Sinop

Prefeitura de Sinop realiza mutirão de atendimento com médico otorrinolaringologista no CER II

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta terça-feira (14) um mutirão de atendimento com médico otorrinolaringologista no Centro Especializado em Reabilitação (CER II). A ação deve atender 40 pacientes ao longo do dia, com o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir atendimento no próprio município.

O secretário municipal de Saúde, Erico Stevan, destacou a prioridade em humanizar os atendimentos oferecidos pelo município. “A pedido do prefeito Roberto Dorner e do vice Paulinho, nós buscamos humanização no atendimento. Hoje é no CER, mas também há atendimentos no CEM e no NAE, com nossos núcleos oferecendo serviços de alta complexidade e trazendo especialidades para Sinop. A saúde não para. Há investimentos constantes e o foco é no cuidado com as pessoas. É isso que o prefeito nos cobra: investir no ser humano”, afirmou.

Stevan esclarece que o mutirão integra uma estratégia da gestão municipal de ampliar o acesso a consultas especializadas e evitar o deslocamento de pacientes para outras cidades. “Hoje serão 40 pacientes, 20 pela manhã e 20 à tarde, atendidos pelo otorrinolaringologista. Essa é uma parceria e também uma demanda apresentada pela vereadora Sandra para atender a Associação dos Surdos e Mudos. Pessoas que antes precisavam ir para Cuiabá ou Nova Mutum agora recebem atendimento aqui em Sinop”, disse.

O médico otorrinolaringologista Julian Stavarengo explicou a importância do diagnóstico precoce em casos de perda auditiva. “A perda de audição é um sintoma, não é uma doença, e pode ser decorrente de várias condições. Essa perda pode levar a problemas sociais, pois dificulta a comunicação no ambiente em que o paciente vive, seja no trabalho, na família ou na convivência social. A dificuldade de comunicação pode levar a alterações emocionais, como ansiedade e depressão. Estudos mais recentes também indicam relação com problemas cerebrais, como demência, incluindo Alzheimer. Por isso, é muito importante procurar atendimento assim que surgirem sinais de perda auditiva”, disse.

O especialista ainda detalhou como ocorre o processo de avaliação clínica durante a consulta. “A consulta exige uma investigação completa, com levantamento do histórico do paciente, identificação de fatores de risco e exame físico. A partir disso, são solicitados exames como a audiometria e, se necessário, exames mais complexos ou indicação de uso de aparelho auditivo”, explicou.

A presidente da Associação dos Surdos de Sinop, Cleide de Fátima, foi uma das pacientes atendidas durante o mutirão e destacou a importância do atendimento inclusivo. “Toda a comunidade surda enfrenta dificuldades de comunicação na saúde, mas aqui foi diferente. O coordenador aceitou nos ajudar e todos os surdos da comunidade puderam participar. Foi um atendimento com muito cuidado. Eu estou muito orgulhosa. O sentimento é de gratidão à instituição pelo carinho e pelo cuidado que tivemos. Foi um atendimento que fez a diferença para todos nós”, disse.

A vereadora Sandra Donato acompanhou o mutirão e falou sobre a importância da ação para a inclusão. “A comunidade surda muitas vezes fica desassistida, não intencionalmente, mas por falta de compreensão das suas necessidades. Essa demanda chegou até nós e hoje vemos esse atendimento se tornar realidade. Quero parabenizar a Secretaria de Saúde, em nome do secretário do Erico, por fazer essa mobilização de atendimento. Ver mais de 40 pessoas atendidas neste mutirão mostra que estamos fazendo a diferença para quem realmente precisa”, afirmou.

O CER II atua na reabilitação física e auditiva e atende não apenas Sinop, mas também municípios da região. A unidade está localizada na Rua das Andirobas, nº 122, no Setor Comercial. Para acessar os serviços, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde, passar por avaliação inicial e, após encaminhamento, realizar o agendamento por meio da Central Municipal de Regulação.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Junho Vermelho: UCT Sinop abre neste sábado (20) para receber doações de sangue

Publicados

em

Em alusão ao Junho Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT Sinop) abrirá neste sábado (20), das 7h às 13h, para uma ação especial de coleta. A iniciativa busca ampliar os estoques do banco de sangue e facilitar o acesso de pessoas que não conseguem comparecer à unidade durante a semana por causa dos compromissos profissionais e pessoais.

A UCT Sinop está localizada na Rua das Amendoeiras, no Setor Comercial, anexa ao Hospital Regional. O sangue coletado na unidade abastece hospitais e unidades de saúde de Sinop, municípios da região Norte de Mato Grosso e, em situações específicas, também atende demandas da capital, Cuiabá.

O coordenador de Enfermagem da UCT Sinop, Marcelo Klement, destacou que a campanha do Junho Vermelho reforça a mobilização em torno da doação de sangue e ressaltou a importância da participação da comunidade. “Neste mês temos um aumento do incentivo para o pessoal vir doar. Neste ano, a Secretaria de Saúde e alguns parceiros estão fornecendo alguns brindes. Neste sábado estaremos abertos, recebendo o pessoal que quiser doar sangue. O horário de atendimento será das 7h às 13h. Por uma questão de garantir que todos saiam daqui com a coleta realizada até esse horário, costumamos distribuir fichas até as 12h”, explicou.

Marcelo Klement também agradeceu o envolvimento da população e destacou o papel de Sinop na captação de bolsas de sangue em Mato Grosso. “Nós, enquanto UCT de Sinop, somos extremamente gratos à população. Sinop não é o segundo maior município em população, mas é o segundo maior em captação de bolsas de sangue. Isso demonstra a solidariedade da nossa comunidade e a consciência da importância desse gesto, que salva vidas todos os dias”, afirmou.

O coordenador reforçou ainda os critérios para doação e alertou sobre a necessidade de alimentação antes da coleta. “O doador regular precisa ter entre 18 e 69 anos, mas jovens a partir dos 16 anos podem doar, desde que tenham mais de 51 quilos e estejam acompanhados e autorizados pelos responsáveis legais. A pessoa não deve estar em jejum. Ao contrário dos exames laboratoriais, para doar sangue é necessário estar alimentado, porque isso reduz as chances de reações após a coleta e garante mais segurança ao doador”, ressaltou.

Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e informar o CEP do endereço. Os requisitos incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 quilos, estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais. Pessoas acima de 60 anos podem doar caso tenham iniciado o processo de doação antes dessa idade.

A unidade orienta que pessoas que consumiram bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, apresentaram sintomas gripais ou febre nos últimos sete dias, realizaram cirurgias recentes ou estejam em período gestacional ou de amamentação aguardem o prazo recomendado antes de realizar a doação. Quem tomou a vacina contra a gripe deve esperar 48 horas. Já para vacinas com vírus ou bactérias vivos, como sarampo e febre amarela, o intervalo necessário é de quatro semanas.

As coletas ocorrem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da UCT Sinop, no número (66) 99292-2634.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA