Cultura

Cinema São Luís, em Recife, reúne torcida para Oscar 2026

Publicado em

Cultura

O Centro do Recife virou cenário de celebração do cinema pernambucano na noite desse domingo (16). Em frente ao Cinema São Luís na Rua da Aurora, público, artistas e músicos se reuniram para acompanhar a cerimônia do Oscar 2026 e torcer pelo filme O Agente Secreto, indicado a quatro categorias da premiação.

Apesar da expectativa do público, a produção não levou a estatueta. Ainda assim, a mobilização na capital reforçou a força do cinema pernambucano e o orgulho de ver a produção disputar as principais categorias da premiação.

O evento Pernambuco no Oscar, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, reuniu apresentações culturais, cortejo de frevo e exibição da cerimônia em telão e dentro do cinema histórico. Entre os artistas presentes, a atriz pernambucana Ermila Guedes destacou a emoção de ver a produção chegar à principal premiação do cinema mundial.

“Eu sou testemunha ocular dessa trajetória do cinema pernambucano. E ver o nosso cinema chegando no Oscar é uma das maiores emoções da minha vida. Eu me arrepio cada vez que eu falo, o coração palpita. Estamos concorrendo a quatro categorias importantíssimas. E eu estou super feliz de ter feito esse filme. Estou bem aqui comemorando junto com todo mundo, dividindo esse momento maravilhoso, inesquecível e único.”

A festa também contou com um frevo nas ruas. O cortejo da Pitombeira dos Quatro Cantos saiu da rua Sebastião Lins até o cinema, animando o público que ocupou o tapete vermelho montado na via. Para os músicos do Bloco, a noite também simboliza a força da cultura pernambucana ganhando projeção internacional, como comentou o saxofonista Hugo Ramos.

“É muito gratificante ver que o frevo está chegando a esse patamar mundial, cotado aí para o Oscar. Para mim é muito gratificante, é um momento especial e acredito que único na vida da gente que é músico.”

O filme concorreu nas categorias de Melhor Filme; Melhor Filme Internacional; Melhor Ator, com Wagner Moura; e Melhor Elenco.

Parte das cenas foi gravada no próprio Cinema São Luís, um dos mais tradicionais cinemas de rua do país. Presente na celebração, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, destacou o simbolismo do local para a cultura do Estado.

“O povo que tem a identidade cultural que nós temos, que preza pelo seu território, não podia estar em outro lugar hoje que não fosse aqui na frente o Cinema São Luís. E o Cinema São Luís é um dos últimos cinemas de rua do Brasil. É muito bom a gente poder celebrar os nossos atores, os nossos cineastas, mas também todos aqueles que trabalharam para garantir que essa produção pudesse ser feita. Inclusive aqui durante as obras, paramos as obras para permitir que o cinema também pudesse ser palco do filme que hoje representa não só Pernambuco, mas o Nordeste e o Brasil. Investir em política pública e cultura para permitir que obras como essa possam ser celebradas aqui e no mundo.”

Inaugurado em 1952, o Cinema São Luís é um dos principais patrimônios culturais do Estado. O equipamento virou cenário marcante do longa e acabou também eternizado na história do filme. Um patrimônio cultural que, assim como a obra, segue projetando a identidade pernambucana para além das telas.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado

Publicados

em

A capital capixaba sedia, a partir deste sábado (18), a 33ª edição do Festival de Cinema de Vitória. Serão oito dias de exibições gratuitas de mais de 90 filmes, em diferentes gêneros, como comédia, terror, romance e ficção científica.

As produções do evento se dividem em 11 mostras, com longas e curtas-metragens e obras de cineastas capixabas, experimentação de linguagens e estéticas, temáticas que incluem mulheres, cinema ambiental e negritude. As avaliações dos filmes exibidos são feitas por um júri técnico e por um júri popular.

A produtora executiva do festival, Larissa Delbone, explica o objetivo do projeto:

“O nosso grande objetivo com o Festival de Cinema de Vitória é fomentar a produção audiovisual brasileira, aumentar a quantidade de janelas de exibição e fazer essa conexão mesmo entre o público e os filmes. Para a gente, é uma honra ter uma exibição tão diversificada e um festival tão grande como a nossa edição deste ano.”

Nesta edição, o evento homenageia o cineasta capixaba Rodrigo Aragão e a atriz Camila Morgado, duas referências do cinema brasileiro. Larissa Delbone fala sobre a escolha dos artistas:

“Nós temos muita alegria na escolha desses dois homenageados. A Camila Morgado é uma das atrizes mais diversas, que tem papéis no cinema que são muito importantes, que levaram o cinema nacional para outros lugares. Rodrigo Aragão é a personalidade do cinema capixaba, que tem filmes premiadíssimos na sua carreira, que desenvolve um gênero de cinema que é muito peculiar e que ele é um dos nomes mais importantes do país.”

Entre os filmes que serão exibidos estão o documentário carioca A Fabulosa Máquina do Tempo, dirigido por Eliza Capai; Cinema, Poema e Gangrena, de Gustavo Guilherme da Conceição; Superfície, de Carolina Campista; e Liberdade de Morar, de Penha Souza.

O evento promove ainda atividades de formação gratuita em diversas áreas do audiovisual, com foco em Direção de Arte, Direção de Documentário, Roteiro e Carreira.

O Festival de Cinema de Vitória vai até o próximo dia 25, no Sesc Glória, centro da cidade.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA