Cultura
Brejo paraibano recebe festival Raízes do Brejo até domingo
Cultura
A cerca de duas horas e meia da capital paraibana, João Pessoa, existe uma região que surpreende quem imagina o Nordeste apenas como terra de sol forte e paisagem seca. É o Brejo paraibano, uma área de clima ameno que recebe turistas de todos os lugares, interessados em conhecer a história, arte, tradições, costumes e gastronomia local.

O turismo cultural fortalece a economia de cidades da região por meio de eventos como o Raízes do Brejo, que em sua 7ª edição movimenta dez cidades com programação gratuita. A iniciativa é promovida pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado. De acordo com a organização, o evento leva em média dez mil pessoas a cada município participante, totalizando cerca de cem mil visitantes. O Raízes do Brejo gera emprego e renda, valoriza o comércio, o artesanato e os artistas da região, como destaca o presidente do Fórum Regional, Josenildo Fernandes.
“A partir do momento que a gente divulga o município, leva turistas, pessoas para o município em busca desse evento, eles acabam divulgando o município como um todo. Então a rota, ela é bem importante para a divulgação do turismo local, como também aquecer a economia, como toda essa economia que vai gerando a partir dos pequenos negócios, dos artesãos, dos ambulantes que vendem, e também ativar negócios como pousadas, receptivos, guias de turismo”, diz
A sétima edição do Raízes do Brejo termina no dia 28 de dezembro, no município de Pilõezinhos.
Cultura
Inscrições para 24ª Semana Nacional de Museus estão abertas
Estão abertas as inscrições de atividades e eventos que museus e instituições culturais de todo o país querem oferecer na 24ª Semana Nacional de Museus. É que daqui a um mês, em 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus.

Para marcar a data, o Instituto Brasileiro de Museus promove uma nova edição da Semana Nacional dos Museus com foco no papel desses espaços na construção de uma sociedade democrática. Os responsáveis pelas instituições têm até 8 de maio para inscrever eventos e cadastrar as atividades no site visite.museus.gov.br.
A Semana Nacional de Museus vai de 18 a 24 de maio e, este ano, traz como tema: ‘Museus, unindo um mundo dividido’, com a proposta de debater o atual contexto de desigualdades persistentes, conflitos e disputas de narrativas.
Durante os sete dias de programação, museus e instituições culturais do país oferecem programações com exposições, visitas mediadas, oficinas, palestras e ações educativas. Todas as informações estão disponíveis no site Visite Museus.
-
Entretenimento7 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso4 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá4 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT3 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Cuiabá4 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Rondonópolis5 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Mato Grosso6 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





