Mato Grosso

Seduc divulga resultado preliminar de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra neste ano

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (23.2), o resultado preliminar dos 100 estudantes que participarão da edição 2026 do programa de intercâmbio MT no Mundo.

A lista completa foi anunciada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, durante visita a Escola Estadual Antônio Epaminondas, em Cuiabá.

Com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, os participantes do MT no mundo vão participar de uma experiência de intercâmbio na Inglaterra durante três semanas. Nesta quarta edição, os investimentos no programa alcançaram mais de R$ 22 milhões.

O estudante Gustavo Henrique Zanchet dos Santos Andrade, do 1º ano do Ensino Médio, foi pego de surpresa ao receber a notícia em primeira mão durante anúncio realizado pelo secretário de Educação, Alan Porto, na escola.

“Fiquei muito nervoso quando recebi a notícia, é difícil de explicar. Hoje entendi o que o estudo, esforço e dedicação podem realizar. Ser escolhido em um programa tão grande mostra o quanto a educação abre caminhos que pareciam ser tão distantes”, afirmou.

Todos os estudantes que estiveram regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio no ano letivo de 2025 e que tenham sido regularmente matriculados no ano letivo de 2026 estavam automaticamente inscritos e concorreram às vagas para o programa.

De acordo com o secretário Alan Porto, “o Estado irá custear todas as despesas com a preparação, emissão de documentos, viagem, translado, hospedagem, alimentação, chip de celular com acesso à internet, cartão de transporte público no país estrangeiro, entre outros”.

Além do curso de General English com 30 aulas semanais de 40 minutos cada e material didático, os estudantes selecionados no programa terão teste de nivelamento de entrada e de saída, certificado de conclusão, cartão de transporte público no país estrangeiro de destino no trajeto da acomodação à escola.

Os testes de proficiência serão realizados com os estudantes selecionados no resultado final, antes do embarque e no retorno da viagem a fim de diagnosticar o impacto de aprendizagem e evolução na competência linguística.

Cronograma

Resultado preliminar da classificação: 23/2/2026

Período de recursos: 24 a 27/2/2026

Resultado dos recursos: 9/3/2026

Classificação final: 10/3/2026

Período de entrega dos documentos nas unidades escolares: até 13/4/2026

Confira, em anexo, a lista dos estudantes pré-selecionados para a quarta edição e o edital do programa

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) considera um retrocesso a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei 2.239/2022 que altera o Código de Processo Civil (CPC) estabelecendo novos critérios para concessão da gratuidade de Justiça.

Em um país com custas processuais tão exorbitantes, que por si só já afastam o acesso pleno à Justiça, não podemos concordar com qualquer restrição ou diminuição de direitos já adquiridos.

A determinação do teto de dois salários mínimos para o acesso gratuito à Justiça só trará um resultado, o aumento no afastamento do cidadão ao Poder Judiciário.

Tal fato não pode servir de compensação para novos requisitos de concessão da gratuidade da justiça trazidos no projeto aprovado pelo Senado e agora encaminhado para nova análise na Câmara dos Deputados.

Nesse sentido, a OAB-MT conclama o Congresso Nacional, em especial a bancada federal do Estado de Mato Grosso, para votar contra a referida proposta.

A defesa da cidadania, da Constituição e do acesso universal à Justiça é compromisso permanente da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA