Primavera do Leste

Revisão do Plano Diretor é fortalecida por debates durante o Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Publicado em

Primavera do Leste

A administração municipal de Primavera do Leste promoveu, nesta quarta-feira, 26, mais uma etapa fundamental do processo de revisão do Plano Diretor Participativo. Aproveitando a programação do I Fórum Comunitário do Selo UNICEF (2025–2028), integrantes da equipe técnica e representantes da sociedade civil se reuniram para discutir temas sensíveis e estruturantes para o futuro do município, com foco especial em três segmentos: Crianças e Adolescentes, pessoas da Melhor Idade e Portadores de Necessidades Especiais.


Segundo explica o secretário da Equipe da revisão do Plano Diretor, Romualdo Provozniki, a integração entre o Fórum e o processo de atualização da legislação urbanística reforça o caráter democrático e participativo da construção das políticas públicas municipais. 


“O Plano Diretor participativo é o instrumento que estabelece as políticas públicas e define os rumos que a cidade vai seguir em todas as áreas. O tema de hoje, crianças e adolescentes, melhor idade e pessoas com necessidades especiais, orienta diretamente essa construção”, destacou Romualdo.


O encontro promovido pela Secretaria de Assistência Social do município aprofunda o debate sobre a proteção, o desenvolvimento e os direitos das crianças e adolescentes, e todas as contribuições registradas passam a compor, de forma oficial, o processo de revisão do Plano Diretor. “Esse encontro já trabalha questões relacionadas às crianças e adolescentes, e isso automaticamente passa a fazer parte da revisão do Plano Diretor. O que for levantado aqui se transforma em conteúdo técnico que pode virar legislação, garantindo mais musculatura para esses segmentos dentro de Primavera do Leste”, reforçou.


Durante a reunião, a população é convidada a contribuir com sugestões, opiniões e demandas específicas. Cada manifestação registrada terá análise técnica e poderá integrar o texto final da nova legislação municipal.  “Hoje a gente está ouvindo a população. É um debate público. Tudo será registrado na revisão do Plano Diretor. Depois vamos fazer a tabulação dos dados, e isso vai compor o corpo da lei. Ou seja: o que as pessoas solicitarem aqui passa por análise e ganha a possibilidade de ter força de lei”, explicou Provozniki.


Ele ainda ressaltou a importância da participação direta. “Esta é a oportunidade para que as pessoas tenham voz ativa. O que for solicitado aqui pode se transformar em política pública com força legal dentro do município”.


A revisão do Plano Diretor segue com outras reuniões temáticas ao longo dos próximos meses, sempre priorizando a escuta pública e o alinhamento das políticas ao crescimento sustentável e inclusivo de Primavera do Leste.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Gestão municipal inicia retirada de veículos abandonados na Avenida Cascavel em Primavera do Leste

Publicados

em

A vice-prefeita Iva Viana, acompanhada do secretário de Governo Valfredo Rodrigues, realizou o acompanhamento da retirada de veículos abandonados na Avenida Cascavel, nos fundos da Delegacia Central, em Primavera do Leste.


A ação faz parte de uma força-tarefa da gestão municipal para remover veículos que estavam há anos no local e que agora serão destinados ao novo pátio municipal, estruturado e preparado para receber esse tipo de demanda.


Durante muito tempo, a falta de um espaço adequado para destinação desses veículos fazia com que eles permanecessem nas vias públicas, causando transtornos à população, prejudicando a trafegabilidade e impactando diretamente na organização urbana.


O novo pátio está localizado no bairro Parque Eldorado, na Avenida Dom Aquino, próximo ao IFMT, e representa um avanço importante na organização da cidade.


Segundo o secretário de Governo, a ação atende a uma demanda antiga da população.


“É um anseio da sociedade, por isso a gestão Sérgio Machnic e Iva Viana está procedendo a remoção de todos esses veículos da Avenida Cascavel, garantindo mais segurança no trânsito e melhor trafegabilidade para todos”, destacou Valfredo Rodrigues.


A vice-prefeita também ressaltou a importância da iniciativa para a cidade.


“Era um pedido da população. Muitas pessoas que transitam aqui enfrentavam dificuldades por conta desses veículos abandonados. Hoje, junto com o prefeito, o secretário e toda a equipe, estamos realizando essa retirada e levando para um pátio organizado. É uma vitória para todos, garantindo mais segurança e organização para Primavera do Leste”, afirmou Iva Viana.


A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a organização urbana, segurança no trânsito e qualidade de vida da população.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA