Cultura
Festival do Dendê começa nesta quarta-feira (4) na Bahia
Cultura
Começa nesta quarta-feira, na Agrovila Pinhão Manso, em Camaçari, Bahia, a quinta edição do Festival do Dendê. O evento celebra o preparo gastronômico ancestral, os ingredientes típicos da cozinha baiana; a cultura do dendê; e sua cadeia produtiva na Bahia. O objetivo é mostrar essa culinária acima de tudo como símbolo de identidade afro-brasileira, memória e resistência.

A abertura do Festival acontece logo mais, às 18h30, na Cidade do Saber, em Camaçari, com o lançamento do livro, “Festival do Dendê”, que além de reunir receitas e revelar pessoas ligadas ao festival, conta histórias de território, ancestralidade e resistência.
E a partir desta quinta-feira, por meio do “Cozinha Show”, mais de vinte chefs nacionais e internacionais irão oferecer, até o dia 11 de março, vários momentos de vivência gastronômica, troca de saberes com comunidades tradicionais e conexões culinárias das cozinhas camaronesa, francesa, estadunidense, marfinesa, colombiana e brasileira.
A programação conta também com momentos ligados a bioconstrução, plantio simbólico, trilhas ecológicas e encontros acadêmicos.
Grande parte da programação do festival é gratuita e aberta ao público. Além da Agrovila Pinhão Manso, haverá eventos também na Comunidade Monte Gordo e no Quilombo do Kaonge, também localizados em Camaçari . As inscrições e calendário dia a dia dos eventos estão disponíveis no site festivaldodende.com
Cultura
Viva Maria: Flip 2026 celebra a força da língua portuguesa em Paraty
Olá, gente amiga deste nosso programa, que se apressa em convidar toda a sua audiência a se sentir na paradisíaca cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. A partir de amanhã e até o próximo domingo, a cidade vai reunir escritores, pensadores e artistas do Brasil e do mundo na 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2026, que este ano tem como tema central “A energia da Língua Portuguesa!” 

Mais do que uma oportuna homenagem, o tema celebra a diversidade e a potência dessa nossa língua-mãe, que une mais de 260 milhões de falantes em todo o mundo.
Ao longo dos próximos cinco dias, a língua portuguesa vai ecoar nas mesas de debate, nas atividades programadas e nos diversos espaços da Flip, como a Tenda dos Autores, uma grande vitrine para livros que fazem história. Que o diga Cristina Serra, jornalista e apresentadora do programa Brasil no Mundo, da TV Brasil, que teve a oportunidade de lançar, na Flip de 2019, o livro que escreveu sobre a tragédia de Mariana.
Agora, outra obra marcada pela memória e pela busca por justiça chega ao evento.
Sete anos após perder seus dois únicos filhos e a nora, grávida de seu primeiro neto, no rompimento da barragem de Brumadinho, Helena Taliberti transforma o luto em literatura. Depois de criar o Instituto Camila e Luiz Taliberti, ela lança um relato autobiográfico que vai além da dor: é um grito contra o esquecimento e um convite à justiça, à memória e à vida.
O livro será lançado oficialmente na 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na Casa Ofício, no dia 25 de julho, às 11h30. Na obra, Helena registra sua trajetória de amor, sofrimento e ressignificação, convidando o público a refletir sobre o luto e a importância de preservar a memória.
O lançamento será marcado pelo painel “Semear futuros, cultivar a vida”, que reunirá Helena Taliberti, a jornalista, escritora e roteirista Jéssica Moreira, autora da coluna Morte sem Tabu, da Folha de S.Paulo, e o jornalista e escritor Jamil Chade, referência na cobertura de direitos humanos e crises humanitárias.
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política5 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













