Cuiabá

Mutirão do Cadastro Único leva atendimento e cidadania ao Distrito da Guia

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realizou neste sábado (8) um Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) no Distrito de Nossa Senhora da Guia, a 11 quilômetros da capital. A ação levou atendimento social, serviços de saúde e programas de inclusão a famílias que enfrentam dificuldades para se deslocar até a zona urbana.

O mutirão aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, que abriu as portas para receber a equipe da prefeitura e os moradores. Das 8h às 15h, cerca de 25 servidores atenderam a população com atualização e novos cadastros do CadÚnico, emissão da Carteira do Idoso, visitas domiciliares e inscrições para o programa Casamento Abençoado, além de vacinação e pesagem do Bolsa Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, foram realizados 209 atendimentos, entre atualizações cadastrais, consultas e visitas domiciliares, 60 delas com sucesso. A maioria das famílias atendidas estava com o cadastro desatualizado, e boa parte é composta por pessoas unipessoais (que moram sozinhas) beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

Cidadania mais perto de quem precisa

A secretária Hélida Vilela destacou que o Distrito da Guia foi escolhido por abrigar uma população que enfrenta grandes desafios de deslocamento até o CRAS Jardim União, o mais próximo da região.

“Muitas pessoas deixam de ter acesso a direitos e benefícios porque não conseguem chegar até o CRAS. Nosso papel é ir até elas, garantir que o Cadastro Único esteja atualizado e que ninguém perca o acesso aos programas sociais. O mutirão foi pensado justamente para isso: levar cidadania onde ela é mais necessária”, explicou a secretária.

Ela adiantou que novas edições do mutirão estão previstas ainda para este mês em outras comunidades da zona rural, como Aguaçu, reforçando o compromisso da gestão em descentralizar os serviços e ampliar o alcance da política de assistência social.

Parceria e integração de serviços

A gerente do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Jéssica Santos, ressaltou o caráter integrado da ação. “Além do cadastramento na igreja, tivemos equipes visitando casas, especialmente de pessoas que vivem sozinhas. Também contamos com o apoio da Saúde, que realizou vacinação e pesagem do Bolsa Família, e com a equipe do Casamento Abençoado, que iniciou as inscrições para a cerimônia marcada para dezembro”, explicou.

Segundo ela, sob a orientação da secretária Hélida, a logística foi pensada para garantir o atendimento de quem mais precisa. “Por ser uma localidade distante, muitas famílias acabam com o cadastro desatualizado. Com o mutirão, conseguimos alcançar esse público e atualizar os dados de dezenas de famílias”, completou.

Igreja como parceira social

O pastor Elbert Yamashita, da Igreja Assembleia de Deus no Setor Distrito da Guia, destacou a satisfação da comunidade religiosa em contribuir com o poder público.

“Temos uma ação social contínua na igreja e ficamos felizes em abrir as portas para atender a população da Guia. Muitos moradores não têm como ir até Cuiabá, então trazer os serviços para cá é algo excelente. A parceria com a Prefeitura é um benefício para todos”, afirmou.

Voz da comunidade

Moradores que participaram do mutirão elogiaram a iniciativa.

“Acho bem legal, é um esforço para ajudar a comunidade também, porque tem muita gente que não tem condições de ir até o Jardim União, em Cuiabá. Ajuda bastante”, disse Luiza Santana de Oliveira, 39 anos.

“Foi muito boa essa parceria da Prefeitura com a igreja. Facilita muito para quem não consegue se locomover até Cuiabá”, completou Márcia de Almeida Silva, 45 anos.

Resultados e continuidade

Durante o evento, foram registradas 32 atualizações cadastrais, 56 consultas, 4 emissões de Carteira do Idoso e 2 inscrições no programa Casamento Abençoado, além dos atendimentos de saúde.

A secretária Hélida Vilela destacou que ações como essa fortalecem o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a inclusão social e o acesso a direitos.

“Nosso objetivo é garantir que cada cidadão, independentemente de onde viva, tenha acesso aos programas que asseguram dignidade, segurança e qualidade de vida. A presença da equipe aqui é uma demonstração de que a Prefeitura está atenta e próxima da população”, concluiu.

Com ações descentralizadas e integradas, a Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso em levar políticas públicas de forma efetiva e humana, garantindo que a cidadania alcance todos os cantos do município.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Jéssica Santos que atuou no Mutirão no Distrito da Guia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura acelera obras e prevê entrega de oito quadras esportivas em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá prevê concluir, nos próximos dias, a revitalização de oito quadras esportivas e de pelo menos duas quadras de areia em diferentes regiões da Capital. As obras são realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Entre os espaços que recebem intervenções está a quadra do bairro Bela Vista, que já passou pela revitalização do gradil, das muretas, da iluminação e das traves. Atualmente, o local está na etapa de pintura, que antecede a conclusão dos trabalhos.

No Parque da Família, as equipes já executaram as muretas que delimitam o espaço. A próxima etapa inclui a terraplanagem, a colocação de areia e a instalação do gradil, preparando o local para receber atividades esportivas e de lazer.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Barbosa, o cronograma de obras segue em ritmo acelerado e contempla diferentes modalidades e espaços de convivência.

“As obras da Secretaria de Esporte continuam em pleno vapor. Nos próximos dias, temos como previsão a conclusão de oito quadras revitalizadas, pelo menos duas quadras de areia concluídas e, na sequência, a retomada das obras do Maracascalho, bem como a construção de uma quadra de areia no bairro”, afirmou.

O secretário destacou ainda que a revitalização dos equipamentos públicos faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso da população ao esporte. “Continuamos firmes no fomento ao esporte, por entender que o esporte é uma grande ferramenta de transformação e inclusão social”, completou.

Além do Bela Vista e do Parque da Família, as intervenções também contemplam o bairro Terra Nova, dentro do conjunto de ações de recuperação e melhoria dos espaços esportivos da Capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA