Diamantino
Diamantino conquista Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu o Selo Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal que busca assegurar que todas as crianças brasileiras aprendam a ler e escrever até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A certificação destaca as iniciativas desenvolvidas por secretarias de educação de estados e municípios na formulação e implementação de políticas públicas que incentivam programas, ações e estratégias voltadas à garantia do direito das crianças à alfabetização na idade adequada.
Diamantino ocupa posição de destaque ao conquistar a categoria Ouro. O município está entre as 96 cidades mato-grossenses reconhecidas pelo MEC, resultado do desempenho e da efetividade das políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa.
Em Diamantino, programas como Cantinho da Leitura, ProLEEI e Alfabetiza-MT fazem parte das ações desenvolvidas dentro do regime de colaboração com o Estado, contribuindo para o avanço dos indicadores educacionais do município.
Entre as ações consideradas estão a formação continuada de professores, a utilização de materiais pedagógicos adequados, o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes por meio de plataformas educacionais e o assessoramento pedagógico individualizado.
O prefeito Chico Mendes ressaltou que a conquista do Selo Ouro reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da educação e com a garantia de uma aprendizagem de qualidade para os estudantes de Diamantino.
“A alfabetização na idade certa é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para o futuro do nosso município. Seguiremos trabalhando para fortalecer cada vez mais a educação e oferecer melhores oportunidades para os nossos alunos em todas as idades.”
A secretária municipal de Educação, Wânia Augusto, destacou que o reconhecimento reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino e o compromisso com a alfabetização das crianças.
“Receber o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é motivo de grande orgulho para todos nós. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade, planejamento e compromisso para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade.”
Diamantino
Urgência e emergência de Diamantino passa a funcionar dentro do Hospital Municipal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos de urgência e emergência passam a funcionar dentro do fluxo hospitalar do Hospital Municipal São João Batista, localizado na Avenida Municipal Dr. Marzavão de Siqueira, no Centro. A mudança amplia a estrutura destinada ao atendimento dos pacientes e proporciona mais agilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados à população.
Com a alteração, os pacientes que procurarem atendimento de urgência e emergência deverão acessar a recepção principal do Hospital Municipal, onde serão realizados o acolhimento, a classificação de risco e o atendimento médico.
O prefeito Chico Mendes ressaltou que a mudança consolida a integração da urgência e emergência ao Hospital Municipal e adequa o serviço ao modelo hospitalar.
“Quando assumimos a gestão, a urgência e emergência funcionavam em uma estrutura separada do hospital, o que, nos casos que exigiam exames de imagem ou internação, gerava deslocamentos que poderiam ser evitados e comprometiam a agilidade no atendimento aos pacientes.”
O prefeito acrescentou: “Ao longo desse período, trabalhamos para integrar o serviço à estrutura hospitalar e adequar os atendimentos ao modelo adotado nos hospitais. Agora concluímos esse processo, garantindo que a urgência e emergência funcione efetivamente dentro do Hospital Municipal, o que proporciona mais qualidade, segurança e eficiência no atendimento à população.”
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, a área localizada na lateral do Hospital Municipal, onde anteriormente funcionava o atendimento de urgência e emergência, deixará de receber a demanda espontânea de pacientes.
“A entrada principal passa a ser destinada aos pacientes que procuram atendimento e que podem passar normalmente pelo acolhimento, classificação de risco e avaliação médica.”
Ainda segundo a secretária, o local continuará realizando exames de tomografia e raio-X, além de concentrar atendimentos ambulatoriais de pediatria e ortopedia, encaminhados pela Central de Regulação. A estrutura também passará a abrigar parte dos serviços administrativos da unidade.
-
Polícia4 dias atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Polícia2 dias atrás“Esganou até ela começar a espirrar sangue”, diz delegado sobre pai que matou filha em VG
-
Cuiabá4 dias atrásCuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera
-
Mato Grosso2 dias atrásPrimavera do Leste avança na atração de investimentos com articulação estratégica em Belo Horizonte
-
Cuiabá4 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
-
Mato Grosso2 dias atrásZé Medeiros cresce na preferência do eleitor e lidera pesquisa espontânea para o Senado
-
Mato Grosso6 dias atrásMax Russi: composição da Federação sacramenta apoio a Pivetta e inviabiliza outras candidaturas
-
Várzea Grande5 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande









