Cuiabá
Prefeito Abilio recebe embaixador da Irlanda e apresenta potencial de Cuiabá para investimentos
Cuiabá
O prefeito Abilio Brunini recebeu, na manhã desta terça-feira (30), no Palácio Alencastro, a visita oficial do embaixador da Irlanda no Brasil, Martin Gallagher. O encontro teve como objetivo apresentar os potenciais econômicos, turísticos e institucionais de Cuiabá, fortalecendo o diálogo para futuras parcerias e oportunidades de investimento entre a capital mato-grossense e o país europeu.
Também participaram da reunião o chefe de Missão Adjunto da Embaixada da Irlanda no Brasil, Maurice Nolan; a assessora internacional da Unidade de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Bruna Moraes de Aquino; o tradutor Rafael Bonate; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Corrêa; e Juliano Manzeppi, futuro secretário do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília (Sermat). Após a agenda na Prefeitura, a comitiva seguiu para outros compromissos voltados ao comércio, turismo e desenvolvimento econômico no Estado.
Durante o encontro, o prefeito destacou que Cuiabá reúne características favoráveis para novos investimentos e reforçou o compromisso da gestão municipal em ampliar as relações internacionais.
“Cuiabá é uma excelente cidade para se fazer negócios. É uma cidade onde a economia é dinâmica e o dinheiro circula. Para quem deseja investir, este é um ambiente propício para discutir oportunidades. As portas da Prefeitura estarão sempre abertas para quem quiser construir parcerias conosco”, afirmou.
Abilio também ressaltou o interesse do município em promover intercâmbios nas áreas de educação, inovação, turismo e desenvolvimento econômico.
“Sabemos que a Irlanda é referência em educação e acreditamos que a troca de conhecimento pode gerar resultados importantes para Cuiabá. Também queremos ampliar as relações comerciais e mostrar nossas potencialidades, como o turismo de natureza, com a proximidade do Pantanal, do Cerrado e da Amazônia. Qualquer possibilidade de cooperação contará com nosso apoio”, disse.
O embaixador Martin Gallagher destacou que sua região de origem possui forte tradição no setor agropecuário, especialmente na produção de leite, e demonstrou interesse em conhecer melhor o potencial econômico de Mato Grosso.
“Sou de uma região da Irlanda formada por pequenas propriedades rurais, mas com uma produção muito significativa de gado leiteiro. É muito interessante conhecer uma região como Mato Grosso, que possui um agronegócio tão forte e relevante para o mundo”, afirmou.
Ao longo da reunião, as autoridades trocaram experiências sobre aspectos históricos, culturais e econômicos de seus países. O prefeito apresentou a história da formação de Cuiabá, desde a chegada dos bandeirantes em busca do ouro até a consolidação de Mato Grosso como uma das maiores potências do agronegócio mundial.
Também foram discutidos temas relacionados ao turismo, à arquitetura e ao urbanismo das cidades brasileiras e irlandesas. Arquiteto e urbanista, com especialização em mobilidade urbana, Abilio compartilhou experiências sobre o desenvolvimento urbano da capital mato-grossense.
Outro tema abordado foi o protagonismo feminino na política. O prefeito destacou os avanços registrados em Cuiabá, onde a Câmara Municipal é presidida por uma mulher e toda a Mesa Diretora é composta por vereadoras. Em contrapartida, a comitiva irlandesa ressaltou que a atual presidente da Irlanda também é uma mulher, reforçando a importância da participação feminina nos espaços de liderança e decisão.
A conversa também abordou manifestações culturais e esportivas dos dois países, incluindo o futebol gaélico, modalidade tradicional e de grande popularidade na Irlanda, além da valorização das identidades culturais locais como instrumento de aproximação entre as nações.
Ao final da visita, o prefeito reafirmou o interesse de Cuiabá em estreitar relações institucionais e comerciais com a Irlanda, fortalecendo a internacionalização da capital e criando oportunidades para investimentos, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento sustentável.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso18 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá18 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso18 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá18 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











