Cultura

Seminário nacional discute fortalecimento e proteção de rodas de samba

Publicado em

Cultura

Pesquisadores, gestores públicos, lideranças culturais e representantes de rodas de samba de todo o Brasil reúnem-se para discutir os desafios e o papel dessas manifestações na vida cultural brasileira.

Com duração de três dias, 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba, no centro da cidade do Rio de Janeiro, é organizado pelo Ministério da Cultura e traz reflexões sobre temas como economia criativa, patrimônio cultural, memória, participação social, promoção de políticas públicas, ocupação dos espaços públicos e desenvolvimento territorial.

O ministro da Cultura interino, Márcio Tavares, defende que as rodas de samba têm uma grande rede de produção cultural e preservam as tradições afro-brasileiras.

“Mais do que apresentações musicais, elas são ambiente de convivência, de memória, de educação popular, formação artística, emprego e renda, fortalecimento das redes comunitárias. As rodas mantêm viva essa tradição cultural que tem mais de 100 anos e envolve comunidades inteiras na sua realização. Acho que a gente ampliar esses instrumentos de valorização, de salvaguarda e de financiamento é muito importante”.

A programação inclui, ainda, debates com nomes como Helena Theodoro, Tadeu Kaçula, Nei Lopes,  Nilcemar Nogueira e Zé Luiz do Império, entre outros.

A cerimônia de encerramento está prevista para acontecer no Clube Renascença, no bairro do Andaraí, zona norte da cidade, com uma mesa de debates seguida de feijoada e roda de samba em homenagem à histórica sambista carioca Tia Surica.

Para mais informações, acesse as redes sociais do Ministério da Cultura.

 

*Sob supervisão de Fábio Cardoso




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Brasília tem primeira edição da Virada Cultural neste fim de semana

Publicados

em

Pela primeira vez Brasília tem uma Virada Cultural. Inspirada no sucesso que o evento já tem em São Paulo, o Sesc-DF trouxe para a capital federal uma grande celebração da cultura, da arte e da diversidade, com 36 horas ininterruptas de programação gratuita. 
 
O evento começou na manhã deste sábado (15) e só vai terminar às oito da noite deste domingo. O Setor Comercial Sul virou o grande palco de arte e de cultura de Brasília neste fim de semana.
 
A programação reúne música, festas, arte urbana, humor, performances, economia criativa e diferentes manifestações culturais. São nove palcos espalhados pela região, além de atividades no Teatro Sesc Silvio Barbato.
 
Mais do que um grande festival, agora a capital federal também passa a escrever a própria história com uma Virada Cultural, valorizando a produção local e conectando a cena brasiliense a grandes nomes da cultura nacional.
 
A Virada tem a participação de festas e coletivos consagrados do Distrito Federal como Sarau Secreto, Play, Boogie, Balada em Tempos de Crise, Vapor, Crema, Balansoul, Makossa, Pequila, Baile da Cabra, Choro no Eixo, Samba da Passarinha, Buraco do Tatu e o Samba da Tia Zélia.
 
A ideia é que a população ocupe o centro da cidade com cultura, diversidade e participação popular.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA