Primavera do Leste

Projeto “De Olho no Óleo” incentiva descarte correto e gera recursos para escolas em Primavera do Leste

Publicado em

Primavera do Leste

O projeto “De Olho no Óleo”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com empresas privadas, tem como objetivo incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado, evitando que o produto seja jogado de forma irregular no meio ambiente.


A ação conta com pontos de coleta distribuídos em escolas e em outros locais estratégicos do município, como a própria Secretaria, que também funciona como ponto de entrega para quem deseja descartar o óleo de forma adequada. As unidades escolares possuem recipientes apropriados para o armazenamento do material, que é levado pelas famílias dos alunos, como acontece na EMEI Profª Rosidelma Almeida, um dos pontos de coleta.


A técnica em meio ambiente e responsável pela educação ambiental, Renata Bergonzi, destaca a importância da participação das famílias no processo.


“As famílias precisam fazer o armazenamento do óleo em suas residências, guardando em garrafas PET e levando até a escola ou a um ponto de entrega voluntária. As escolas que funcionam como ponto de coleta recebem R$ 1,50 por litro arrecadado, valor que é depositado na conta da Associação de Pais e Mestres, podendo ser utilizado em projetos de educação ambiental ou para suprir alguma necessidade da unidade escolar”, explicou.


Renata também reforça que, além de possibilitar a reutilização do óleo nas indústrias, o descarte correto evita sérios danos ambientais. Quando jogado de forma inadequada, o óleo pode causar entupimentos na rede de esgoto e contaminar o solo e a água, sendo que um único litro pode poluir até 25 mil litros de água.


A diretora da escola também ressaltou a importância da iniciativa.


“Isso que a SAMA faz é um trabalho muito importante, pois muitas vezes as pessoas não têm um local adequado para descartar o óleo usado e acabam jogando na pia, o que causa muitos danos”, destacou.


Após a coleta, o óleo é encaminhado por uma empresa responsável para reciclagem, sendo destinado à produção de biodiesel ou utilizado como fonte alternativa em usinas de asfalto. Dessa forma, o material que poderia causar impactos ambientais passa a ser reaproveitado e transformado em novos produtos.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Férias Sem Fome encerra primeira edição com mais de 100 crianças atendidas em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira (17) a primeira edição do programa piloto Férias Sem Fome, realizado na Escola Municipal Tia Dejane. A iniciativa nasceu por indicação do vereador Rafael Abreu e foi construída em parceria entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, contando ainda com o apoio de diversas entidades, associações e projetos sociais do município.


O programa, que teve início no dia 6 de julho, superou as expectativas. A ação começou atendendo cerca de 37 crianças e encerrou as duas semanas com mais de 100 participantes, que receberam alimentação diária, participaram de atividades recreativas, oficinas, brincadeiras, apresentações, cortes de cabelo e diversas ações promovidas pelos parceiros.


Toda a alimentação, organização e mão de obra foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio das instituições parceiras e da equipe da Secretaria Municipal de Educação.


Ao longo das duas semanas participaram da programação:


  •  06/07: Casa da Amizade;
  •  07/07: Lareira;
  •  08/07: Mão na Massa;
  •  09/07: Livres Para Correr;
  •  10/07: Associação dos Amigos;
  •  13/07: Jornada Jovem;
  •  14/07: Impulso;
  •  15/07: Teatro Faces;
  •  16/07: Corpo de Bombeiros Militar;
  •  17/07: Clube de Carros Antigos.


O prefeito Sérgio Machnic ressaltou a importância da união entre o poder público e as entidades para tornar a iniciativa possível.


“Ver essas crianças participando, se alimentando, brincando e sendo acolhidas durante esse período é motivo de muita alegria. Esse resultado só foi possível graças ao trabalho conjunto entre a Prefeitura, o Legislativo e todas as entidades parceiras que abraçaram essa causa. Quando unimos forças, quem ganha é a população, principalmente nossas crianças.”


Uma das mães beneficiadas, Cláudia, contou que o projeto fez diferença para sua família.


“Fez diferença. Eu achei um projeto muito bom, assim como eu sei que outras mães também acharam muito bom. Eu gostei muito do projeto. Ajuda as crianças, ajuda a família. Então eu achei maravilhoso. Para mim funcionou.”


Durante os dias de programação, as crianças participaram de diversas atividades educativas, culturais e recreativas, tornando o período de férias ainda mais especial. O encerramento marcou o sucesso da iniciativa e reforçou a importância da união entre poder público, entidades e voluntários em ações voltadas ao cuidado com as famílias primaverenses.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA