Sinop
Prefeitura de Sinop busca tecnologias modernas para reforçar a limpeza urbana
Sinop
A visita, organizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), contou com a presença do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e de seus secretários municipais. Além de acompanhar a apresentação de maquinários de limpeza e varredeiras mecanizadas modernizadas, o encontro serviu para alinhar projeto comum entre os municípios.
Os equipamentos têm como objetivo tornar a manutenção das vias públicas mais eficiente, rápida e sustentável, contribuindo para uma cidade mais limpa e saudável. O vice-prefeito, Paulinho Abreu, reconhece que a limpeza urbana é um desafio para Sinop – uma cidade que cresce em ritmo acelerado e que a busca por alternativas que melhorem a qualidade dos serviços oferecidos à população, é fundamental.
“Estamos buscando alternativa para tornar a nossa cidade mais limpa e o serviço mais eficiente. Aqui em Lucas do Rio Verde está acontecendo a demonstração de uma varredeira mecanizada, com vários modelos. Viemos conhecer como ela funciona para buscar futuramente a contratação para o nosso município. Precisamos sempre buscar tecnologias que melhorem a eficiência do serviço. Esse tipo de equipamento substitui mão de obra, torna a cidade mais limpa e garante um serviço rápido, eficiente e sustentável”, destacou Paulinho.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, ressaltou a versatilidade do equipamento, que pode ser utilizado em diferentes espaços públicos do município. “A varrição mecanizada pode atender nossos parques Natural Municipal Florestal, Jardim Botânico, pistas de caminhada e também auxiliar a Secretaria de Obras como um todo. Foi um convite importante do Cidesa, onde os municípios, juntos, podem pensar na aquisição de forma mais eficiente. Conhecemos a tecnologia, levamos a proposta para Sinop e vamos trabalhar com o prefeito e o vice-prefeito para viabilizar essa aquisição”, avaliou ele.
Já o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vilmar Scherer, enfatizou a importância de investir em equipamentos modernos para melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos conhecendo novas tecnologias para aprimorar a limpeza urbana da nossa cidade. Sabemos que precisamos avançar muito, e isso passa pela aquisição de equipamentos que façam o trabalho de forma mais rápida e eficiente, atendendo melhor a população e garantindo mais qualidade de vida para o povo de Sinop”, afirmou.
A troca de experiências entre os municípios reforça o compromisso da gestão municipal em buscar soluções inovadoras e sustentáveis, que contribuam para uma Sinop cada vez mais organizada, limpa e preparada para o futuro.
Sinop
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
-
Várzea Grande2 dias atrásOdair Martins assume Loja Maçônica em VG
-
Política5 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Várzea Grande5 dias atrásVárzea Grande terá horário especial em repartições públicas nesta sexta-feira para jogo da Seleção Brasileira
-
Política7 dias atrásCâmara aprova MP sobre piso do frete e inclui anistia a multas por bloqueio de estradas
-
Mato Grosso6 dias atrásEx-diretor da Unimed Cuiabá continuará como réu em processo sobre irregularidades contábeis
-
Política7 dias atrásComissão mista aprova parecer que cria piso salarial para motorista de longa distância
-
Política5 dias atrásSenado avalia MP sobre piso do frete e anistia por bloqueio de estradas
-
Política5 dias atrásNova lei cria política nacional para estudantes com altas habilidades












