Cuiabá
Primeira-dama lidera ação integrada para revitalizar e fiscalizar pontos de ônibus em Cuiabá
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá deu início ao amplo trabalho de restauração e melhoria dos pontos de ônibus da Capital, começando pelo da Avenida Rubens de Mendonça, localizado em frente ao Pantanal Shopping. O projeto contempla melhorias estruturais, nova pintura, retirada de publicidade irregular, recuperação de bancos, reorganização das lixeiras e reforço na iluminação, além de ações de conscientização para que a população ajude a conservar os espaços públicos.
A iniciativa integra um trabalho coordenado pela vereadora e primeira-dama Samantha Iris, com foco na melhoria dos espaços, na intensificação da fiscalização contra publicidade irregular e na segurança dos usuários do transporte coletivo, principalmente das mulheres.
“Estamos dando início às melhorias nos pontos de ônibus. Essa manutenção trará mais segurança à população que depende do transporte coletivo, especialmente às mulheres. Esse trabalho envolve toda uma questão estrutural, com pintura, retirada de publicidade irregular, melhoria dos bancos, posicionamento de lixeiras e conscientização para garantir que os pontos continuem em boas condições. É importante que todos colaborem e ajudem a cuidar do espaço, que é de todos”, afirmou Samantha Iris.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, os trabalhos serão realizados no período noturno para garantir agilidade na execução dos serviços e menor impacto no trânsito. “Vamos revitalizar esses espaços, fazer a limpeza e deixá-los mais bonitos e em boas condições. As equipes da Secretaria de Obras farão essa manutenção no período noturno. É um serviço de extrema importância para capital”, afirmou Reginaldo.
A secretária de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Francyanne Lacerda, explicou que esta restauração é a primeira de várias que serão realizadas nos abrigos de ônibus. Em janeiro deste ano, a equipe técnica do município esteve em diversos pontos avaliando as medidas necessárias para limpeza e manutenção. Foram vistoriados pontos localizados no Morro da Luz, na região central de Cuiabá, além de outros dois na Avenida Brasil e no bairro Tijucal.
“Estamos aqui hoje por determinação do prefeito Abilio Brunini e a pedido da primeira-dama Samantha Iris para a restauração deste ponto de ônibus. Este é o primeiro de vários que serão revitalizados. Intensificaremos a fiscalização, principalmente em relação às mídias irregulares”, ressaltou Francyanne.
Com a ação integrada entre as secretarias de Obras, Mobilidade e Ordem Pública, além da reestruturação física, a Prefeitura reforça a fiscalização para coibir a fixação de panfletos e anúncios não autorizados nos abrigos. A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, enfatizou que a fiscalização será reforçada e alertou que a prática contribui para a degradação visual e estrutural dos espaços públicos.
“Percebemos diversos pontos de ônibus da Capital repletos de panfletos e anúncios, formando um ambiente sujo e desagradável. Não é permitido afixar publicidades nos abrigos de ônibus. Esse não é o local adequado para esse tipo de divulgação, pois torna o ambiente sujo, poluído e desagradável, além de gerar custos aos cofres públicos com limpezas constantes. Nosso objetivo não é prejudicar anunciantes, trabalhadores ou prestadores de serviço. Porém, se houver insistência na fixação irregular de publicidade nos pontos de ônibus da Capital, as medidas cabíveis serão adotadas”, pontuou Juliana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso17 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá17 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso17 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá17 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











