Sinop

Sinop sedia oficina regional do Projeto Saúde Redes para qualificar o cuidado à população

Publicado em

Sinop

Sinop recebe, nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), a oficina regional do Projeto Saúde Redes, iniciativa que reúne representantes dos 15 municípios da Região de Saúde Teles Pires para fortalecer a integração entre os serviços e qualificar o cuidado oferecido à população. O encontro ocorre na Faculdade Anhanguera e tem organização da Prefeitura de Sinop. O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários e Secretárias de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Hospital A.C. Camargo.

Participam da oficina representantes dos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Vera, Cláudia, Santa Carmem, União do Sul, Feliz Natal, Santa Rita do Trivelato e Boa Esperança do Norte. Durante os dois dias de programação, os participantes analisam os principais desafios da saúde pública regional e definem prioridades para a construção de estratégias conjuntas que fortaleçam a Rede de Atenção à Saúde.

A ativadora regional do Projeto Saúde Redes, Ana Rebeca Portela, explicou que a oficina representa mais uma etapa do trabalho desenvolvido na região desde o ano passado e marca o avanço do planejamento regional. “Estamos aqui para construir mais um encontro do Grupo de Trabalho Regional Saúde Redes. Esse projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários e Secretárias de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Hospital A.C. Camargo. Ele já acontece em várias regiões do Brasil e a região Teles Pires também foi contemplada. Desde o ano passado, desenvolvemos esse trabalho e agora avançamos para uma etapa importante, que consiste em identificar e priorizar os principais desafios da região”, explicou.

Segundo Ana Rebeca, a definição de prioridades permitirá direcionar as ações e fortalecer o planejamento regional para os próximos ciclos do projeto. “O planejamento em saúde exige que os problemas prioritários sejam identificados para que possamos direcionar melhor as ações, os serviços e os investimentos. Também conseguimos reconhecer as fragilidades e as potencialidades da região para construir soluções conjuntas. Durante esses dois dias, vamos definir qual será o principal foco de trabalho da região Teles Pires e estabelecer estratégias para enfrentar esse desafio. O projeto prevê três ciclos. Neste ano, realizamos o levantamento e a análise da situação de saúde, além da definição das prioridades. No próximo ano, iniciaremos a etapa de implementação das ações planejadas”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou que sediar a oficina reforça o compromisso de Sinop com a melhoria contínua dos serviços de saúde e fortalece o trabalho integrado entre os municípios da região. “Receber esta oficina em Sinop é uma oportunidade para unir esforços, compartilhar experiências e construir soluções para os desafios da saúde pública. Esse trabalho conjunto fortalece a rede regional e contribui para que a população receba um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e de qualidade”, afirmou.

A coordenadora de Doenças Crônicas da Atenção Primária da Prefeitura de Sinop, Thiara dos Santos, ressaltou a importância da participação dos municípios na construção de estratégias conjuntas para a melhoria da assistência. “É uma honra para Sinop receber os municípios da região para trabalhar esse projeto, o Saúde Redes, que busca essa integração de toda a estrutura dos serviços para atender melhor a população. Nestes dois dias teremos uma programação intensa de trabalho, com identificação dos problemas e construção de soluções de forma regional para oferecer um atendimento cada vez melhor à nossa população”, destacou.

A programação da oficina segue nesta terça-feira (7) no período da tarde e continua na quarta-feira (8), durante todo o dia, com atividades voltadas ao planejamento regional, à definição de prioridades e ao fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde nos municípios da região Teles Pires.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura promove Dia de Campo para apresentar novas possibilidades para o turismo rural de Sinop

Publicados

em

A Diretoria de Turismo realiza, amanhã, sábado, 17, o Dia de Campo “Sabores, Natureza e Experiências Rurais”, no Sítio Dois Amigos. Programado para acontecer das 08h às 12h, o evento reunirá guias, condutores, profissionais do trade turístico, entidades e parceiros para conhecer o potencial da propriedade e avaliar novas possibilidades para o turismo rural do município.

A ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Diretoria de Turismo, desde o início deste ano, junto ao proprietário, com orientações e consultorias voltadas à diversificação da atividade rural e à geração de novas oportunidades de renda por meio do turismo.

Durante a manhã, os participantes terão contato com experiências que podem integrar um futuro produto turístico, como café rural, cultivo de pimentas, pitayas, cacau e mirtilo, além do meliponário, produção rural e trilha interpretativa até o rio. Um dos destaques será a experiência “Colha suas Pimentas”, aproximando o visitante da produção e do cotidiano do campo.

Para a diretora de Turismo, Leidiane Viegas, a proposta é mostrar que a atividade turística pode agregar valor ao que já existe nas propriedades rurais. “O turismo pode ser uma forma de diversificar a atividade e agregar valor ao que já existe na propriedade. Nosso trabalho é apresentar possibilidades, orientar e construir junto com o empreendedor, respeitando a realidade e a capacidade de cada propriedade”.

O Dia de Campo também busca aproximar os proprietários rurais dos profissionais que atuam diretamente no turismo, contribuindo para avaliar a viabilidade de futuras experiências, roteiros e produtos comercializáveis.

“A busca por experiências autênticas, contato com a natureza, gastronomia e vivências no campo abre novas oportunidades para o turismo rural. Sinop tem muitas possibilidades e precisamos preparar nossos empreendedores para transformar esses potenciais em produtos turísticos e, para isso, temos importantes parceiros como o SEBRAE que atua, diretamente, na preparação do produto para o mercado, através da precificação e parceria com agências”, destaca a diretora e turismóloga da Prefeitura.

Tudo isso integra a agenda da Diretoria de Turismo para diversificar a oferta turística de Sinop, fortalecendo segmentos como turismo rural, de natureza, gastronômico e de experiência.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA