Cultura

Biblioteca Nacional doa 2 mil livros para comunidades quilombolas

Publicado em

Cultura

Dois mil livros foram doados pela Biblioteca Nacional para comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro. Essa é mais uma iniciativa da instituição para democratizar o acesso à leitura, estimular a formação de leitores e valorizar as comunidades. Entre os títulos doados estão publicações sobre natureza, arte, poesia e também histórias em quadrinhos.

As comunidades atendidas estão localizadas nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Araruama e São Pedro da Aldeia. Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, reforçou o compromisso da instituição com a cidadania.

“A Biblioteca Nacional é um órgão vinculado ao Ministério da Cultura e a sua missão principal é de produzir a memória, todo o patrimônio bibliográfico, periódicos e musical, iconográfico realizados no nosso país. Mas nós também temos uma obrigação de solidariedade ao próprio país, a cidadania, e ouvimos o desejo daquilo que era possível oferecer às comunidades quilombolas e lá nos colocamos a toda disposição possível”.

Jane Oliveira, do Quilombo Maria Joaquina, uma das participantes do projeto, destacou a importância de iniciativas que facilitam o acesso aos livros para os moradores desses territórios. 

“Somos muito gratos por receber os livros da Biblioteca Nacional e a leitura é muito importante nas nossas vidas. A gente sabe que cada livro que foi entregue abre uma porta para o conhecimento,  fortalecer a identidade e preserva também a memória através da leitura que se constrói a cidadania”.

A Biblioteca Nacional vem realizando  uma série de doações de livros para comunidades e entidades. Entre os beneficiados, também  estão bibliotecas comunitárias, comunidades ribeirinhas e unidades prisionais.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Rock in Rio vai contar com reforço no transporte e na segurança

Publicados

em

Com a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas por dia, o Rock in Rio 2026 começa nesta sexta-feira (4) com um grande esquema de trânsito durante os dias do evento. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado orienta os participantes a planejar seus deslocamentos.

Trilhos e rodas

Os trens e metrôs vão contar com operação especial de 24 horas durante o Festival. As estações de trem Central do Brasil, Madureira e Deodoro vão funcionar durante toda a madrugada com viagens de hora em hora, facilitando a integração com o sistema do metrô e o BRT.

Trens extras também foram disponibilizados para o retorno do evento, com partidas da estação Deodoro, com destino à Central do Brasil, e da Central do Brasil para outros locais.

No metrô, a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o serviço especial BRT Rock in Rio, vai ficar aberta 24 horas para embarque. As demais vão funcionar em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, ficam abertas apenas para desembarque.

Segurança 

O evento conta ainda com um esquema especial de segurança pública, com mais de 7.500 agentes, além de câmeras de reconhecimento facial e um novo sistema de defesa do espaço aéreo para combate a drones. Além disso, a organização do festival conta com 1.600 profissionais de segurança privada.

A Polícia Civil vai atuar no local com foco na prevenção e repressão a furtos e roubos, especialmente de celulares, além do atendimento rápido às ocorrências, com a disponibilização de tablets para o registro digital.

O Departamento de Transportes Rodoviários realiza também uma operação para o combate ao transporte ilegal de passageiros e vai acompanhar o transporte regular em todos os dias de shows.

O Rock in Rio acontece nesta sexta-feira, no sábado, no domingo e na segunda-feira, e de sexta a domingo da semana que vem, no Parque Olímpico, na zona sudoeste do Rio.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA