Cuiabá

Saúde de Cuiabá atualiza locais e horários para retirada de medicamentos controlados

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, atualizou os locais e horários para retirada de medicamentos controlados na rede pública. A nova organização já está em vigor e estabelece nove unidades de saúde como pontos oficiais de dispensação, todas com equipe farmacêutica especializada, conforme determina a Portaria nº 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O novo documento substitui integralmente as listas anteriores e tem como objetivo padronizar o atendimento, garantir mais segurança na dispensação e ampliar o acesso da população aos medicamentos do programa de saúde mental. Entre as mudanças, está a descontinuação da retirada de medicamentos na região do Grande Terceiro. Os pacientes que utilizavam o serviço naquele local devem agora procurar a unidade do bairro Praeiro.

Os medicamentos disponibilizados fazem parte da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e são dispensados nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde habilitados, que contam com farmacêutico responsável para garantir o controle adequado e o cumprimento das normas sanitárias.

De acordo com a Secretaria, a dispensação ocorre exclusivamente em unidades que contam com farmacêutico responsável, garantindo o controle adequado dos medicamentos e o cumprimento das exigências legais para substâncias sujeitas a controle especial.

Locais, endereços e horários de dispensação

Clínica da Família (CPA I) – Rua Óbidos, CPA I
Horário: 08h às 12h e 13h às 21h

USF Jardim Imperial – Rua Goiaba, nº 01, Jardim Imperial
Horário: 07h às 11h

USF Praeiro – Avenida General Mello, s/nº, Praeiro
Horário: 13h às 17h

USF Jardim Independência – Avenida São Sebastião, nº 1078, Cidade Alta
Horário: 07h às 11h

USF Santa Isabel – Avenida Paes de Barros, s/nº, Santa Isabel
Horário: 13h às 17h

USF Tijucal – Avenida Espigão, nº 1312, Tijucal
Horário: 08h às 12h

USF Parque Cuiabá – Rua D, nº 4, Parque Cuiabá
Horário: 13h às 17h

Centro de Especialidades Médicas (CEM) Centro – Rua Baltazar Navarros, nº 405, Bandeirantes
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

CEM Coxipó – Rua 24 de Agosto, s/nº, Vista Alegre
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Medicamentos disponibilizados

A rede municipal disponibiliza medicamentos utilizados no tratamento de transtornos mentais e neurológicos, incluindo antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos. Entre eles estão: ácido valpróico (xarope e comprimido), amitriptilina, biperideno, carbamazepina (comprimido e suspensão), clonazepam (comprimido e solução oral), clorpromazina (comprimido e gotas), diazepam, fenitoína, fenobarbital (comprimido e gotas), fluoxetina, haloperidol, imipramina, levomepromazina (comprimido e solução oral), carbonato de lítio, prometazina e tioridazina (50 mg e 100 mg).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a dispensação é realizada mediante apresentação de receituário médico especial, conforme exigido pela legislação vigente. A orientação é para que os usuários fiquem atentos aos novos locais e horários, garantindo mais agilidade no atendimento e evitando deslocamentos desnecessários.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Emeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico

Publicados

em

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida – reuniu nesta sexta-feira (28) as unidades das regiões Leste e Oeste, para o encerramento da 1ª Semana do Imigrante e do Refugiado de Várzea Grande. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) – por meio do núcleo de programas e projetos – teve por objetivo debater e fortalecer as práticas pedagógicas de acolhimento e valorização da diversidade cultural nas escolas.

A titular da pasta, Maria Fernanda Figueiredo participou do evento e destacou a importância desses movimentos que só as escolas sabem promover, e o quanto isso transforma a vida das crianças, da comunidade e da sociedade. “Sob o tema “Semeando o Futuro” este evento coroou uma semana repleta de reflexões, atividades realizadas em sala de aula, exposições de trabalhos e apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes, e isso tudo é muito relevante porque nós precisamos entender que não temos divisões no mundo, ele é um só e de todos que habitam nele. Então todos os migrantes e refugiados compõem o mesmo espaço do nosso planeta, e é exatamente isso que a escola defende”, ressaltou.

A gestora destacou ainda que a secretaria de Educação, atende atualmente, cerca de 700 alunos de família de migrantes e que todos têm os mesmos direitos assegurados pelos brasileiros natos. “E é por isso que estamos aqui para dizer a vocês que são o futuro do país, que possam viver na prática, combatendo a desigualdade, lutando pelos seus direitos e entendendo que todas as pessoas têm direito ao mesmo céu, o mesmo sol e a mesma lua. Que o acolhimento de hoje seja com certeza a finalização de um trabalho desenvolvido em sala de aula do conteúdo, do planejamento e que hoje está culminando nessas apresentações”.

A coordenadora pedagógica Marilene Silva disse que esse movimento realizado pelas unidades escolares surpreendeu pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante as apresentações. “Foram três dias de intensas programações. A escola Eunice César abriu o evento na quarta-feira, com apresentações de danças, poesia e artes, ontem os alunos da escola Alino Ferreira apresentaram a chegada dos migrantes no Brasil e hoje os alunos da escola Abdala apresentaram uma coreografia de danças e ato ecológico, com o plantio de mudas. Todos os eventos surpreenderam pela qualidade do enredo e pelo entusiasmo das crianças, todos estão de parabéns”.

Já a professora Zilda Braga, que integra o Núcleo de Programas e Projetos, destacou a participação de todas as unidades escolares envolvidas nessa programação. “A comunidade escolar se uniu para celebrar a riqueza que o intercâmbio de vivências traz para as salas de aula, reforçando o compromisso do município com uma educação inclusiva, humanizada e garantidora de direitos humanos”.

A diretora da Escola Abdala José de Almeida, Helena Fernandes, agradeceu a participação de toda a comunidade escolar e disse que a todas as unidades envolvidas na programação, se dedicaram para a realização do evento na promoção da cultura de paz, fortalecendo ações voltadas ao respeito, à inclusão e ao acolhimento.

Símbolo de resiliência

Assim como o ipê suporta o inverno rigoroso, a seca extrema e o solo muitas vezes árido para depois florescer com uma força que impressiona, o migrante enfrenta a saudade, a distância e as barreiras culturais sem perder a sua essência. E para marcar o evento “Semeando o Futuro”, a comunidade escolar realizou um ato ecológico com o plantio de três mudas de ipê, representando o legado do projeto pedagógico e o compromisso com o futuro sustentável para a comunidade.

A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, fez o plantio de uma muda e destacou que tanto o ipê quanto o migrante guardam suas raízes profundas na terra de origem, mas têm a capacidade extraordinária de se adaptar e embelezar qualquer solo onde decidem recomeçar. “Quando tudo parece seco e difícil, o ipê e o migrante mostram que a verdadeira força vem de dentro, transformando o recomeço em uma explosão de cores, vida e esperança”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA