Cuiabá

Meningite tipo B é descartada em Cuiabá; exames adicionais vão identificar qual tipo da doença está em investigação

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que não há casos confirmados de meningite meningocócica do tipo B no município. O resultado emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) descartou a presença da bactéria Neisseria meningitidis, responsável pelos casos mais graves da doença.

A Vigilância Epidemiológica informa que segue acompanhando o caso, que pode se tratar de uma versão mais leve de meningite. A criança permanece internada, clinicamente estável e recebendo acompanhamento médico especializado.

Os exames realizados até o momento afastaram a hipótese de meningite bacteriana meningocócica do tipo B, que é a versão mais grave da doença. Agora, a investigação laboratorial continua para identificar qual microrganismo está relacionado ao caso, incluindo a possibilidade de agentes virais ou outras bactérias que também podem causar meningite.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o cenário epidemiológico em Cuiabá permanece estável, sem aumento de casos, e destaca que não há motivo para pânico. O município segue adotando todas as medidas previstas nos protocolos do Ministério da Saúde, com monitoramento contínuo pela Vigilância Epidemiológica.

A SMS também alerta a população para que busque informações apenas pelos canais oficiais, evitando a disseminação de notícias falsas e conteúdos sem confirmação.

A Prefeitura de Cuiabá reforça ainda a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra os casos graves da doença. As vacinas meningocócicas seguem disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde da capital, conforme calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os principais sintomas da meningite estão febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e prostração. Em situações mais graves, podem ocorrer rigidez na nuca, manchas pelo corpo, convulsões e alterações respiratórias. Em bebês, irritabilidade e choro persistente também são sinais de alerta.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, UPA ou policlínica para avaliação médica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.

Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.

A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.

A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.

Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA