Cultura

Festival de dança reúne mais de mil bailarinos no Cine Theatro Brasil

Publicado em

Cultura

Um festival de dança de variados estilos vem atrair mais de mil bailarinos a Belo Horizonte nos dias 28 e 29 de março. É a terceira edição do BH em Dança, que busca reconhecer e valorizar o talento e a dedicação desses artistas, oferecendo premiações e oportunidades de crescimento. O diretor Richard Gonçalves conta um pouco do que o público pode esperar do evento, que reunirá performances de artistas de todo o país.

O público poderá assistir a apresentações de diversas modalidades. Temos apresentações desde o balé clássico à dança de rua, ao jazz, ao contemporâneo, às danças populares também teremos, dança livre, que é um conjunto de modalidades e que você pode juntar, desde o balé clássico misturado com dança de rua, ou a dança contemporânea misturada com o balé clássico“.

O diretor explica também que o projeto partiu da observação do forte cenário da dança na capital mineira.

“A ideia de fazer um festival competitivo em BH nasceu sobre a minha vontade de trazer algo novo para o mercado da dança mineira, que é um mercado muito bom, que tem muitos talentos, jovens talentos em Minas Gerais, e eu queria fomentar um pouco mais essa área da dança em Minas e trazer oportunidades com jurados renomados, e senti a necessidade de algo novo em BH”.

Além de premiação, o BH em Dança oferece aos participantes oportunidades como bolsas de estudo nacionais e internacionais e parcerias com outros eventos semelhantes. Caberá a um júri especializado a responsabilidade pela escolha dos vencedores, como explica Richard Gonçalves.

“Nós temos um júri artístico e técnico, com profissionais renomados no Brasil e no exterior, e esse júri  tem uma ficha de avaliação. Nessa ficha, eles têm que dar duas notas: uma nota técnica e uma nota artística. Daí sai a média pra gente fazer as notas, somar as notas, e as maiores notas têm as premiações: primeiro, segundo e terceiro lugar”.

 Ele fala ainda sobre a expectativa para essa nova edição do evento.

“A expectativa é grande, estamos esperando 1.200 bailarinos participantes. Além disso, iremos fazer num teatro super querido, um teatro que tem uma história muito bonita em BH, que é o Cine Theatro Brasil, que fica no centro de BH, na Praça Sete. É um teatro que tem um simbolismo gigante para a cultura de BH e de Minas Gerais. É uma oportunidade ótima de pisar num palco tão histórico para a cultura mineira”.

O Festival BH em Dança acontece nos dias 28 e 29 de março, com ingressos a R$ 70, no Cine Theatro Brasil. Inaugurado em 1932, o prédio histórico foi restaurado entre 2007 e 2013, após anos de abandono, e se transformou em importante espaço para grandes eventos não só teatrais, mas também de música, dança, exposições e mostras de cinema.

3:33

Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Oscar 2027: seis filmes são finalistas para representar o Brasil

Publicados

em

 A Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes nacionais que seguirão na disputa para representar o Brasil no Oscar 2027, na categoria de melhor filme internacional.

Os seis filmes selecionados são: “100 Dias”, inspirado no livro do navegador Amyr Klink e dirigido por Carlos Saldanha; “A Fabulosa Máquina do Tempo”, documentário sobre um grupo de meninas do sertão do Piauí, dirigido por Eliza Capai; “A Natureza das Coisas Invisíveis”, outro universo de amizade e dilemas entre meninas, de Rafaela Camelo; “Feito Pipa”, de Allan Deberton, que ganhou Urso de Cristal e o Prêmio do Júri, no Festival de Berlim; “Nosso Segredo”, de Grace Passô, e vencedor do Festival de Gramado; e ainda, “Vicentina Pede Desculpas”, de Gabriel Martins, o mesmo criador de “Marte Um”.

Os seis títulos finalistas foram escolhidos por uma comissão, a partir de uma pré-lista com 15 produções, divulgada em agosto.

Essa é a primeira etapa do processo de escolha do representante brasileiro, ou seja, não há garantia de uma vaga automaticamente entre os indicados à estatueta.

A decisão final sobre qual longa-metragem será o representante oficial do Brasil será divulgada na quarta-feira da semana que vem, dia 16 de setembro.

Ano passado, o Brasil conquistou o primeiro Oscar na categoria de melhor filme internacional, com o longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Este ano, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, também foi indicado, mas quem levou foi o norueguês “Valor Sentimental”.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA