Polícia
Homem é preso pela Polícia Civil ao tentar abrir conta em banco com documento falso
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (14.1), um homem, de 39 anos, suspeito de uso de documento falso e falsificação de documento particular em uma agência bancária localizada em Canarana.
A equipe da Delegacia de Canarana foi ao banco após receber uma denúncia anônima de que um homem estava em uma agência bancária da cidade com documentos falsos e tentando abrir uma conta para obtenção de vantagens ilícitas.
No local, os policiais constataram que o suspeito apresentou uma carteira de identidade em nome de um homem com as iniciais R.C.A. No entanto, após consulta aos sistemas oficiais de identificação, foi verificado que a fotografia vinculada ao documento não correspondia à pessoa abordada, evidenciando a falsidade do documento.
Ainda durante a ação, os policiais apreenderam, em posse do suspeito, um comprovante de renda e solicitação de abertura de conta bancária em nome de empresa privada, documento considerado inverídico, destinado a induzir a instituição financeira a erro.
Diante dos fatos, ficou caracterizada a prática dos crimes previstos nos artigos 304 (uso de documento falso) e 298 (falsificação de documento particular) do Código Penal.
O suspeito foi levado para a delegacia, onde os policiais entraram em contato com as Polícias Militares de Goiás e de Minas Gerais e foi constatado que o mesmo suspeito teria tentado aplicar golpes semelhantes em outra agência bancária no dia anterior, 13 de janeiro de 2026, em Iporá (GO), demonstrando reiteração criminosa e continuidade delitiva.
O suspeito não portava qualquer documento com seu nome verdadeiro no momento da abordagem, o que inviabilizou sua identificação civil regular, sendo necessária a adoção do procedimento de identificação criminal, conforme previsão legal.
“O crime de uso de documento falso é de natureza formal, consumando-se no momento em que o documento é apresentado, ainda que por exigência da autoridade policial, entendimento já consolidado na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Não é imprescindível a realização imediata de exame pericial para comprovação da materialidade, podendo a falsidade ser demonstrada por outros meios de prova”, afirmou o delegado Diogo Jobane Neto, titular de Canarana.
Diante do fato, o suspeito foi preso em flagrante e os documentos falsos e o aparelho celular utilizado pelo suspeito foram apreendidos e encaminhados à Politec para exames periciais. O homem permanece à disposição da Justiça.
“A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que têm papel fundamental no combate a crimes de estelionato, falsificação e fraudes financeiras na região”, frisou o delegado titular de Canarana.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Polícia
PM salva mulher de tentativa de feminicídio e prende agressor em flagrante
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu um homem, de 40 anos, pelo crime de tentativa de feminicídio, na noite deste domingo (18), em Cuiabá. O suspeito foi detido após ser flagrado enforcando a vítima, de 39 anos, no bairro Tijucal.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 9º Batalhão foi acionada por populares que denunciaram que uma mulher estaria sendo agredida e gritando por socorro em uma residência do bairro. Segundo os denunciantes, a vítima estaria dizendo que era ameaçada de morte.
No local, os policiais notaram que a casa estava com as portas e janelas trancadas e fizeram o arrombamento do local. Ao entrarem na residência, flagraram o suspeito estrangulando a vítima e ordenaram que ele soltasse a mulher.
Em seguida, outras equipes do 9º BPM compareceram no imóvel e algemaram o homem, levando ele para a Delegacia de Plantão de Violência Contra Mulher para registro da ocorrência e demais providências.
A vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento médico em uma unidade de saúde e passa bem.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia5 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Opinião2 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Política6 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Polícia4 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
OAB4 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande2 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher












