A igreja, fundada por volta de 1730 e construída inicialmente por mãos de negros escravizados e libertos, é considerada um dos marcos fundacionais da capital mato-grossense. Tombada pelo IPHAN em 1975 e integrada ao perímetro do Centro Histórico de Cuiabá, o templo foi interditado pela Defesa Civil em maio de 2022 devido a riscos estruturais, como infiltrações, umidade, mofo e problemas no telhado e piso.
Desde então, a comunidade local e os fiéis aguardam a retomada das celebrações e a reabertura do espaço, que também sedia a tradicional Festa de São Benedito, uma das mais antigas e longas celebrações religiosas do estado.
A vereadora informou que já existem projetos em andamento e que está somando esforços junto a parceiros para viabilizar os recursos necessários. “Já existem projetos e estamos somando esforços, buscando apoio para que essa obra finalmente saia do papel. Seguimos trabalhando para que as portas dessa igreja possam se abrir novamente”, destacou.
Para Monnize Costa, preservar o patrimônio histórico vai além da arquitetura: “Cuidar da nossa história também é cuidar das pessoas”.
A paróquia continua mobilizando recursos e parcerias para superar os entraves burocráticos e financeiros que atrasam o início efetivo da restauração. A expectativa é que, com o avanço das articulações, o templo volte a receber a comunidade em breve.









