Várzea Grande
Unidades de Saúde de Várzea Grande promovem quinzena de conscientização e atendimento voltada aos homens
Várzea Grande
Amanhã, 15 de julho, é celebrado o Dia do Homem. Para marcar a data, as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande iniciam uma programação especial de conscientização voltada aos cuidados com a saúde masculina. As ações seguem até o dia 31 de julho e têm como objetivo ampliar o acesso dos homens aos serviços de atenção primária. Esse público representa cerca de 49% da população várzea-grandense, o equivalente a aproximadamente 147 mil pessoas.
Durante a quinzena, os homens poderão procurar as unidades para receber orientações, realizar consultas e atendimentos de enfermagem, como aferição da pressão arterial, verificação dos níveis de glicemia, atualização da carteira de vacinação e, quando necessário, encaminhamentos para consultas com especialistas e realização de exames.
Entre as ações programadas está a mobilização da equipe da UBS Ouro Verde “Celina Batista Dantas”, que levará atendimento diretamente aos trabalhadores de duas empresas. No dia 17, às 9h, a equipe estará na Marcenaria Monteiro e, às 13h, na fábrica de refrigerantes Marajá, realizando atendimentos in loco.
Conforme explica a responsável pelo Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, Roseli Alves de Oliveira, a iniciativa busca facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde. Além da aferição da pressão arterial, testes de glicemia e atualização vacinal, serão realizados testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV.
“Sempre realizamos ações nesta data com o intuito de despertar os homens para o cuidado com a própria saúde, inclusive a saúde mental. Até pouco tempo atrás, essa mobilização ocorria apenas durante o Novembro Azul. Agora, contamos com duas datas importantes para reforçar a conscientização sobre a saúde do homem”, destacou.
Outras unidades também prepararam programações especiais. Na UBS Vila Arthur, no dia 15, será oferecido um café da manhã, além de ações do grupo de combate ao tabagismo, avaliação médica e verificação dos sinais vitais, das 7h30 às 10h30.
Na UBS Nossa Senhora da Guia, no dia 17, às 9h, as equipes estarão na Auto Elétrica do Baixinho promovendo roda de conversa, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre saúde.
Também no dia 15, a UBS Passagem da Conceição realizará atendimento especial ao público masculino a partir das 14h.
Na UBS São Mateus, no dia 17, às 8h, será realizada uma palestra com orientações sobre prevenção, qualidade de vida e cuidados com a saúde do homem.
Já a UBS Santa Isabel promoverá, também no dia 17, das 7h às 17h, um dia especial de atendimento, com roda de conversa, palestra educativa, aferição de pressão arterial, verificação dos sinais vitais, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atividades do Programa de Controle do Tabagismo.
A superintendente de Atenção Primária, Nathalya Rondon, explica que cada UBS teve autonomia para organizar sua programação conforme as características da população atendida.
“Quem está na ponta conhece a realidade da comunidade como ninguém. Os agentes comunitários de saúde vivenciam diariamente essa rotina e sabem quais são as principais necessidades. Por isso, algumas unidades levarão atendimento às empresas, enquanto outras reforçam o convite para que os homens procurem as UBSs durante esta quinzena para consultas, vacinação ou mesmo uma simples aferição da pressão arterial. São cuidados básicos que podem identificar precocemente problemas de saúde e, muitas vezes, salvar vidas.”
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que, embora os homens representem mais de 147 mil habitantes do Município, ainda são os que menos procuram os serviços de atenção básica para prevenção.
“A prevenção começa com atitudes simples, como manter a vacinação em dia e aferir regularmente a pressão arterial. Muitos homens participam de mutirões pela primeira vez e descobrem, durante uma avaliação de rotina, doenças crônicas como hipertensão e problemas cardíacos. A partir daí, passam a fazer o acompanhamento necessário. Esta data é uma oportunidade para reforçarmos a importância do autocuidado e chamar a atenção para a saúde física e mental da população masculina.”
O Dia do Homem
No Brasil, o Dia do Homem é celebrado em 15 de julho. A data foi criada em 1992 pela Ordem Nacional dos Escritores com o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Internacionalmente, o Dia Internacional do Homem é comemorado em 19 de novembro.
Galeria de Fotos (6 fotos)
Várzea Grande
Recesso escolar é aproveitado para intensificar manutenção e limpeza nas escolas municipais de Várzea Grande
Enquanto os estudantes aproveitam o período de recesso escolar, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), intensificou os trabalhos de manutenção preventiva e limpeza nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal.
As equipes do Setor de Obras da SMECEL estão percorrendo as unidades escolares para realizar uma série de serviços, como limpeza geral, pequenos reparos, manutenção predial, revisão das instalações e adequações necessárias para que alunos, professores e demais servidores encontrem ambientes mais seguros, organizados e acolhedores no retorno às aulas, marcado para a próxima segunda-feira (20).
Nesta terça-feira (14), uma das unidades contempladas foi a EMEB Júlio Domingos de Campos Corrêa, localizada no bairro São Mateus, onde as equipes executaram serviços de limpeza e manutenção como parte do cronograma elaborado pela Secretaria.
Segundo a assessora do Setor de Obras da SMECEL, Eliestt Rodrigues de Souza, os trabalhos foram planejados para aproveitar o período em que as escolas estão sem atividades letivas, permitindo que as intervenções ocorram com mais agilidade e segurança.
“Estamos executando um cronograma que contempla todas as unidades da rede municipal que necessitam de manutenção e limpeza. O objetivo é aproveitar o recesso escolar para realizar os serviços sem interferir na rotina das escolas, garantindo que tudo esteja preparado para receber nossos estudantes e profissionais no início do segundo semestre.”
As ações incluem a limpeza de pátios, salas de aula, áreas externas e espaços de convivência, além de reparos hidráulicos e elétricos, manutenção de portas, janelas e telhados, pintura em pontos específicos e outros serviços de conservação predial, conforme as necessidades identificadas em cada unidade.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que o período de recesso é estratégico para a realização de melhorias que garantam mais qualidade ao ambiente escolar.
“Aproveitamos esse intervalo das atividades escolares para intensificar os serviços de manutenção em nossas escolas e CMEIs. Nosso compromisso é oferecer espaços cada vez mais seguros, limpos e adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Esse cuidado faz parte do trabalho permanente da gestão da prefeita Flávia Moretti com a valorização da educação e o bem-estar dos nossos estudantes e servidores.”
A Secretaria informa que todas as unidades da rede municipal que necessitam de manutenção preventiva e limpeza passarão pelos serviços até o encerramento do recesso escolar. O cronograma foi elaborado para atender às demandas identificadas pelas equipes técnicas, assegurando que as escolas estejam preparadas para receber a comunidade escolar no início do segundo semestre letivo.
Além de contribuir para a conservação do patrimônio público, as ações reforçam o compromisso da administração municipal com a qualidade da infraestrutura escolar, proporcionando ambientes mais confortáveis, organizados e seguros para o processo de ensino e aprendizagem.
Galeria de Fotos (9 fotos)
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
-
Cultura5 dias atrásEm Teresina, Cidade Junina começa nesta sexta com programação variada
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Mato Grosso5 dias atrásPaniago Imobiliária amplia atuação no mercado imobiliário de Cuiabá com foco em consultoria, segurança e investimento
-
Várzea Grande5 dias atrásOperação Céu Azul apreende linha chilena com menores e reforça alerta sobre riscos do material cortante
-
Esportes5 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Cuiabá5 dias atrásCuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop registra 197 alvarás e mais de 39 mil m² construídos em maio
-
Mato Grosso5 dias atrásSaúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais













