Mato Grosso

Seduc divulga projetos selecionados para a Etapa Estadual da VI Mostra Científica STEAM 2025

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (20.10), a lista dos 40 projetos selecionados para a Etapa Estadual da VI Mostra Científica STEAM 2025, que neste ano destaca o tema inovação e sustentabilidade. Os projetos finalistas foram indicados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e representam boas práticas desenvolvidas em escolas estaduais de todo o estado.

A etapa estadual será realizada de forma virtual, entre os dias 5 e 7 de novembro, com apresentações transmitidas ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube. Cada equipe terá até 10 minutos para apresentar o trabalho a uma banca avaliadora, que definirá os 1º, 2º e 3º lugares nas categorias C1 (Ensino Fundamental) e C2 (Ensino Médio).

Premiação e reconhecimento

Os estudantes e professores orientadores das equipes premiadas receberão equipamentos tecnológicos como forma de incentivo à pesquisa e ao protagonismo estudantil: 1º lugar: um notebook para cada estudante e professor orientador; 2º lugar: um tablet para cada integrante da equipe; 3º lugar: um headphone para cada participante.

Segundo a Seduc, o objetivo é estimular a cultura científica e o pensamento investigativo nas escolas públicas, valorizando iniciativas que aliam criatividade, inovação e compromisso com o futuro sustentável.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, a Mostra Científica é uma oportunidade de fortalecer o protagonismo estudantil e a formação integral, conectando as experiências escolares aos desafios do mundo contemporâneo.

“As escolas estão formando uma nova geração de alunos que aprendem com propósito, aplicam o conhecimento em situações reais e desenvolvem competências essenciais para os de hoje”, concluiu Alan Porto.

O que é STEAM

A metodologia STEAM integra cinco áreas do conhecimento — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (sigla em inglês de Science, Technology, Engineering, Art and Math). Essa abordagem propõe o aprendizado por meio de projetos e desafios práticos, colocando os estudantes no centro do processo educativo e promovendo uma aprendizagem ativa e interdisciplinar.

Confira a lista dos projetos classificados no anexo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) considera um retrocesso a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei 2.239/2022 que altera o Código de Processo Civil (CPC) estabelecendo novos critérios para concessão da gratuidade de Justiça.

Em um país com custas processuais tão exorbitantes, que por si só já afastam o acesso pleno à Justiça, não podemos concordar com qualquer restrição ou diminuição de direitos já adquiridos.

A determinação do teto de dois salários mínimos para o acesso gratuito à Justiça só trará um resultado, o aumento no afastamento do cidadão ao Poder Judiciário.

Tal fato não pode servir de compensação para novos requisitos de concessão da gratuidade da justiça trazidos no projeto aprovado pelo Senado e agora encaminhado para nova análise na Câmara dos Deputados.

Nesse sentido, a OAB-MT conclama o Congresso Nacional, em especial a bancada federal do Estado de Mato Grosso, para votar contra a referida proposta.

A defesa da cidadania, da Constituição e do acesso universal à Justiça é compromisso permanente da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA