Mato Grosso
Parceria da Sesp com prefeitura garante mais 68 câmeras do Vigia Mais para Primavera do Leste
Mato Grosso
O município de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá), recebeu nesta quinta-feira (19.2) mais 68 câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT. Com a nova remessa, a cidade passa a contar com 248 equipamentos voltados ao reforço da segurança pública, ampliando a capacidade de vigilância, prevenção e apoio às ações de repressão à criminalidade.
Em ato realizado na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá, o secretário coronel César Roveri, fez a entrega das 68 novas câmeras ao prefeito Sérgio Machnic. Essa ampliação possibilita ao município fortalecer a cobertura em pontos estratégicos de avenidas, ruas, praças e outros ambientes com emprego de equipamentos de alta resolução, dotado de tecnologia de leitura de placas veiculares e outros recursos.
Em Primavera do Leste, a população já contava com câmeras do Vigia Mais instaladas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e Corpo de Bombeiros Militar, além de empresas como Rota dos Grãos, Magazine Luiza, FS Bioenergia e uma igreja evangélica.
O prefeito Sérgio Machnic destacou que a ampliação representa um avanço significativo para a proteção da população. “Estamos levando mais tecnologia à segurança de Primavera do Leste. Sabemos que com o serviço de videomonitoramento quem ganha é a nossa população, que conta com câmeras integradas aos centros operacionais das forças de segurança para auxiliar no cuidado da cidade”, afirmou.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, ressaltou que o Vigia Mais MT é uma política pública consolidada em Mato Grosso e que essa ampliação fortalece a muralha digital que está sendo erguida em todo o estado com o que há de mais moderno em tecnologia de videomonitoramento.
“Primavera do Leste integra um programa que já apresenta excelente resultados na redução de índices criminais, resolução de crimes e aumento da sensação de segurança da população. As imagens produzidas pelas câmeras auxiliam na prevenção, identificação de suspeitos e solução de crimes”, destaca Roveri.
A assinatura do convênio contou com a presença de autoridades estaduais e representantes do município, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da segurança pública por meio da tecnologia e da integração operacional.
O Vigia Mais MT
Atualmente, 130 municípios aderiram ao Vigia Mais MT, com 19.900 câmeras entregues, sendo 15.900 em operação no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O programa contribui para a prevenção de crimes, recuperação de veículos, produção de provas e fortalecimento da atuação integrada das forças de segurança em Mato Grosso.
*Sob supervisão de Alecy Alves
Fonte: Governo MT – MT
OAB
Cejusc Agro: Gisela Cardoso destaca papel indispensável da advocacia na solução de conflitos no campo
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Agro, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Durante o evento, a presidente parabenizou o TJMT pela iniciativa pioneira no país, ressaltando o reconhecimento da OAB-MT sobre a importância de uma unidade voltada exclusivamente às demandas do agronegócio. Em sua fala, Gisela destacou o papel fundamental dos advogados e advogadas no processo de pacificação.
“Mato Grosso é o estado do agro, o estado que alimenta o Brasil, e a nossa advocacia é essencial para viabilizar o diálogo e a solução de conflitos. A advocacia mato-grossense está qualificada e preparada. A OAB-MT quer contribuir para a construção cada vez mais eficiente deste projeto, fortalecendo uma iniciativa capaz de promover a paz social no campo e assegurar a continuidade das atividades produtivas”, pontuou a presidente.
Gisela Cardoso fez ainda um alerta sobre a importância de garantir a inclusão da advocacia do interior do estado na dinâmica do novo Cejusc.
“A força do agronegócio está espalhada por dezenas de municípios, muitos deles distantes dos grandes centros, onde advogadas e advogados atuam diariamente, conhecem a realidade dos produtores, acompanham as relações comerciais e compreendem as particularidades econômicas locais. É uma advocacia que conhece o território, as pessoas e as circunstâncias concretas que frequentemente determinam o sucesso ou o fracasso de uma negociação. Portanto, desempenha um papel decisivo no diálogo e nas soluções”, defendeu.
Em resposta, o desembargador Mário Kono, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, assegurou que as preocupações da classe foram compreendidas. “O Cejusc Agro é uma ferramenta voltada para todo o estado, com funcionamento predominantemente virtual. Esperamos que os advogados de todos os cantos de Mato Grosso façam uso dessa estrutura”, afirmou.
O Cejusc do Agro será responsável por mediar e conciliar controvérsias ligadas à renegociação de dívidas, crédito rural, comercialização de safras, recuperação judicial e contratos agrários. Para isso, a estrutura contará com mediadores qualificados em direito agrário, crédito rural e mercado de commodities, além de especialistas multidisciplinares em produção, logística e cálculos de safras.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Mato Grosso7 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino5 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026













