Cuiabá
Projeto “Dia do Rancho” proporciona experiência rural e passeio a cavalo para Simininas
Cuiabá
Cerca de 26 meninas da unidade Santa Isabel do Programa Siminina participaram, nesta quinta-feira (21), do projeto “Dia do Rancho”, promovido em parceria com a Hípica Rancho Dourado. A programação proporcionou contato direto com a natureza e com os animais, além de atividades voltadas ao aprendizado sobre o ambiente rural, manejo, alimentação e comportamento dos cavalos.
O Programa Siminina tem como madrinha a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris. Com apoio do Núcleo de Apoio à Primeira-Dama, a Hípica Rancho Dourado já atendeu aproximadamente 1.200 meninas do programa em 2025.
Durante as visitas, as participantes vivenciaram momentos especiais com o cavalo Olaffe, tornando a experiência ainda mais marcante.
A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, destacou a importância da atividade para o desenvolvimento das participantes. Segundo ela, o contato com os animais e com a natureza contribui para fortalecer a autoestima, a confiança e a disciplina.
“Esse passeio representa muito mais do que um momento de lazer para as nossas meninas. O contato com os animais e com a natureza proporciona muitos aprendizados. Ficamos muito felizes em contar com parceiros como o Rancho Dourado, que acolhem nossas crianças com tanto carinho e dedicação”, destacou a coordenadora.
A assistente social Francielle Jaworski ressaltou que muitas meninas tiveram a oportunidade de montar a cavalo pela primeira vez, superando medos e descobrindo novas experiências. Ela também enfatizou o acolhimento da equipe da Hípica Rancho Dourado, que recebeu as participantes com carinho, paciência e atenção durante toda a visita.
Atualmente, o Programa Siminina, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, atende 1.402 meninas com idades entre 6 e 14 anos em 18 unidades distribuídas pela capital. Entre as atividades oferecidas estão aulas de canto, balé, instrumentos musicais, oficinas de matemática, práticas esportivas, rodas de conversa, palestras, passeios culturais e apresentações.
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e à inclusão social integra as diretrizes da gestão do prefeito Abilio Brunini.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.
A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.
Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.
A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.
“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.
E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.
E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.
“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.
Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.
“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.
Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT2 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT2 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Várzea Grande4 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












