Cuiabá

Mutirão de Sensibilização Ambiental no Jonas Pinheiro recebe avaliação positiva dos moradores

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realizou um mutirão de sensibilização ambiental no Residencial Jonas Pinheiro III e região, reunindo moradores em uma ação voltada à conscientização, limpeza urbana e fortalecimento do cuidado coletivo com o bairro.

A atividade integra as metas do Trabalho Social previstas na legislação federal e é executada pela equipe técnica da Painel Pesquisas e Consultoria, credenciada à Caixa Econômica Federal e à Prefeitura de Cuiabá. A equipe é formada por pedagoga e mobilizadora social, responsáveis pelo desenvolvimento das ações educativas e comunitárias no território.

De acordo com a técnica social Janailma Souza, o objetivo principal é promover a conscientização ambiental e envolver diretamente os moradores no cuidado com o espaço onde vivem. “Estamos dentro do território desenvolvendo essa conscientização ambiental com os moradores do Residencial Jonas Pinheiro III e região. Além das rodas de conversa sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo, estamos realizando o mutirão de limpeza com a comunidade. Os moradores percorrem o bairro junto com a equipe fazendo a coleta de resíduos, fortalecendo esse sentimento de pertencimento e responsabilidade”, destacou.

Durante a ação, também foram instaladas quatro lixeiras seletivas para incentivar a coleta adequada de materiais recicláveis. Além disso, duas caçambas foram disponibilizadas no território para o descarte de lixo eletrônico, ampliando as alternativas para o descarte correto de resíduos. A programação incluiu ainda a entrega de mudas e o plantio de árvores na comunidade.

Moradora do bairro, Maria Santos ressaltou a importância da iniciativa. “Eu acho muito importante, porque tudo que a gente vive hoje, o nosso clima, depende muito do meio ambiente. Começa pela coleta de lixo, pelo descarte correto. O plantio também ajuda muito, porque o bairro é muito quente. Plantar árvores é uma melhoria muito grande para todos nós”, afirmou.

Ela também destacou a necessidade da conscientização coletiva. “Agora temos coleta seletiva. Vamos separar o lixo, sim. Espero que todos tenham consciência, porque o certo é fazer o descarte corretamente”.

Outra moradora, Maria Luziana, reforçou a importância do plantio de árvores na região. “Aqui falta sombra. Está muito quente e às vezes as pessoas deixam de vir mais cedo por causa do sol. As crianças brincam, mas é muito quente. O plantio de árvores é muito importante para melhorar isso”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Fábio Garcia deixa disputa pela vice de Pivetta e retoma candidatura à Câmara

Publicados

em

O deputado federal Fábio Garcia (União) confirmou nesta terça-feira (11) que não seguirá na disputa pelo cargo de vice-governador na chapa liderada por Otaviano Pivetta (Republicanos). Com a mudança, o parlamentar anunciou que voltará a concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Segundo Garcia, a decisão ocorreu após um novo cenário político provocado por uma determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o deputado, a medida estabeleceu restrições à atuação conjunta dele com o ex-governador Mauro Mendes, que é pré-candidato ao Senado.

A decisão de Flávio Dino ocorreu no contexto da operação deflagrada pela Polícia Federal, que investiga um pagamento financeiro feito pelo Estado de Mato Grosso a uma empresa Oi.

Para Fábio Garcia, as restrições impostas pela decisão dificultaram a condução da campanha e levaram os dirigentes dos partidos que compõem o grupo político a pedir que ele reconsiderasse sua candidatura à vice-governadoria.

“Então, eu acho que todos vocês acompanharam a decisão do ministro Flávio Dino. Essa decisão impõe a todos nós, do nosso grupo político, uma restrição. Eu e o ex-governador Mauro Mendes, pela decisão do ministro, não podemos nos comunicar, portanto não podemos estar no mesmo local. Isso impõe a todos nós uma dificuldade de poder tocar a campanha”, declarou.

O deputado explicou que, diante das limitações estabelecidas no novo cenário, houve uma articulação entre os presidentes dos partidos da coligação para que ele deixasse a disputa pela chapa majoritária e voltasse a concentrar sua atuação eleitoral na Câmara Federal.

“Eu recebi, portanto, o pedido dos presidentes do partido da nossa coligação pra que eu reavaliasse a candidatura a vice-governador e voltasse à candidatura de deputado federal”, afirmou.

Após avaliar o pedido, Garcia disse ter optado por preservar a continuidade do projeto político do grupo e confirmou que retomará oficialmente a candidatura a deputado federal.

“E entendendo, portanto, que nós precisamos tocar pra frente o projeto, eu vou voltar a ser candidato a deputado federal. Essa é a definição”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA