Várzea Grande
Projeto “Volta ao Mundo” transforma Copa do Mundo em aprendizado e integração entre alunos
Várzea Grande
Os alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida participarão, na próxima sexta-feira (12), do projeto “Volta ao Mundo”, uma experiência cultural e esportiva inspirada nos países que disputarão a Copa do Mundo de 2026. O evento será realizado durante toda a manhã e terá início com o desfile das nações representadas pelos estudantes.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Helena Fernandes, a programação contará com jogos de futebol, circuitos esportivos, pebolim, tênis de mesa e diversas atividades voltadas ao conhecimento e à integração dos alunos.
“Teremos jogos, dinâmicas e desafios envolvendo perguntas sobre geografia, cultura, idiomas e curiosidades dos países participantes. Além disso, os estudantes serão estimulados a trabalhar em equipe, desenvolver o respeito às diferenças e fortalecer a integração entre as turmas”, destacou a diretora.
Helena Fernandes ressalta que a Copa do Mundo faz parte da cultura brasileira e desperta grande interesse entre os estudantes. “Os alunos estão muito animados com a realização do evento. É também uma oportunidade de ampliar o conhecimento em diferentes áreas, já que o tema é trabalhado em sala de aula por meio de pesquisas, produção de textos, elaboração de gráficos e outras atividades pedagógicas”, explicou.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a Copa do Mundo é um evento global que vai muito além do esporte e pode ser utilizada como uma importante ferramenta de aprendizagem.
“A Copa desperta a curiosidade dos alunos e incentiva a busca por novos conhecimentos. Quando associamos o esporte ao aprendizado, tornamos o processo educativo mais atrativo, dinâmico e significativo para as crianças”, afirmou a secretária.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Várzea Grande
CRAS Cristo Rei inicia preparação para Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou, nesta segunda-feira (26), os trabalhos preparatórios para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2026. A atividade foi realizada no CRAS Cristo Rei, com uma palestra ministrada pela conselheira tutelar Nádia Campos, reunindo aproximadamente 40 participantes, entre adolescentes, adultos, pessoas idosas e integrantes da equipe técnica.
A palestra abordou o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e a importância do trabalho em rede para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Durante o encontro, Nádia explicou as atribuições do Conselho Tutelar e destacou que o órgão atua em parceria com as famílias e os serviços públicos para prevenir e enfrentar violações de direitos.
“É muito importante explicar à sociedade e aos usuários o que realmente é o trabalho do Conselho Tutelar, para que conheçam sua atuação e possam levar essa informação adiante. Estamos aqui para ser parceiros, trabalhar em rede e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar não é um bicho-papão, que está ali para ser inimigo dos pais, mas, sim, para garantir os direitos da criança e do adolescente”, afirmou a conselheira.
A gerente do CRAS Cristo Rei, Leidy Sabrina, destacou que a atividade faz parte do trabalho de orientação e conscientização desenvolvido pela unidade junto à comunidade. Segundo ela, momentos como esse são importantes para ampliar o acesso à informação, esclarecer dúvidas e fortalecer a participação dos usuários na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Com o tema “Cuidar das nossas crianças é um dever de todos nós”, a atividade também esclareceu dúvidas sobre a atuação do Conselho Tutelar e reforçou que a proteção integral depende do envolvimento das famílias, da comunidade e do poder público.
Para a participante Hilda Cardoso Botelho, de 61 anos, a palestra contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os direitos das crianças. “Foi uma palestra muito boa para a gente ficar mais informado, porque existe muita desinformação. É importante conhecer os direitos das crianças, inclusive o de estudar e brincar”, ressaltou Hilda.
A iniciativa integra a preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada a cada dois anos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é incentivar a participação cidadã, ouvir as demandas da população e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de proteção à infância e à adolescência.
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
-
Mato Grosso5 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Mato Grosso12 horas atrásMesmo sem mandato desde 2022, Carlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Várzea Grande12 horas atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Opinião6 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso6 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Rondonópolis12 horas atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande12 horas atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Diamantino12 horas atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões










