,3 quilômetros de cabos retirados, somando cerca de 8 toneladas.

A Operação Telefone Sem Fio faz parte de um conjunto de medidas iniciadas após o avanço das discussões da chamada “CPI dos Cabos”, que resultou no fortalecimento da legislação municipal para fiscalização e ordenamento da rede aérea. Desde então, as ações vêm sendo realizadas em fases, com notificações prévias às empresas e mutirões para retirada de estruturas irregulares, clandestinas ou em desuso.

Segundo a Secretaria de Ordem Pública, o objetivo é garantir mais segurança urbana, já que fios soltos ou caídos representam risco de acidentes, além de comprometerem a estética da cidade. A operação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, destacou que a ação é contínua e resultado de uma atuação integrada entre diferentes órgãos municipais e a concessionária de energia.

“Essa é uma operação permanente, que enfrenta um problema antigo e complexo. Não se trata apenas de organização visual, mas da preservação da vida. Muitas empresas foram notificadas, mas não se regularizaram, o que levou à retirada dos cabos. É um processo que traz impactos imediatos, mas necessário para garantir melhorias a médio e longo prazo”, afirmou.

Já o supervisor de compartilhamento de infraestrutura da Energisa Mato Grosso, Leonardo Lira, reforçou a importância da parceria e da intensificação das fiscalizações.

“Essa é uma ação conjunta essencial para a regularização dos cabos de telecomunicações. A Energisa tem atuado de forma contínua, com equipes dedicadas exclusivamente a esse trabalho. Só em 2026, já removemos mais de 8 toneladas de fios, o que demonstra o desafio e o compromisso com a segurança da população”, disse.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA