Sinop
Obras da nova prefeitura alcançam 27% e prefeito destaca ganhos para Sinop com nova estrutura
Sinop
Com 27,6% da obra executada, a nova sede da Prefeitura de Sinop avança como um dos principais projetos de modernização da gestão pública municipal. O novo complexo administrativo reunirá todas as secretarias municipais em um único espaço, garantindo mais agilidade, organização e facilidade de acesso da população aos serviços públicos.
Durante recente vistoria às obras, o prefeito Roberto Dorner destacou que a futura estrutura representa mais um marco do desenvolvimento da Capital do Nortão. “A gente pensa no dia de hoje, mas também no futuro. Essa prefeitura vai servir à sociedade sinopense pelos próximos 40 anos. Então, esse é o marco que fica, e a gente tem que fazer a nossa parte, inclusive uma prefeitura digna, para que os servidores e colaboradores tenham condições de trabalhar e atender os nossos munícipes”, destacou.
O chefe do Executivo Municipal ressaltou ainda que, com a centralização das pastas municipais em um único local, o município economizará com aluguéis, já que atualmente muitas secretarias funcionam em estruturas locadas. “Vamos sair de grandes aluguéis, então a economia vai ser muito grande. E a gente sabe que, com essa economia, poderá fazer ainda mais pela cidade”, acrescentou.
O novo Paço Municipal está sendo construído em um terreno de 33.653,14 m², no Residencial Nossa Senhora Aparecida, com acesso pela Avenida Bruno Martini. Estão sendo erguidas duas torres, uma com seis e outra com oito pavimentos, totalizando cerca de 317 salas planejadas para atender com eficiência às demandas da comunidade.
Ao todo, a obra contará com 12.905,20 m² de área construída. As duas torres serão interligadas. Neste momento, foi finalizada a montagem da estrutura da torre 2 (de seis pavimentos). Também está sendo realizada a instalação da estrutura em drywall do 2º pavimento, além do início da instalação da estrutura de vidro laminado na torre 2.
O secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, acompanhou o prefeito nas vistorias e destacou a importância da obra. “Primeiro, a qualificação dos serviços, em que todos estão próximos, traz resultado para o contribuinte, que chega à prefeitura e pode acessar todas as secretarias. Dessa maneira, para qualquer estudo técnico ou dúvida diária que se possa ter, você consegue ganhar muito tempo a partir do momento em que tem tudo centralizado. Além disso, para o prefeito também, ter todo o seu secretariado à disposição para reuniões e ações estratégicas, pensando no futuro do nosso município. E, claro, para todos nós, servidores públicos que trabalhamos no dia a dia, isso representa uma qualidade de vida que, com certeza, fará com que haja um rendimento muito melhor para toda a população”, pontuou.
O que acontecerá com a sede atual
A sede atual, localizada na Avenida das Embaúbas e que atende o município desde sua fundação, também já tem destino definido. De acordo com o prefeito, o espaço deverá servir como centro de distribuição de materiais e equipamentos para secretarias como Educação e Saúde, por exemplo.
“A estrutura atual foi reformada, está organizada, para que possamos fazer esse centro de distribuição de ao menos três secretarias lá. Então, não vamos desocupar o espaço. Inclusive, vamos ocupá-lo ainda mais, utilizando o pátio [hoje estacionamento], para que possamos aproveitar cada vez mais o nosso dinheiro, que hoje é empregado em aluguéis”, destacou Dorner.
Sinop
Prefeitura de Sinop registra 1,6 mil atendimentos no “Saúde no Seu Bairro” da EMEB Ivete Dorner
A Prefeitura de Sinop realizou, no último sábado (27), mais uma edição do “Saúde no Seu Bairro”, desta vez na EMEB de Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, localizada no Residencial Sabrina. Ao todo foram registrados 1.069 atendimentos, sendo 930 procedimentos práticos e 739 orientações e similares.
A ação levou serviços de atenção primária, de média e de alta complexidade, contemplando atendimentos especializados, vacinação, exames, orientações preventivas e atividades desenvolvidas em parceria com instituições de ensino e demais órgãos públicos.
O secretário de Saúde, Érico Stevan, destacou que a iniciativa atende à determinação da gestão municipal de levar os serviços públicos para mais perto da população. “Aqui nós estamos atendendo um pedido do prefeito Roberto Dorner e do vice Paulinho, que é justamente de estar próximo da população, de vir ao encontro do nosso paciente, fazendo a busca ativa e trazendo o atendimento para a população. Já é a quinta edição do Saúde no Seu Bairro neste ano, inclusive com uma edição realizada na zona rural”, ressaltou.
Entre os serviços ofertados pela Secretaria de Saúde estiveram consultas médicas, planejamento familiar, inserção de implantes contraceptivos (Implanon), vacinação, testes rápidos, coleta de preventivos, retinografia, auriculoterapia, orientações nutricionais, combate ao tabagismo, avaliação para hanseníase, aferição de pressão arterial e glicemia, além da pesagem do Bolsa Família.
Ao todo foram aplicadas 158 doses de vacinas, realizadas 90 sessões de auriculoterapia, 68 testes rápidos, 68 vacinações antirrábicas em cães e gatos, 40 consultas de planejamento familiar, 36 inserções de Implanon, 34 retinografias e 28 consultas médicas, além de dezenas de outros atendimentos voltados à promoção e prevenção da saúde.
O coordenador de Imunização, João Breganó, destacou que a vacinação foi um dos principais serviços oferecidos e reforçou que a campanha contra a Influenza segue disponível para toda a população. “Trouxemos todas as vacinas do calendário para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Estamos em plena campanha contra a Gripe Influenza e, agora, a vacina está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A campanha continua a partir de segunda-feira (29) em todas as Unidades Básicas de Saúde e também nos CIA’s Jacarandás e André Maggi”, explicou.
O morador do Residencial Sabrina, Pablo Bueno, aproveitou a ação para atualizar a carteira de vacinação. “A gente viu na televisão que teria vacinação aqui no bairro e aproveitou para trazer a nenenzinha e também atualizar minhas vacinas. Esse tipo de ação é indispensável, porque às vezes a gente acaba esquecendo que precisa tomar as vacinas. Trazer esse serviço para perto da população é muito importante”, avaliou.
Paulinho Abreu, vice-prefeito, marcou presença, realizou alguns dos serviços ofertados e reforçou a importância da ação. “Essa é uma determinação nossa e do prefeito Roberto Dorner: fazer com que a saúde venha até os bairros, aproximando o serviço público da população. Hoje estamos ofertando diversos atendimentos, principalmente na área da prevenção, vacinação, consultas, serviços oftalmológicos e outras ações importantes para atender essa região tão populosa”, destacou.
A ação na região dos Vilas atendeu uma solicitação apresentada pelo vereador Celsinho do Sopão. “Essa é uma ação de grande importância para essa região, onde muitas famílias têm dificuldade de acesso aos serviços. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura, trouxe um atendimento completo para perto da população, beneficiando toda a região dos Vilas. Ficamos muito felizes em ver essa iniciativa acontecendo aqui”, comentou.
Além dos atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde, a programação contou com orientações sobre primeiros socorros, fisioterapia, tipagem sanguínea, sinais vitais, prevenção à dengue, sapataria ortopédica, orientação sobre uso correto de medicamentos, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), ações de cidadania, educação alimentar, distribuição de frutas, atividades motivacionais e divulgação de serviços da Procuradoria da Mulher, desenvolvidos em parceria com instituições como Unifasipe, Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) da UFMT, Projeto Help, Instituto Técnico Rui Barbosa e Câmara Municipal.
-
Cultura3 dias atrásEm Teresina, Cidade Junina começa nesta sexta com programação variada
-
Esportes5 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Cuiabá4 dias atrásPrefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
-
Mato Grosso5 dias atrásVereadores autorizam repasse de R$ 2 milhões para manter portões abertos da Exposul
-
Política3 dias atrásComissão aprova diretriz de mobilidade urbana para profissionais da educação básica e superior
-
Esportes4 dias atrásCuiabá reage após o intervalo e busca o empate diante do Londrina pela Série B
-
Política5 dias atrásSecretários municipais são homenageados na Câmara de Vereadores de Rondonópolis
-
Polícia3 dias atrásOperação do Bope termina com dois faccionados mortos após confronto em MT; veja vídeo












