Várzea Grande
Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande realiza mais uma captação de órgãos
Várzea Grande
Unidade tem se consolidado como referência no estado em ações voltadas à doação de órgãos. O avanço é resultado do empenho da equipe multiprofissional e da sensibilização de famílias que compreendem a importância desse gesto humanitário
Na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) foi novamente cenário de um ato de solidariedade e amor ao próximo. Uma paciente de 38 anos, do sexo feminino, teve seus órgãos doados, após autorização da família. Esse gesto vai possibilitar que três pessoas, em diferentes partes do país, recebam uma nova chance de vida.
A captação foi realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), criada dentro do próprio pronto-socorro e coordenada pela médica Adriana Podanowski. A equipe local foi responsável por todo o trâmite junto à Central Estadual de Transplantes, viabilizando a doação do fígado e das córneas da paciente.
O procedimento contou com o apoio de uma equipe especializada vinda de Brasília, coordenada pelo cirurgião do aparelho digestivo e fígado Dr. Gabriel Cajá, que conduziu a retirada e o transporte do fígado até o Distrito Federal. Segundo o médico, o órgão será destinado a um paciente que aguarda em estado delicado por um transplante.
As córneas, conforme explicou a Dra. Adriana, foram encaminhadas para o banco de tecidos oculares e ficarão disponíveis para pacientes de todo o Brasil que aguardam por um transplante.
“Cada doação representa um gesto de amor e esperança. É a vida se renovando por meio da generosidade de uma família que, mesmo em meio à dor, decidiu transformar a perda em oportunidade para outros”, destacou a coordenadora da CIHDOTT, Adriana Podanowski.
Esta é segunda captação do ano realizada pela atual gestão, dentro do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. A unidade tem se consolidado como referência no estado em ações voltadas à doação de órgãos. O avanço é resultado do empenho da equipe multiprofissional e da sensibilização de famílias que compreendem a importância desse gesto humanitário.
“Momentos como este mostram que o trabalho da nossa comissão tem feito a diferença. A conscientização sobre a doação de órgãos é fundamental para salvar vidas e manter viva a esperança de quem aguarda na fila do transplante”, completou a médica.
Galeria de Fotos (11 fotos)
Várzea Grande
Várzea Grande prepara 13 cemitérios para receber cerca de 150 mil visitantes
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, iniciou, no começo de outubro, os preparativos para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. A expectativa é receber cerca de 150 mil pessoas nos 13 cemitérios municipais durante o período, entre familiares e amigos que irão prestar homenagens aos entes queridos.
Além dos serviços de limpeza e manutenção dos espaços, a Prefeitura disponibilizará banheiros químicos nos cemitérios municipais, ampliando a estrutura de atendimento ao público durante a data. A iniciativa busca oferecer mais comodidade aos visitantes, considerando o aumento da movimentação nesses locais.
O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, destaca que a preparação dos cemitérios é fundamental para garantir melhores condições às famílias que visitam os espaços nesta data.
“Estamos organizando os espaços para receber a população com respeito e oferecer uma estrutura adequada às famílias que irão prestar suas homenagens. Nosso trabalho é garantir que os cemitérios estejam preparados para esse momento tão significativo”, ressalta o secretário.
De acordo com a coordenadora do Serviço Funeral, Vilma Santos, os cemitérios municipais funcionarão das 7h às 17h no dia 2 de novembro. O horário poderá ser estendido conforme a movimentação de pessoas, como ocorreu em anos anteriores, quando o atendimento chegou até as 20h.
A preparação integra as ações da Prefeitura para garantir acolhimento, organização e melhores condições às famílias que participarão das homenagens do Dia de Finados.
-
Mato Grosso22 horas atrásCarlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Coluna VIP MT22 horas atrásHenrique e Juliano Rondonopolis – Ditado Produções
-
Mato Grosso5 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Várzea Grande22 horas atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Opinião6 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso6 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Várzea Grande22 horas atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Rondonópolis22 horas atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento










