Diamantino
Prefeitura de Diamantino promove capacitação técnica sobre a Reforma Tributária para gestores, servidores e setor produtivo
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, realizou na segunda-feira (01.12) uma capacitação técnica direcionada ao prefeito, vice-prefeito, secretários e servidores municipais sobre a Reforma Tributária, que começa a entrar em vigor a partir de 2026.
O encontro foi conduzido pelo professor e Consultor Legislativo do Senado Federal, Fábio Dáquilla, com intermediação do Consultor Legislativo João Trindade Cavalcante Filho. Ambos apresentaram as principais mudanças previstas na legislação e seus impactos arrecadatórios e financeiros para os municípios.
Durante a capacitação, foram discutidos cenários, estratégias de adaptação e as responsabilidades da administração municipal diante das novas regras.
Além da formação interna, também foi promovido um encontro com empresários, empreendedores, advogados, contadores e demais profissionais do setor produtivo, onde foi apresentado uma análise dos principais pontos da Reforma Tributária.
Entre os temas abordados estiveram a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo (IS).
O Prefeito Chico Mendes ressaltou a relevância da capacitação e a necessidade de preparação do município diante das mudanças nacionais que estão por vir.
“Nosso objetivo foi ampliar o diálogo, principalmente com a comunidade e com os profissionais que integram o setor produtivo. É fundamental que todos compreendam as mudanças que estão por vir e estejam preparados para esse novo cenário.”
O palestrante Fábio Dáquilla ressaltou as mudanças trazidas pela Reforma Tributária e a importância de que o poder público e o setor produtivo estejam alinhados para enfrentar os novos cenários.
“A Reforma Tributária vai gerar impactos profundos na estrutura de tributação em toda a federação. São muitas medidas novas, diversos contextos inéditos que vão impactar todos os negócios. Nosso objetivo é esclarecer parte dessas mudanças e contribuir para que o município de Diamantino esteja preparado para o futuro.”
A Secretária Municipal de Fazenda, Solange Maria, explicou que o trabalho desenvolvido tem como foco preparar o município para as mudanças.
“A iniciativa surgiu, pois, a Reforma Tributária já é uma realidade, instituída por lei e com início de implementação a partir de 2026. Por isso, decidimos trazer uma consultoria para nos fornecer um diagnóstico do município e identificar de que forma podemos assegurar a arrecadação que temos.”
O Procurador-Geral do Município, Éder Assis, também comentou sobre a importância da capacitação.
“Estamos entrando em um novo cenário de tributação. É natural que as mudanças gerem dúvidas, por isso o município precisa se adaptar a essa nova realidade. Apesar de existir um período de transição, é fundamental começar essa preparação desde agora.”
A coordenadora do setor tributário, Aldry Alves, ressaltou a importância da capacitação como um momento de esclarecimento e preparação, tanto para os servidores quanto para o setor produtivo, diante das mudanças que a Reforma Tributária trará.
“Com a Reforma Tributária, há previsão de uma redução significativa na arrecadação em Mato Grosso. Por isso, este evento é fundamental para apresentar alternativas e orientar servidores e empresários a se prepararem para esse novo cenário.”
Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido com inscrições gratuitas
A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Diamantino e a Federação Mato-Grossense de Xadrez, realiza, entre os dias 11, 18 e 25 de maio, o 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido de Diamantino. A iniciativa visa incentivar a prática do xadrez, promover a integração entre os participantes e fortalecer o esporte no município.
A competição será realizada na quadra poliesportiva “Luciano Lamp”, localizada na Praça Francisco Ferreira Mendes, no bairro da Ponte, reunindo competidores de diferentes idades e níveis de experiência.
De acordo com o regulamento, o torneio será dividido em seis categorias, contemplando desde o público infantil até a categoria adulta, garantindo ampla participação da comunidade.
As partidas serão disputadas na modalidade de xadrez rápido, seguindo as regras oficiais da FIDE, com ritmo de jogo de 15 minutos, mais 5 segundos de acréscimo por lance.
A programação tem início no dia 11 de maio, com recepção, confirmação das inscrições e realização das duas primeiras rodadas. As demais rodadas acontecem nos dias 18 e 25. Ao final da última etapa, será realizada a cerimônia de premiação, com a entrega de troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de maio, por meio de formulário eletrônico.
Acesse o regulamento completo, clicando aqui.
O secretário de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, reforçou o convite para que toda a população participe e destacou que a iniciativa vai além da competição, mas que busca promover a inclusão, a convivência e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte.
“Esse campeonato representa um passo importante para o fortalecimento do esporte em Diamantino. Nosso objetivo é ampliar o acesso à prática esportiva e criar oportunidades de integração para toda a comunidade, valorizando os talentos locais.”
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





