Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá apresenta plataforma de capacitação para servidores
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta segunda-feira (15), na Secretaria Adjunta de Tecnologia e Inovação (SAETI), a cerimônia de apresentação da plataforma Capacita+ EAD, ambiente virtual voltado à formação e ao desenvolvimento dos servidores municipais.
A iniciativa integra a política de valorização e qualificação do funcionalismo público, oferecendo conteúdos educacionais que poderão ser acessados de forma online. A proposta é ampliar o acesso à capacitação e disponibilizar oportunidades de aprendizagem alinhadas às necessidades da administração pública.
A plataforma conta com recursos para gerenciamento de cursos, módulos de ensino, materiais de apoio, vídeos, questionários e emissão de certificados. Além disso, permite a criação de trilhas de aprendizagem específicas para secretarias, setores ou grupos de servidores, conforme as demandas de cada área.
O secretário adjunto de Tecnologia e Inovação, Elson Oliveira, destacou que a ferramenta foi desenvolvida para atender inicialmente à capacitação dos servidores, mas também possui potencial para concentrar conteúdos relacionados aos sistemas e serviços utilizados pela administração municipal.
“Nossa proposta é transformar a plataforma em um ambiente centralizado de conhecimento. Além dos cursos de capacitação, ela poderá reunir orientações sobre os sistemas e ferramentas utilizados pela Prefeitura, facilitando o acesso à informação e ao aprendizado dos servidores”, disse.
Já a secretária adjunta de Formação do Servidor, Evanilda Solange Dias, explicou que a plataforma possibilitará diferentes formatos de ensino, combinando conteúdos produzidos pela própria Prefeitura, materiais educacionais disponíveis gratuitamente e cursos especializados ofertados por instituições parceiras.
“Teremos cursos produzidos pelos nossos professores, conteúdos apoiados em plataformas gratuitas e também circuitos de aprendizagem voltados para desafios específicos das secretarias. O objetivo é oferecer formação contínua e alinhada às necessidades do serviço público”, afirmou.
Entre as funcionalidades disponíveis estão o cadastro de alunos e instrutores, o controle de inscrições, o acompanhamento do progresso dos participantes e a organização de conteúdos por módulos. O sistema também permite disponibilizar materiais complementares, links externos e videoaulas em um único ambiente de aprendizagem.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá-Prev recebe gestores de Niterói para troca de experiências sobre gestão previdenciária
O Cuiabá-Prev recebeu gestores da Niterói Prev, do Rio de Janeiro, para uma visita técnica voltada à troca de experiências e ao compartilhamento de boas práticas na gestão previdenciária. A agenda reuniu representantes dos dois institutos para conhecer iniciativas adotadas na administração do sistema previdenciário cuiabano, o encontro foi feito na última quinta-feira (10).
O encontro teve como objetivo ampliar a cooperação entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e contribuir para o aprimoramento dos serviços oferecidos aos segurados. Durante a visita, a comitiva de Niterói acompanhou aspectos da organização interna e da gestão estratégica desenvolvida pelo Cuiabá-Prev.
Participaram da visita Pedro da Silva Reys, diretor de Administração da Niterói Prev; Danusa Matta de Sousa Tinoco, chefe de Gabinete; e Beatriz Paiva Maia, chefe do Departamento de Compras. Os gestores foram recebidos pelo secretário-adjunto Especial de Previdência, Fernando Jorge Mendes de Oliveira.
À frente da área responsável pela condução das políticas previdenciárias, Fernando Jorge Mendes de Oliveira destacou a importância da aproximação entre os institutos para o aperfeiçoamento da gestão pública.
“A troca de experiências entre os institutos fortalece a previdência pública. Compartilhar práticas e conhecer diferentes realidades permite aprimorar processos e buscar soluções que contribuam para uma gestão cada vez mais eficiente”, disse.
Considerado referência nacional, o Cuiabá-Prev passou por adequações e melhorias em seus processos ao longo dos anos. Entre os resultados está a certificação ABNT NBR ISO 9001, relacionada ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), mantido pelo instituto desde 2015.
Além disso, destaca-se a certificação Pró-Gestão RPPS, voltada ao aprimoramento da governança e da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, e o certificado Conselho Transparente, concedido ao conselho do instituto em reconhecimento às práticas de transparência e acesso às informações.
O diretor Pedro Reys avaliou que a organização dos processos e a visão estratégica observadas durante a agenda foram pontos relevantes da experiência.
“Saímos daqui levando aprendizados valiosos e a certeza de que essa troca agrega muito valor ao nosso trabalho na Niterói Prev. Voltamos ainda mais motivados a aplicar boas práticas que vimos aqui em Cuiabá e a fortalecer essa rede de cooperação entre institutos”, pontuou.
A aproximação entre os institutos contribui para fortalecer uma rede de cooperação entre gestores previdenciários, permitindo o compartilhamento de conhecimentos e soluções aplicadas à administração dos RPPS.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Mato Grosso3 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Rondonópolis3 dias atrásAlessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)











