Política

Presidente da ALMT, Max Russi abre trabalhos legislativos de 2026

Publicado em

Política

Na manhã desta segunda-feira (2), no plenário das Deliberações Renê Barbour, o deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), abriu oficialmente a 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, dando início aos trabalhos parlamentares de 2026. A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes (UB), o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), além de autoridades dos poderes Executivo, Ministério Público e de entidades representativas.

Durante o discurso, Max Russi destacou o significado institucional da abertura do ano legislativo. “Este momento tem profundo significado institucional. A abertura de uma Sessão Legislativa não se limita ao cumprimento de um rito formal previsto no Regimento Interno. Ela representa, sobretudo, a reafirmação solene do compromisso permanente desta Casa com a democracia, com a Constituição e com o povo de Mato Grosso”, afirmou.

O presidente da ALMT também reforçou a importância da harmonia entre os poderes como instrumento para o avanço de pautas relevantes para a população. “O diálogo institucional não fragiliza a democracia. Ao contrário, é ele que a fortalece, permitindo a construção de soluções conjuntas, a prevenção de conflitos e o aprimoramento das políticas públicas”, disse.

Ao fazer um balanço do primeiro ano à frente da Presidência da Casa, Russi ressaltou avanços importantes, como a aprovação do Reajuste Geral Anual dos servidores públicos estaduais, no percentual de 5,40%, após sete anos sem reajuste real. “Esse episódio demonstra que é possível conciliar responsabilidade com justiça, técnica com humanidade”, destacou.

Ao finalizar o seu discurso, Max Russi reafirmou o compromisso da Presidência com uma atuação plural e participativa. “Para esta nova Sessão Legislativa, reafirmo o compromisso com uma pauta aberta ao diálogo, orientada pelo interesse público e com a indispensável participação popular”, concluiu.

O governador Mauro Mendes fez um balanço do executivo e também ressaltou a parceria com a ALMT que permitiu avançar em diversas áreas no estado. “Ao longo desses 7 anos, contamos sempre com o apoio desta Casa Legislativa em momentos extremamente importantes para Mato Grosso. Fica aqui o meu respeito a todos os deputados.”

Após a instalação do ano legislativo, os parlamentares realizarão sessão extraordinária para votação de projetos. Entre as matérias em pauta, está o Projeto de Lei Complementar nº 57/2025, que trata da promoção de subtenentes da Polícia Militar por ato de bravura. No mês passado, o presidente da ALMT informou, por meio das redes sociais, que uma falha de comunicação resultou no veto ao projeto.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Congresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado

Publicados

em

A visitação institucional ao Palácio do Congresso Nacional ficará suspensa, por motivo de segurança, deste sábado até a segunda-feira — 5 a 7 de setembro. Visitas agendadas na página do programa serão retomadas na quinta-feira (10). Já as sem marcação só poderão ser feitas a partir da sexta (11).

Durante o roteiro, que tem duração aproximada de 50 minutos, o visitante conhece os principais salões do Palácio e os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os grupos saem a cada meia hora, das 9h às 17h, a partir do Salão Negro, e são guiados por monitores. O acesso se dá pela rampa principal do Congresso.

O programa de visitação é organizado conjuntamente pelas equipes de relações públicas da Câmara e do Senado. As visitas ocorrem normalmente em dias úteis (exceto terças e quartas-feiras), finais de semana e feriados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA