Primavera do Leste
“Logística é o segredo do desenvolvimento”: prefeito destaca ferrovia, aeroporto e planejamento de 30 anos para o futuro de Primavera
Primavera do Leste
Durante programação realizada na área central da vitrine tecnológica, nesta quarta-feira,11, o prefeito Sérgio Machnic participou de um talk show ao vivo conduzido pelos apresentadores Bola e Carioca, onde abordou temas ligados ao desenvolvimento econômico e estrutural de Primavera do Leste. Durante a entrevista, o prefeito destacou principalmente os investimentos em infraestrutura logística que devem impulsionar a economia regional, com destaque para o terminal ferroviário da Rumo.
Segundo ele, a implantação do terminal deve ampliar significativamente a movimentação de grãos e gerar milhares de empregos. “Esse terminal vai movimentar entre 700 e 800 caminhões por dia, transportando soja, milho e outros produtos para o porto de Santos. Isso deve gerar centenas de empregos diretos, além dos indiretos aqui em Primavera”, afirmou o prefeito.
Sérgio também ressaltou que o impacto da ferrovia vai além do município. O trecho entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, passando por Primavera do Leste, soma cerca de 700 quilômetros de extensão e representa investimentos estimados em aproximadamente R$ 15 bilhões. De acordo com o prefeito, somente no terminal local cerca de 1.200 trabalhadores deverão atuar quando a estrutura estiver em pleno funcionamento. “A logística é o segredo do desenvolvimento. Quando você melhora a infraestrutura, toda a economia cresce junto”, destacou.
Outro ponto abordado durante o talk show foi a ampliação da infraestrutura aeroportuária do município. O prefeito explicou que o projeto de modernização do aeroporto municipal passou por adequações e prevê melhorias importantes, incluindo pista com dois mil metros de extensão e nova estrutura de atendimento.
Segundo ele, no entanto, o crescimento acelerado da cidade exige planejamento ainda mais amplo para o futuro. “Primavera do Leste dobrou de população nos últimos dez anos. Precisamos pensar em um aeroporto com maior capacidade para receber voos regionais e acompanhar esse crescimento”, afirmou.
O prefeito também mencionou iniciativas voltadas ao planejamento urbano e tecnológico do município. Entre elas, a parceria firmada com instituições de inovação como o Parque Tecnológico de São José dos Campos, voltada à implantação do conceito de cidade inteligente em Primavera do Leste. A proposta busca estruturar projetos públicos com planejamento de longo prazo, considerando um horizonte de desenvolvimento de até 30 anos.
O gestor finalizou afirmando que “todos os projetos precisam ser pensados olhando para o futuro. Queremos desenvolver Primavera com qualidade, transparência e planejamento, para que a população seja a principal beneficiada desse crescimento”.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Prefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura, atuou de forma imediata no combate ao incêndio registrado neste domingo (18) no antigo aterro sanitário municipal. O fogo teve início por volta das 11h da manhã, após uma faísca da rede elétrica atingir a vegetação seca e materiais combustíveis existentes na área.
O principal objetivo da força-tarefa foi impedir que as chamas se expandissem para outras áreas do entorno. Graças à rápida mobilização das equipes, o incêndio foi contido ainda no mesmo dia, preservando áreas vizinhas e evitando maiores danos ambientais.
Assim que a ocorrência foi identificada, foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e empresas privadas, que disponibilizaram caminhões-pipa para reforçar o combate.
Ao todo, participaram da operação dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três caminhões da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro caminhões da iniciativa privada, garantindo uma resposta rápida e eficiente durante todo o dia.
Após aproximadamente 12 horas de trabalho ininterrupto, por volta das 23h, as equipes conseguiram controlar completamente o avanço das chamas, impedindo que o fogo alcançasse outras áreas. Em seguida, foi iniciado o trabalho de rescaldo e monitoramento, que continua para eliminar pequenos focos remanescentes e evitar qualquer possibilidade de reignição.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, destacou que toda a estrutura foi mobilizada imediatamente após o chamado.
“Logo que recebemos o chamado, a Prefeitura foi mobilizada, assim como o Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. Tivemos dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro da iniciativa privada auxiliando no combate. Permanecemos aqui durante todo o dia e seguimos até as 23 horas realizando o rescaldo. O incêndio está controlado e continuaremos monitorando a área para evitar novos focos”, afirmou.
Paulo Rocha ressaltou ainda que o trabalho continuará nos próximos dias com ações preventivas.
“Esse foi mais um grande esforço da Prefeitura. Agora iniciaremos um trabalho de limpeza, construção de aceiros, organização da área e reforço das ações preventivas para evitar novos focos, porque o período de seca está apenas começando”, destacou.
A Prefeitura reforça que o antigo aterro sanitário seguirá sendo monitorado e pede a colaboração da população para evitar queimadas e qualquer prática que possa provocar incêndios, principalmente durante o período de estiagem. Em caso de focos de fogo, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Várzea Grande4 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT6 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política2 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política2 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso5 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá5 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Cuiabá6 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













